TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de segurança no trabalho

Trabalho acadêmico: Conceito de segurança no trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

Atps segurança do trabalho exemplo 3

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas

Profª Tuffi Messias Saliba

Disciplina: Saúde e Segurança do Trabalho

Aparecida de Andrade Santos RA: 4928927600

Nádia Pereira de Santana RA: 4925916342

Simone Vaz de Holanda RA: 3899673470

Zionora dos Santos Pereira RA: 1299913797

TAGUATINGA/DF

2013

SUMÁRIO

Introdução .......................................................................................................................03

Conceito de Segurança no Trabalho ...............................................................................04

Elementos Relativos a Segurança no Trabalho ..............................................................04

Acidente de Trabalho ......................................................................................................08

Segurança ........................................................................................................................10

Aspectos de Higiene Ocupacional e Equipamentos de Segurança .................................13

Considerações Finais ......................................................................................................15

Referências Bibliográficas ..............................................................................................16

Introdução.

Sabe-se hoje, que Saúde e Segurança são imprescindíveis quando o propósito é manter um

ambiente de trabalho saudável e produtivo. Tais questões estão diretamente ligadas à valorização do elemento humano como primordial para o sucessode qualquer organização.

Em um mundo em que, a cada dia, são crescentes as descobertas e inovações tecnológicas, a disseminação de informações sobre a prevenção de acidentes e doenças do trabalho se torna decisiva para que a qualidade de vida no ambiente de trabalho seja valorizada.

O trabalho educativo dentro das empresas é de extrema importância, uma vez que permite que haja cada vez mais trabalhadores e empresários conscientes da importância da Saúde e Segurança do Trabalho.

Considerando sua grande responsabilidade social, é indispensável que a indústria e os órgãos institucionais brasileiros se preocupem com a promoção de iniciativas que possibilitem a redução de problemas tão graves.

“A universidade deve ser, também, uma escola da comunidade, uma vez que tem por dever

atender as necessidades da comunidade em que se localiza. Assim, a universidade, em seus estudos, deve partir do particular (problemas concretos da comunidade), dirigir-se ao universal (estudos dos mesmos problemas em outras partes e outros países em caráter geral) e voltar ao particular (visando resolver ou atenuar as dificuldades da comunidade” (Dorlei, 1996).

A universidade - reagindo as críticas que o "academiscismo tem favorecido o crescimento de pesquisas desligadas da realidade do cotidiano, desconhecendo assim os problemas ligados à produção e ao mercado - preocupa-se não só em capacitar mão de obra especializada, mas também em participar da qualificação de pesquisadores que efetivamente possam gerar e garantir meios de adquirir condições para o pleno desenvolvimento científico e tecnológico" (Oliveira, Schimidt e Silva, 1998).

Diante de talrealidade, e observando a carência e o interesse das empresas da região no que diz respeito a melhoria das condições de higiene e segurança no trabalho, há a necessidade de se criar uma parceria entre universidade-empresa para o desenvolvimento de ações conjuntas que visam melhorias para o setor produtivo, bem como um estímulo maior as atividades em empresas de estudantes de graduação, adquirindo assim mais vivência e experiência no mercado de trabalho.

Para tentar supri tais necessidades foi desenvolvido o presente projeto de extensão, que está

inserido dentro da nova filosofia da UFPB/CCT/DEM e conta com o total apoio do IEL/PB, para o desenvolvimento de suas atividades.

Conceito de Segurança no Trabalho

É a ciência que através de metodologia e técnicas apropriadas, estuda as possíveis causas de acidente do trabalho, objetivando a prevenção de suas ocorrências. Visar tratar aqueles que ocorrem sem lesão ou danos visíveis até os fatais, os acidentes no trabalho se tornou objetivo de estudo SST. Objetivo A saúde e segurança do trabalho aplicada na empresa irão preservar a integridade física e mental dos nossos funcionários e também o patrimônio da empresa, ele cria e consolida a mentalidade prevencionista coletiva através de conscientização, educação, orientação, treinamento e fiscalização das atividades e dos locais de trabalho. Além de tudo a busca de condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho. Significa proteger e preservar a vida e, principalmente, é mais uma forma de se construir qualidade de vida. Qualidade de Vida É a busca pelo equilíbrio psíquico, físico e social, respeitando as necessidades elimitações dos trabalhadores, objetivando um crescimento pessoal e profissional sem traumas.

Elementos Relativos a Segurança no Trabalho

Com a criação do restaurante Frutos do Mar e Sabores, os sócios contrataram uma empresa de RH para alencar medidas para se evitar algum tipo de acidente de trabalho, em seu novo empreendimento, pensando nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com