TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e características de treinamento, desenvolvimento e educação

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  2.389 Visualizações

Página 1 de 5

  1. Conceito e características de treinamento, desenvolvimento e educação.

Treinamento: são métodos “educativos” de curta e média duração com o objetivo de avaliaras necessidades dos funcionários e planejara melhoria do desempenho deles no trabalho, de modo que facilite o aprendizado dos mesmosem função de seus cargos. Geralmente o treinamentose utiliza de programação de atividades, textos, exercícios, provas, referências e outros recursos.

Desenvolvimento: são experiências e oportunidades de aprendizagem oferecidas aos funcionários por parte das empresas que apoiam o crescimento pessoal do empregado, porém, sem utilizar estratégias para direcioná-lo a um caminho profissional específico. O desenvolvimento é composto por ferramentas de apoio e estímulo a programas de autodesenvolvimento como os de qualidade de vida e gestão de carreira.

Educação: é o processo de ensinar e aprender, responsável pelo desenvolvimento social e cultural das gerações e pela convivência e ajustamento de um indivíduo na sociedade por meio de programas educacionais de média e longa duração com o objetivo de formar e qualificar o profissional continuamente. Geralmente é feita por meio de cursos técnicos, graduação, pós-graduação mestrado e doutorado.

  1. Relação de Treinamento e desenvolvimento com educação nas organizações atuais e importância destes para a estratégia organizacional.

Atualmente, a competitividade de mercado está muito elevada, assim, as empresas passaram a ser mais estratégicas e agora focam em preparar e melhorar as capacidades de seus funcionários. Este processo de capacitação profissional visa transformar seus funcionários em pessoas mais criativas, com idéias inovadoras, se diferenciando e destacando dos concorrentes.

A medida em que os empregados vão aprimorando suas habilidades, adquirindo novos conhecimentos e criando uma visão mais holística da organização, a mesma se torna um diferencial no mercado.

O Treinamento utiliza da Educação para fazer com que o indivíduo se encaixe na cultura da organização, entendendo sua missão, visão e valores. Juntos, Treinamento e Educação conduzem o funcionário a um processo de adaptação sociocultural nas empresas.

  1. Transição da abordagem tradicional de treinamento para a abordagem atual. O que difere as abordagens?

A transição ocorreu no momento em que as empresas sentiram a necessidade de ampliar sua visão, abandonando o método de visão fechada, para dentro da empresa.

O treinamento era baseado no Taylorismo, ou seja, as empresas tinham o objetivo de treinar o funcionário apenas de forma técnica. Antigamente pensava-se queapenas estes fatores eram capazes para garantir lucro às empresas.Os programas tinham como objetivo principal desenvolver habilidades específicas, dando ênfase nas necessidades individuais, atuando no nível tático e sem interação com as metasestratégicas da empresa.

Hoje o Treinamento busca ensinar o processo aos funcionários, dando entendimento de início, meio e fim ao que ele está fazendo, ou seja, as empresas querem que o funcionário saiba o que está fazendo e porque está fazendo.

Antigamente as empresas realizavam treinamentos de acordo com as necessidades que iam surgindo, de forma que solucionasse os problemas a medida que apareciam. Agora as empresas se vinculam às estratégias organizacionais, trabalhando de forma preventiva, evitando que surjam novos problemas.

Dessa forma, o treinamento passou de um mero ensinamento técnico para uma forma educacional inovadora e disseminadora de conhecimentos, tirando o foco de uma atividade específica e trazendo visão holística dos processos da empresa.

  1. Conceito de educação corporativa e suas características.

Educação Corporativa é uma maneira desenvolvida pela Gestão de Pessoas e Gestão do Conhecimento para orientar, de forma estratégica, os funcionários (alongo prazo) de uma empresa. A Educação Corporativa vai além do treinamento empresarial e da qualificação de mão-de-obra, ela procuravincular as competências individuais dos funcionários com as características da empresa. Assim, a Educação Corporativa está relacionada ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos, bens e/ou serviços. A Educação Corporativa procura transformar a empresa em uma organização voltada ao aprendizado, naqual o conhecimento é tratado como vantagem competitiva.

A Educação Corporativa atua de forma pró-ativa, voltando suas ações para o ambiente de negócio de cadaorganização e atuam no desenvolvimento de competências essenciais, é inovadora nos métodos de ensinamento e tem como premissa a disseminação do conhecimento em qualquer momento, em qualquer lugar.

  1. Conceito de aprendizagem organizacional e organizações de aprendizagem e sua relação com a área de T&D.

A aprendizagem organizacional é entendida como o alcance de novos conhecimentos, de maneira direta ou indireta nas empresas, formada através da junção de conhecimentos formais ou informais permitindo a criação de gestão e desenvolvimento conforme a realidade da organização.  A aprendizagem é obtida através de experiências do profissional, aprendizagem cultural, aprendizagem com o líder, na pratica das atividades, no compartilhamento de informações, benchmarking.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com