TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios da teoria cognitiva de Vygotsky e sua contribuição para o processo de ensino e educação, o conceito de zona de desenvolvimento proximal

Artigo: Princípios da teoria cognitiva de Vygotsky e sua contribuição para o processo de ensino e educação, o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  1.822 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Entre os educadores, muito se discute sobre a importância de se adotar uma entre várias teorias do desenvolvimento de aprendizagem para se trabalhar com os alunos, entre elas estão as mais usadas e estudadas: a teoria de Jean Piaget e a de Lev Vygotsky, que apesar de distintas, é possível encontrar alguns pontos em comum e um deles é que ambos acreditavam que a pessoa é um ser ativo, atento e atuante sobre seu meio e que a aprendizagem se da pela interação com o meio.

O texto a seguir abordará os princípios da teoria cognitiva de Vygotsky e sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem, o conceito de zona de desenvolvimento proximal, a importância do educador em sua atuação e como esse conceito auxilia os educadores nas suas práticas pedagógicas.

Os princípios da teoria de Vygotsky:

A teoria desenvolvida por Lev Vygotsky é a teoria socio-cultural do desenvolvimento cognitivo. A sua teoria é baseada na teoria marxista do materialismo, em outras palavras, as mudanças históricas na sociedade e a vida material produzem mudanças na natureza Humana. Vygotsky abordou o desenvolvimento cognitivo por um processo de orientação.

Com base na interação social com outras pessoas, Vygotsky acreditava que a aprendizagem se desenvolvia na criança através de jogos, brincadeiras e da instrução ou do trabalho entre um aluno e um aluno mais experiente. Esse processo é denominado de mediação, ou seja, a ligação das estruturas, uma social e uma construída por meio de instrumentos ou sinais pelo individuo.

Por exemplo, quando um aluno encontra dificuldades em desenvolver determinada atividade na sala de aula para ajuda-lo é interessante que ele se junte a outro aluno ou alunos que tenham mais facilidade, para que possam auxilia-lo no desenvolvimento de sua atividade, mediada pelo professor.

Para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo acontecia dependendo mais das interações com as pessoas e com os instrumentos do mundo da criança, sendo esses instrumentos reais ou símbolos como a linguagem ou signos. Conforme os signos culturais vão sendo internalizados pelo sujeito é então que o ser humano adquire a capacidade de uma ordem de pensamento mais elevada.

Como acontece a mediação da aprendizagem para Vygotsky e qual a relação entre desenvolvimento e aprendizagem para Vygotsky?

As crianças não aprendem através da exploração solitária do mundo, mas sim se apropriando ou "tomando para si" os modos de agir oferecidos por sua cultura.

Portanto, são de suma importância os estímulos que se encontram no ambiente assim como a importância desse ambiente estar cercado por pessoas que exercerão o papel de mediadoras no processo de ensino-aprendizagem.

Esse processo em que consiste na presença de um mediador durante o ensino-aprendizagem é denominado de “zona de desenvolvimento proximal” (ZDP).

A zona de desenvolvimento proximal diz respeito ao espaço/período em que a aprendizagem ocorre com base em dois níveis de desenvolvimento que são: o real e o potencial, ou seja, o intervalo entre a resolução de problemas assistida individualmente.

O mentor ou mediador “orienta” a aprendizagem e o aprendiz desenvolve novos conhecimentos utilizando tarefa de aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com