TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e níveis de planejamento

Artigo: Conceito e níveis de planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Artigo  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

As empresas não agem na base da pura improvisação, e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é cuidadosamente planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível. E da primeira vez e sem erro, o planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se, pois, de um modelo teórico para ação futura.

No fundo, o planejamento lida com o futuro, começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforços e custo. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto ,quando ,como e em qual seqüência.

O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos; há três níveis distintos de planejamento.

O planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda empresa por longos períodos de tempo. Éo planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível institucional.

O planejamento estratégico apresenta as seguintes características: é projetado no longo prazo,esta voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa,envolve a empresa como um todo.

O planejamento estratégico exige sete etapas: determinação dos objetivos, análise ambiental externa, análise organizacional interna, formulação de alternativas, elaboração do planejamento, implementação e execução, avaliação dos resultados. O balanced scorecard (BSC) pode ajudar muito na gestão estratégica pelo fato de reunir as perspectivas envolvidas: financeira, docliente, dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas.

PLANEJAMENTO TÁTICO

Os planejamentos táticos focalizam-se em otimizar determinada área da empresa e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas pelo planejamento estratégico. O planejamento tático é desenvolvido em níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos previamente fixados no plano estratégico. Difere basicamente do planejamento estratégico por compreender prazos mais curtos, ter uma menor abrangência, apresentar riscos menores e, portanto, ser mais flexível e passível de reversão.

As principais características do planejamento tático: é projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamentos e esta relacionado com o controle e integração das operações atuais da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com