TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos gerais sobre planejamento

Trabalho acadêmico: Conceitos gerais sobre planejamento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.317 Palavras (14 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 14

Etapa 1

CONCEITOS GERAIS SOBRE PLANEJAMENTO

As empresas não agem na base da pura improvisação, e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é cuidadosamente planejado para que possa ser feito de maneira possível. E da primeira vez e sem erro. O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcança-los da melhor maneira possível. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura.

No fundo, o planejamento lida como futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los com o mínimo de esforço e custo. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequencia.

O fato de lidar com o futuro não faz do planejamento um exercício de futurologia. Não se trata de adivinhar o futuro, mas de reconhecer que, como as ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunções sobre o futuro, essas antecipações e presunções devem ser feitas explicitamente e não subjetivamente para afastar qualquer sombra de duvida. Trata-se de combater a mentalidade simplista de solução de problemas conforme vão surgindo nas organizações, tornando-as mais reativas às ocorrências do que proativa em relação provável aos eventos em um mundo repleto de mudanças cada vez mais rápidas é intempestiva. O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros – uma total inversão do que era feito antigamente nas empresas. (CHIAVENATO,IDALBERTO. 2010, p.138).

Há três tipos de planejamento sendo eles:

1º Planejamento estratégico: ele é elaborado por os donos e diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo, o planejamento estratégico define onde se pretende chegar, e o que se deve ser feito para eles conseguir. Sendo assim conseguem diminuir a incertezas sobre determinada coisa perante o futuro.

O planejamento estratégico apresenta três características principais:

1- É projetado à longo prazo,

2- E voltado para as relações entre empresas e seu ambiente de tarefa,

3- Envolve a empresa como um todo.

O planejamento estratégico envolve seis etapas principais:

a) a determinação dos objetivos empresariais,

b) a análise ambiental,

c) a análise interna da organização e seus recursos,

d) a geração, a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas,

e) a implementação da estratégia escolhida por meio dos planos táticos e operacionais,

f) o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados.

2º Planejamento Tático: ele é elaborado por gerentes (nível médio), que tomam decisões de médio prazo, o planejamento tático cria hipóteses a respeito da realidade atual e futura, tendo que ter uma boa comunicação dentro da empresa para ser possível criar o planejamento tático.

O planejamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações.

As principais características do planejamento tático são:

a) o planejamento é um processo permanente e contínuo,

b) o planejamento é sempre voltado para o futuro,

c) o planejamento se preocupa com a racionalidade de decisão,

d) o planejamento seleciona entre varias alternativas disponível em um determinado curso de ação,

e) o planejamento é sistêmico,

f) o planejamento é interativo,

g) o planejamento é uma técnica de alocação de recursos,

h) o planejamento é uma técnica cíclica,

i) o planejamento é uma função administrativa que interage com os demais,

j) o planejamento é uma técnica de coordenação,

k) o planejamento é uma técnica de mudança e de inovação.

Os planos táticos geralmente se referem a: planos de produção, planos financeiros, planos de marketing, planos de recursos humanos.

3º Planejamento Operacional: ele diz: “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada usadas no dia-a-dia, estão, submetidos a um processo de sistema fechado, voltados a curtos prazos.

O planejamento no nível operacional é chamado de planejamento operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. É montado na base de processos programáveis e com técnicas computacionais. Preocupa-se basicamente com o que fazer, e como fazer, e está voltado para a otimização e maximização dos resultados.

Pesquisa comparativa:

Para LACOMBE; HEILBORN (2003) o Planejamento pode ser considerada como a primeira função do administrador. Por meio do planejamento o administrador pensa antecipadamente o que deseja alcançar e determina os meios e recursos necessários para concretizar esse desejo.

Na definição de Lacombe e Heilborn (2003, p. 49): Planejar envolve coletar informações e diagnosticar a situação; estabelecer objetivos e metas; formular políticas e procedimentos para orientar as decisões; elaborar e implantar planos, programas e projetos para alcançar as metas e montar seus cronogramas para acompanhar a execução. Manter o diagnóstico atualizado. Ainda, “Planejamento é a determinação da direção a ser seguido para se alcançar um resultado desejado. É a determinação consciente de cursos de ação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com