TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos e Nomenclaturas na Prática do Marketing

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos e nomenclaturas na Prática do Marketing

Atividade da Aula 1

1. Para a realização da atividade do Marketing, é necessária a presença de componentes básicos, como: necessidade, cliente, produto/serviço. Explique com suas palavras cada um desses componentes. (0.2)

R: Necessidade pode estar relacionada a uma carência, a algo que é necessário (essencial), aquilo que tem utilidade, que é conveniente para não correr o risco de esgotar o desejo daquilo que parecia necessário e, no entanto era algo ilusionista, ou seja, é neste momento que devemos saber diferenciar os tipos de necessidades, a inata que são necessidades de natureza físicas e biológicas e a adquirida que são necessidades derivadas do ambiente cultural ou social que depende do meio em que vive. Em uma empresa é preciso muito cuidado quanto à necessidade de seus clientes, porque uma mesma empresa em regiões diferentes ela pode sofrer alterações em seus produtos oferecidos para atender as necessidades de seus clientes.

Cliente é todo aquele que decide a compra de um determinado bem ou serviço e não quem paga a conta, que pode ser o mesmo, mas devemos ressaltar que a decisão do que comprar ou o quanto comprar é mais importante do que pagar, o pagamento é somente a conclusão da compra.

Produto/Serviço entendo que esta bem relacionada aos dois itens anteriores, onde a necessidade do cliente faz com que uma organização se adéque para atender da melhor forma possível os seus clientes com produtos e serviços a altura de suas necessidades, ou seja, o produto ou serviço é o primeiro elemento a se oferecer ao cliente e o que adianta ter produtos que não atenda a necessidade de seus clientes, então é necessário ter uma pesquisa de mercado para saber as necessidades do cliente ou região.

2. Sobre Ambiente de mercado, responda:

a) Em sua opinião, qual a importância para o profissional de marketing estudar o ambiente de mercado? (0.25)

R: A importância deste profissional em estudar o ambiente de mercado é porque é ele o responsável em identificar qualquer mudança no ambiente da empresa/mercado monitorando todas as tendências e pesquisando as oportunidades.

b) Como é composto o ambiente de marketing? Explique cada um deles. (0.3)

R: O ambiente de marketing é composto de um microambiente e um macroambiente.

Microambiente consiste em forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes – a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e o público.

Macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente – forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

3. Explique o que o Composto do Marketing ou Marketing Mix. Este composto é dividido em 4 seções frequentemente chamadas dos "quatro P's". Quais são os 4P’S? (0.3)

R: O composto do Marketing ou Marketing Mix é formado por um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com