TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condomínios Industriais X Consórcios Modulares

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.174 Palavras (13 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 13

                               

Tema: Condomínios Industriais x Consórcios Modulares

Trabalho Apresentado para Obtenção parcial da média do 1º semestre da disciplina Logística e Administração de Serviços do curso de Administração da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André.

1 Introdução

Com relação à criação dos condomínios industriais ou logísticos foi planejar galpões com características conforme cada necessidade de diferentes empresas, aproximando o fornecedor da mesma e gerando uma economia a respeito das mercadorias e suas administrações.

Em nosso trabalho iremos também abordas os tipos de classificação dos condomínios logísticos, que são eles: Monousuário, Flex, Armazéns, Cross-docking, Misto e Industrial “Plug & Play”.

Os consórcios modulares consistem em uma aliança entre duas ou mais empresas com o intuito de produzir e montar componentes para um determinado produto final. Os fornecedores da montadora operam no mesmo espaço e toda montagem é feita pelos fornecedores ou “parceiros”.

Na cadeia de suprimentos dos consórcios modulares a integração dos processos-chave de negócios do consumidor final até o fornecedor original (matéria-prima), busca disponibilizar produtos, serviços e informações que adicionam valor aos clientes e aos stakeholders (parte interessada).

Com base nos dois temas veremos suas vantagens e desvantagens, como auxiliam e qual o custo beneficio cada um deles traz para a organização, isso através de estudos de caso com empresas reais e como elas atuam utilizando esses arranjos.


  1. Condomínios Industrial ou Logístico

O condomínio Industrial ou Logístico é o conjunto de diversos galpões com flexibilidade de modularização de espaços situados em um único terreno. Foi desenvolvido para proporcionar ganhos de escala para operadores logísticos, transportadoras, industrias e varejistas, atendendo às necessidades de armazenagem e distribuição. Tem como objetivo oferecer uma infraestrutura de serviços compartilhados, integração logística, redução de custos nos estoques, instalações e processos.

Esse tipo de condomínio surge como uma alternativa saudável tanto para os operadores logísticos quanto para as empresas de transportes. Oferecem uma infraestrutura de suporte, redução de custos, maior segurança, entre outros benefícios, que são compartilhados pelas diversas empresas neles instaladas

O aluguel de galpões logísticos tem se mostrado uma opção cada vez mais competitiva para empresas que necessitam de estrutura logística. Ao tempo em que a compra ou construção de um galpão próprio pode significar uma imobilização de capital que nem todas as empresas têm condição de assumir, o aluguel de galpões é uma opção econômica mais acessível.

É verificável que, dentro do condomínio industrial, a matriz fabril divide os custos com os fornecedores. A utilização de recursos como refeitórios, áreas culturas, sistema de segurança e outros. Alguns modelos compartilham, até mesmo, o sistema de recursos humanos.

É possível visualizar os fornecedores ao redor da planta da matriz fabril. Dessa forma, o custo de transporte e distribuição é reduzido, porque o percurso não será extenso. Este tipo de configuração para produção deixa a gestão de estoque em responsabilidade do fornecedor, não sendo necessário à empresa montadora a manutenção de estoques e armazéns.


A vantagem do condomínio industrial é a proximidade dos fornecedores à empresa, fazendo com que o sistema de entrega de mercadoria seja de acordo com o planejamento de produção. Desta forma, é possível ter uma redução de custo considerável em relação à administração de materiais das empresas.

  1. Tipos e Classificação dos Condomínios Logísticos

1.2.1 Monousuário: são os galpões individuais para atender um único cliente especulativo ou “built-to-suit”. A construção deste galpão atenderá apenas às necessidades e às especificações do cliente que solicitou, tornando a locação deste imóvel inviável para outros inquilinos.

[pic 1]

1.2.2 Flex: são galpões modulares que atendem às diversas atividades e demandas de tamanho e podem ser utilizados individualmente ou agrupados. Geralmente atende os clientes especulativos

[pic 2]

1.2.3 Armazéns: são galpões modulados projetados especialmente para armazenagens, podendo receber estruturas como: portas pallets, cantilever6, entre outros. Este tipo de módulo é indicado para operadores logísticos, atacadistas, etc.

[pic 3]

1.2.4 Cross-docking: galpões projetados apenas para movimentação de cargas, pois as mercadorias chegam (just-in-time)7 na medida em que o cliente já as solicitou e são imediatamente processadas e encaminhadas para outro veículo, eliminando assim, a necessidade de armazenamento das mercadorias. Indicado para as transportadoras.

[pic 4]

1.2.5 Misto: este tipo de galpão pode ser utilizado com propósitos diversos, recomendado para centro de distribuição de grandes redes de varejo.        

        [pic 5]

1.2.6 Industrial “Plug & Play”: eles foram projetados para a implantação industrial, podendo ser customizado; podem atender aos diversos tipos de indústria, inclusive o de manufatura

[pic 6]

  1.  Vantagens dos Condomínios de Galpões:

1.3.1 Para os inquilinos:

  • Rateio de custo com manutenção, limpeza e jardinagem das áreas comuns, bem como a segurança e controle de acesso, normalmente proporcional ao tamanho do galpão locado dentro do empreendimento;
  • Possibilidade de utilização das áreas de apoio que geralmente existe em um condomínio, como ambulatório, restaurante, auditório, sala de reunião, sala de treinamento, cafeteria, estacionamento, etc…;
  • Geralmente a implantação de um condomínio tende a valorizar a área onde ele se instala na região, o que proporciona aos inquilinos uma localização privilegiada e visibilidade, uma vez que rapidamente o local se torna uma referência;
  • Flexibilidade de expansão da operação dos inquilinos no mesmo local;
  • O condomínio geralmente conta com uma administração profissional.

1.3.2 Para investidores e incorporadoras:

  • Devido a flexibilidade das construções, a empresa que opta pela construção de um condomínio logístico não está engessada, pode locar um único módulo ou o condomínio todo.
  • Forte demanda por parte das empresas;
  • O tempo de construção de um condomínio é bem inferior ao de se construir um prédio comercial, possibilitando que o investidor aproveite o momento atual do mercado.

  1.  Desvantagem do Condomínio de Galpões:

A principal desvantagem da participação de um regime de condomínio está na cultura individualista das empresas, que podem não se adaptar às regras do grupo, impostas na convenção do condomínio e podem enxergar a convivência entre os empregados das várias empresas como prejudicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (878.4 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com