TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construindo o Conceito de Classe Social

Por:   •  12/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

Construindo o conceito de classe social

Estratificações: campo genérico, para exemplificar de forma mais complexa as divisões, com idéia ligada a modalidade social.

Há três tipos de estratificações sociais:

  1. Econômica: de acordo com acesso aos bens; situações de mercado;
  2. Política: hierarquia, representações políticas;
  3. Profissional: categoria nas quais atribuímos aos cargos mais bem sucedidos ou menos sucedidos;

Tipos de mobilidade social:

  1. Vertical Ascendente: migra p/ um grupo e é o foco principal, o dominador, o chefe (promoção).
  2. Vertical Descendente: migra p/ um grupo e é dominado, subordinado, o contrário do acima.
  3. Inter geracional: analisa as classes, observando, as gerações com o passar dos anos.

Construção historicamente

Definição: grupos e locais que tem sua origem construída de forma histórica, advinda dela também as relações de subordinação, ou seja, distribuídas hierarquicamente.

Relações Sociais

Princípios: diferentes posições sociais (uma classe só existe com relação a outra. Só existe pobre e rico, porque o rico explora o pobre).

Grupos sociais se relacionam com grupos sociais.

Estrutura Social

Dificilmente modificada, está inteiramente ligada à classes sociais. Não dá para mudar somente com os indivíduos.

Texto de Thompson

O movimento social seria o interesse mútuo no objetivo.

As classes se diferenciam pelo poder aquisitivo (dinheiro).

Classe social é uma maneira de classificar as mesmas pautando nas relações concretas, descrevendo fatos reais, que comprovam ainda mais as hierarquias, existindo assim, ‘’uma classe sobre a outra’’ (dominação e subordinação).

Campo simbólico: médico e enfermeiro, graduando e não graduando.

O conceito de classe, é portanto, um modo de classificação que percebe distâncias sociais reais e é capaz de traduzi-las em relações de subordinação/dominação.

Thompson considera mais o sujeito do que a estrutura, percebendo as classes a partir da experiência (herdada ou partilhada).

As experiências herdadas surgem antes de você nascer: time de futebol, filho de trabalhador tende a ser trabalhador. Experiências partilhadas são coisas e valores que a gente contribui coletivamente, é a maneira como a gente metaboliza no mundo.

Perspectiva Marxista

Marx estuda a sociedade capitalista, classes a partir do modo de produção, ou seja, o detentor do meio de produção é de uma classe, e o não detentor é de outra classe. (Este no caso é uma análise econômica das classes sociais). Para Marx, a sociedade é movida nas lutas de classes, ou seja, dominados querendo dominar, e dominadores querendo manter seu status, sendo até de modo político.

Ideologia de classes: conjunto de crenças, culturas, de tal forma que traz mais próxima à sua realidade. Obs: empregados podem comprar UNO, PALIO, GOL, mas está fora de seu orçamento comprar CAMARO, FERRARI, CRUZE.

Weber estuda sociedade capitalista, mas tratando de uma maneira diferente do Marx, como se fosse uma sociedade ‘’perfeita’’, um tipo ‘’ideal’’, ‘’desejável’’, mas que não é algo que seja real, apenas ideal de como deve ser, mas não como é ou está atualmente.  Basicamente seria como uma referência de como as classes sociais deveria ser sem ao menos ter visitado elas.

Weber também parte de uma perspectiva econômica, mas não está somente neste conceito econômico, ampliando esta perspectiva na posição de classe de acordo com o nível de situação de mercado: ele traz a ordem jurídica e social.

Ordem econômica: nível de educação, bens materiais, nível técnico (habilidade).

Ex: ponto de vista educacional... Bill Gates e Anitta ambos têm alto investimento econômico mas com diferencial educacional.

Além da posição de classe, Weber cita outros 2 fatores (perspectiva) para diferenciar as classes

Ordem social: partilha ideologia de classes, proximidades ideológicas. Status honra e prestígio social, ajudando as classes sociais.

Ex: professor de ensino fundamental é diferente de professor de ensino superior.

Ordem jurídica: poder político

Para Weber, essas diferenças podem reforçar ainda mais as diferenças capitalistas.

Texto Capital Cultural, classes e gênero em Bordieu

A autora analisa o Bordieu como uma visão weberiana.

Há 4 tipos de capital: econômico, social, simbólico e cultural. (Todos estão relacionados e não subordinação entre eles)

Capital Cultural: este tipo de capital ‘’prevalece’’ sobre os demais. Dois aspectos distintos mas se relacionam por suas semelhanças:

  • Incorporado: a maneira em que é transmitido por gerações.
  • Institucionalizados: títulos, diplomas

Subclassificações

  1. Disposição, internalizada (habitus – quem gosta de futebol vai falar de futebol e estar em classes sociais deste tipo)
  2. Habitus pode ser feito às vezes de forma inconsciente ‘’o rico cada vez fica mais rico, e o pobre cada vez fica mais pobre’’. É uma forma de classificar subclasses.

A cultura é legitimada pelos grupos dominantes, no caso um grupo pequeno de pessoas, como as classes ‘’altas financeiras’’

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com