TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  3/4/2015  •  Resenha  •  1.660 Palavras (7 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE

Compreender ao final do capitulo a importância da contabilidade nos processos decisórios  das organizações , funções do contador e os objetivos da contabilidade , reconhecer pricipais usuários da contabilidade.

TOMADA DE DECISÃO

    Na contabilidade  no momento de tomar uma decisão tem que ser tudo bem analisado e é preciso cautela pois pode ser vital para os negócios, pois uma decisão mal tomada pode prejudicar e até fechar as portas de uma empresa .

 Em uma empresa o responsável pela administração toma quase todas as decisões importantes com o capital da empresa em como, quando e onde utilizar , e se a longo ou a curto prazos.

    A contabilidade auxilia a administração referente a valores transmitindo dados sobre custos e valores para a tomada de decisão.

    Todo ano  fecham- se as portas de muitas empresas pois por falta de coleta de dados reais e as levam a falência, e com isto há empresários que alegam que a carga tributaria e os encargos sociais a falta de recursos e os juros altos na qual estão  sujeitos e com isto as empresas ficam debilitadas.

   Segundo pesquisas esses problemas são ocasionados não por causa dos encargos , juros etc  e sim na má  gerencia na tomada de uma decisão com dados confiáveis para atender as exigências fiscais.

    Para o responsável pela administração ter dados confiáveis e com as exigências de um elenco c informações reais para suas decisões é preciso um relatório de dados elaborado pela contabilidade.

    O processo decisório  apurados pela contabilidade não se restringe apenas aos administradores e gerentes da empresa, mas também a outros segmentos exteriores como: Investidores, fornecedores de bens e serviço a credito, bancos, governo,sindicatos e outros interessados todos utilizam os segmentos e são usuários da contabilidade.

     Qualquer pessoa que seja física ou jurídica, interno ou externo que tenha interesse em conhecer os dados  de uma entidade na qual tem os dados fornecidos pela contabilidade sabem que se a empresa pode pagar seus salários e se tem espaço de crescimento nela.

Função do contador  

    A função básica do contador é relatar dados uteis e reais para tomada de decisões,  em nosso país a nossa economia , principalmente na pequena empresa a função do contador foi distorcida, voltada exclusivamente a atender as exigências do fisco, com alteração nas seguintes áreas: coletas de dados, registros dos dados e processamento relatórios e usuários ( tomada de decisão), como administração investidores, bancos, governos e outros interessados.

Objetivos da contabilidade

    É deixar os usuários cientes da situação econômica e financeira da entidade , sobre como fazer interferências sobre suas tendências futuras ( tomadas de decisões).

    Deixando sempre em relatórios contábeis com dados reais com reais contendo resumos periódicos e ordenados com informações econômico-financeiras referente ao patrimônio , ao capital, receitas, despesas, ao fluxo de caixa etc.

Cenários contábeis

   A contabilidade é uma ciência social para estudar fenômenos e fatos resultantes de ações humanas sobre seus patrimônios , onde as quantidades são simples medidas dos fatos que ocorreram em razão da ação do homem.

   Mesmo a contabilidade utilizando métodos quantitativos não pode confundi-la com a s ciências matemática ou ciências exatas, que tem suas informações independentes das ações humanas.

   E surgiu pela necessidade dos proprietários que desejavam mensurar, acompanhar e controlar suas riquezas,assim ter ciência especifica de sua saúde econômica financeira, assim contendo informações contábeis de dados para ter um auxilio na tomada de decisões apropriadas a ampliação do seu patrimônio .

   Na época pré capitalista o proprietário de patrimônio( dono) era a figura central empresarial, lembrando que nesta época as atividades industriais e comerciais estavam em um período de conhecimento e assistiam lentamente as inovações tecnológicas e desconheciam a instabilidade de preços e de mercado.

   Com o passar do tempo surgiram os usuários como banqueiros, fornecedor de mercadorias a prazo,governo,o administrador que se responsabiliza pelo patrimônio do empreendedor; os acionistas , os empregadores, cliente, sindicatos políticos entre outros segmentos da sociedade. Sendo assim com o desenvolvimento e a modernidade da economia com extensão a contabilidade que atualmente não esta centrada na figura empresário ( dono), mas sim nas entidades ( empresas), e que está em um rápido crescimento tecnológico de mercado com alta qualidade e com relativa instabilidade de preços e mercado.

CONTABILIDADE COMO PROFISSÃO

   Para a carreira profissional do estudante superior de contabilidade esta área proporcionara oportunidades em toda espécie aos que se dedicam.

- Contador: É o que esta ciente das áreas financeiras e econômica das entidades, o profissional que  possui formação superior em ciências contábeis pode se dedicar em qualquer área da contabilidade presente na atualidade.

- Contabilidade financeira: Fornece informações básicas aos usuários e é obrigatória para fins fiscais.  A contabilidade financeira tem várias denominações; co5ntabilidade agrícola,contabilidade bancária, contabilidade comercial, contabilidade hospitalar, contabilidade  industrial, contabilidade imobiliária, contabilidade pastoril, contabilidade publica, contabilidade de seguros e etc...

. Contabilidade de custos: Voltada para serviços prestados pela empresa , cálculos e informações para gerentes, e exclusivamente para a tomada de decisões. Quem exerce a função de contabilidade gerencial também e conhecido como controller.

Auditor  (  Quem faz a verificação)

Auditor independente: É um profissional que não esta vinculado a empresa em que esta realizando o trabalho de auditoria . O registro do auditor e independente e conferido ao contador que estiver registrado no conselho regional de contabilidade ( CRC) .

Auditor interno: E o empregado, com cargo remunerado pela empresa no qual realiza o exame da contabilidade e cuida de contratos internos.

Analista Financeiro- Faz analise econômico-financeira da empresa  através de relatórios fornecidos pela contabilidade , podendo ter diversos fins; tais como: medida de desempenho,concessão de credito, investimentos etc.

Perito Contábil- É solicitado pela justiça sempre que há um processo judicial para realizar a peritagem. Verificar com exatidão ou inexatidão de registros, fatos e circunstancias de natureza contábil, para isso é convocado um contador apropriadamente habilitado e especializado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com