TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS – TEORIA DA CONTABILIDADE

Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil; Introdução aos Relatórios Contábeis.

A contabilidade tem como objetivo uma ampla aba de informações aos seus usuários para facilitar escolhas e ações para o rumo da organização que são os seus objetivos.

Tem como base dados, informações controladas e geridas para o seu sucesso. Sem dúvidas a contabilidade é imprescindível tanto em uma grande empresa quando uma pequena. Pois deve existir acompanhamento e controle para gerar resultados que são os objetivos de todas as organizações existentes.

Tanto na vida particular quanto de uma empresa, precisa-se de uma administração financeira, pois a falta de organização de dados resulta em danos.

Na vida particular é um pouco menos burocrático e na maioria das vezes sem controle algum. Por não precisar estar na “ponta do lápis” as decisões, será um pouco preocupante na questão de saber lidar com surpresas futuras, chamadas de “bola de neve” um empréstimo para pagar outro. Porém como uma empresa o homem na sua vida buscará sempre objetivos traçando metas e caminhos para estar financeiramente estabelecido.

Enquanto na organização exige-se o controle total pois as tomadas de decisões não influenciará em uma única pessoa, mas sim na estrutura completa da empresa. A semelhança entre a empresa e o indivíduo por si, falando financeiramente é que ambos buscam controlar para gerar resultados, sendo assim atingem seus objetivos financeiros que nada mais é que lucrar.

Entrevista realizada com um empresário do ramo alimentício, buscamos saber como ele usa e a importância que a contabilidade representa na empresa dele.

1. Qual o seu nome? E Qual a sua empresa?

-Reinaldo Cunha Lumi Doces. Trabalho com doces em gerais, o nome Lumi veio pela junção das iniciais Lu da minha esposa Luciana e Mi da minha filha Milena.

2. Qual a importância da contabilidade na sua empresa?

-A contabilidade é essencial, pois é com ela que posso me assegurar antes de tomar qualquer decisão. Mesmo com a contabilidade nos dias de hoje ainda nos precipitamos e fazemos péssimos negócios as vezes, hoje em dia nenhuma empresa sobrevive sem controle de custos.

3. Diante do cenário atual, onde várias empresas entram em falência, na sua opinião um dos principais fatores, seria a falta de controle?

- Com certeza, na maioria das vezes a ausência de uma contabilidade eficaz e assertiva ocasionam a falência.

4. Qual o diferencial em sua empresa, onde você assegura-se estar precavido de surpresas futuras, falando financeiramente?

-Tenho total confiança em minha contadora, acredito que isso é o meu diferencial, trabalho com ela a muitos anos, desde quando a empresa era só no papel. A experiência dela conta muito também, especializada na área. Se eu pudesse deixar uma mensagem para os empresários, deixaria claro que a preocupação maior dentro da organização, começa na contabilidade

Definição de Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido, Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos.

O conceito de Ativo na área contábil é o principal elemento para se entender a ciência da contabilidade, pois nele é representado o patrimônio da entidade. Durante anos alunos e pesquisadores da área contábil estudam e discutem a definição do termo ativo na área da contabilidade, porém a mais aceita na atualidade é a que foi destacada por uma equipe de alunos da disciplina Teoria da Contabilidade da USP e da PUCSP: “são recursos administrados por uma entidade capas de gerar, a curto, médio ou longo prazo, fluxo de caixa.

O ativo de uma empresa pode ser divido entre tangíveis, que são bens que em caso de necessidade a empresa possa fazer esse ativo virar capital, ou seja, vede-lo, ou intangíveis, que são gastos com organização, reformas, desenvolvimento de softwares, marcas de peso, ou seja são fatores que colaboram para gerar o fluxo de caixa, mais normalmente não são adquiridos com capital e sim desenvolvidos dentro da entidade.

O desenvolvimento social das tecnologias de ajudou a valorizar o conceito do capital intelectual. Aperfeiçoando esses conceitos surgem novas formas de controle, como por exemplo: o “imparment” (busca pelo preço justo do ativo), o “marking-to-market” (avaliação

baseada no preço do fechamento do mercado, vale criticar que fatores internos do mercado também influenciam no valor final do produto e consequentemente refletem nessa avaliação).

Portanto a compreensão do conceito de ativo esta ligada a entender as movimentações que a curto ou longo prazo iram trazer benefícios econômicos a entidade.

De forma inversa ao conceito de ativo, a compreensão do conceito de passivo esta ligado ao sacrifício de benefícios econômicos. O conceito de passivo também vem sendo constantemente evoluído, a definição mais aceita atualmente é a citada pelo FASB que diz que os passivos são “sacrifícios futuros prováveis de benefícios econômicos resultantes de obrigações presentes de uma entidade no sentido de transferir ativos ou serviços para outras entidades no futuro em conseqüência de transações e eventos do passado. Exemplos: serviços contratados, compra de maquinas, gastos com manutenção, aluguel.

Os passivos são divididos em duas categorias: os passivos exigíveis monetários, onde existe um contrato que obriga a entidade a pagar um valor monetário em uma determinada data definida no contrato, e os passivos exigíveis não monetários, que decorrem do pagamento adiantado de um serviço a ser prestado, gerando a entidade a obrigação de fornecer esse serviço na data combinada em qualidade e quantidade.

Em meio a debates, surgem outras divisões para o conceito de passivo. Como títulos híbridos, que possuem como característica representar uma divida e ao mesmo tempo uma possibilidade de participação acionária. Os passivos contingentes, que representam um conjunto de circunstancias que geram incerteza, uma situação que ocorrerá no futuro e que não se sabe ainda se trará lucro ou prejuízo. E o passivo ambiental que esta ligado e recursos para a preservação do meio ambiente.

Para uma melhor compreensão dos conceitos de ativo e passivo é necessário entender as definições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com