TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  26/4/2015  •  Tese  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

As principais disfunções da burocracia são as seguintes:

Despersonalização do relacionamento entre os participantes: os ocupantes de cargos se tratam como tal e não como pessoas. Internalizarão das diretrizes: as normas e os regulamentos – inicialmente elaborados para melhor atingir os objetivos organizacionais – adquirem valor próprio, transformando – se de meios em objetivos e passando a ser absolutos.

(CHIAVENATO, 2010,p.15)

Os funcionários da empresa tentam sempre manter todos os assuntos pelo lado profissional e não pelo pessoal para com isso evitar conflitos entre os colaboradores.

Uso da Categorização como técnica do processo decisório: a tomada da decisão passa a ser prerrogativa do funcionário cuja categoria hierárquica é mais elevada independentemente do seu conhecimento sobre o assunto que esta sendo decidido. (CHIAVENATO, 2010,p.15)

Com isso as decisões passam a ser tomadas de uma forma uniforme com bases nas padronizações.

Conforme CHIAVENATO, 2010,p.15 o excesso de formalismo e de papelório: a tendência de documentar e formalizar todas as documentações chega a um ponto em que pode prejudicar o funcionamento das organizações. Isso atrapalha diretamente o processo que torna - se mais demorado.

Exibição de sinais de autoridade: como a burocracia enfatiza enormemente a hierarquia como meio de controle do desempenho dos participantes, surge a necessidade de utilização de indicadores, de símbolos ou sinais que destaquem a autoridade e o poder como é o caso de uniformes, tipo de sala ou de mesa utilizada, locais reservados no refeitório ou no estacionamento e carros entre outros. (CHIAVENATO, 2010,p.15).

É enfatizado a diferenciação de cargos através de símbolos para que os cargos sejam diferenciados entre si.

Superconformidade em relação às regras e aos regulamentos da organização: o funcionário passa a ter a verdadeira devoção e obsessão pelas regras e regulamentos condicionando seu desempenho a eles e assim, deixa de lado os deveres inerentes ao cargo. (CHIAVENATO, 2010,p.15)

Ele passa a enxergar apenas as regras da empresa, deixando de lado as suas obrigações.

Propensão dos participantes a se defenderem de pressões externas: como a organização burocrática recebe pressões externas para realizar mudanças, o funcionário passa a percebe – las como ameaças á posição que desfruta na organização e um perigo para a sua segurança pessoal. (CHIAVENATO, 2010,p.15)

Com isso o funcionário se sente ameaçado em decorrência das mudanças externas.

Resistências à mudança: as mudanças representam ameaças tanto á sua posição quanto a estabilidade na organização. O funcionário se sente mais seguro e protegido com a rotina que domina, pois conhece bem e isso não lhe traz ameaça. (CHIAVENATO,2010,p.16).

Pois todas as mudanças causam desconforto e receio de não adaptação.

As causas das disfunções residem basicamente no fato de que a burocracia não leva em conta a variabilidade do ser humano. Todas as grandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com