TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

A Escrituração propriamente dita é o registro ou lançamento realizado em livros contábeis partindo de fatos administrativos que afetam ou iram afetar o patrimônio.Tendo em vista que para realizar a escrituração existem varias formas e que nenhuma é considerada errada.

Os métodos de escrituração são divididos em dois: o método partida simples e o mais utilizado entre as empresas o partida dobradas. Baseando-se em princípios e normas técnicas contábeis, assim demonstrando como se encontra a situação patrimonial econômica obtida de um determinado serviço.

Partidas Simples é o método demonstra as operações que envolvem o controle de um único elemento, por ser um método deficiente ele acaba não sendo muito utilizado. Nele registra-se apenas operações realizadas com pessoas e apenas as operações débito (D) e crédito (C ) são contabilizadas.

Já o método das partidas dobradas indica que as contas possuem relacionamentos entre elas. E afirma que para cada débito lançado, um mesmo total de crédito deve ser lançado também. Sendo comum uma transação apresentar duas entradas, sendo uma entrada de crédito e outra entrada de débito em contas distintas. Essa parida é universal e foi divulgado no século XV (1494) na cidade de Veneza, na Itália, pelo frade franciscano Luca Pacioli, onde registra todos os acontecimentos que se verifica em patrimônio, suas variações e resultados. Já dentro do conjunto dos lançamento estão inseridos muitos assuntos e aspectos importante e necessários para que a escrituração seja feita de maneira mais correta possível, sem infringir as normas e os princípios fundamentais da contabilidade. Assim para que os lançamentos estejam da forma mais correta, é necessário que o plano de contas seja bem estruturados de modo que encaixe todos os lançamentos efetuados no processo de escrituração. Quando a contabilidade é bem planejada, grande parte dos lançamentos se torna rotineiro e pode ser realizado por simples escriturários, supervisionando por um contador. O mesmo vai avaliar a necessidade de aperfeiçoar o plano de contas ou o processo de escrituração para a melhor qualidade das informações por ele fornecidas. A escrituração contábil e a emissão de relatórios, peças, análises e mapas demonstrativos e demonstrações contábeis são de atribuição e responsabilidade exclusiva de contabilista legalmente habilitado.

A ordem de escrituração podem ter diversos métodos de utilização vai depender da compreensão de cada um, um exemplo de formas possíveis:

Livro razão, após lançamento no Diário, o registro contábil é desdobrado e lançado, conta por conta, em um livro ou jogo de fichas denominado Razão. A sua escrituração deve ser individualizada e obedecer à ordem cronológica das operações, sendo dispensável o registro ou autenticação do livro ou fichas, e o seu preenchimento devem obedecer ao método das partidas dobradas.

O lançamento no livro Razão é muito importante para as empresas, pois, com a totalização individual das contas, possibilita saber a qualquer momento, o saldo de cada uma delas. Com esses dados fornecidos através da escrituração do livro razão, temos o controle do patrimônio, e essas informações trazem resultados positivos para melhor administrar as organizações empresarias.

Livro diário, esse livro assim como o razão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com