TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.429 Palavras (22 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 22

  UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

AMANDA CAROBA BALBINO  

ANA CAROLINA COSTA BULBOW

BRUNA DE SOUZA COELHO

BRUNO HENRIQUE PASSOS RIBEIRO

JÉSSICA DE SOUZA SANTOS

LUANA DE SOUZA SANTOS

MILLENA ARAÚJO DO NASCIMENTO

CONTABILIDADE

SANTO ANDRÉ

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

AMANDA CAROBA BALBINO RA: 8208785569

ANA CAROLINA COSTA BULBOW RA: 8092903961

BRUNA DE SOUZA COELHO RA: 8486189698

BRUNO HENRIQUE PASSOS RIBEIRO RA: 8412175188

JÉSSICA DE SOUZA SANTOS RA: 8407116974

LUANA DE SOUZA SANTOS RA: 8409150378

MILLENA ARAUJO DO NASCIMENTO RA:  8410169965

CONTABILIDADE

Trabalho didático do Ensino Superior da Faculdade Anhanguera do Curso de Administração e Ciências Contábeis da disciplina Contabilidade Ministrado pelo Professor: Cloves Galdino

SANTO ANDRÉ

2014

                                                                         

SUMÁRIO

                  

INTRODUÇÃO......................................................................................................03

CONTABILIDADE NO DIA A DIA DE PESSOAS E EMPPRESAS.....................04

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE ......................................05

DEFINIÇÕES DE BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO E PATRIMÔNIO LIQUIDO...............................................................................................................11

SOCIEDADE SEUS TIPOS E LEIS.....................................................................15

CONCLUSÃO.......................................................................................................20

BIBLIOGRAFIA....................................................................................................21

ANEXO.................................................................................................................22

Introdução

      O objetivo desta atividade é desenvolver um estudo sobre a contabilidade desde que a historia da contabilidade se iniciou na era humana ate os dias atuais.

       O estudo de seus Princípios e Normas para sua melhor utilização, sobre a importância da internacionalização das  normas e a reflexos para a economia do nosso país.

        Uma análise sobre as principais demonstrações contábeis e sua veracidade como Balanço Patrimonial a importância das leis das S.As e o benefícios de suas alterações.

         E os principais órgãos que estudam, fiscalizam e determinam os princípios.

 

  Contabilidade no dia-a-dia de Pessoas e Empresas

      A contabilidade é exercida desde eras passadas, nas quais homens primitivos já contabilizavam seus bens usando pedras. O tempo passou e as habilidades foram se aprimorando e a cada dia havia a necessidade maior do homem de registrar seus bens, e novas formas de contabilizar foram surgindo.

      Aproximadamente 6.000 A.C os Egípcios usavam as paredes para registrar seus bens e até para controlar pagamentos. Cerca de 2.000 A.C o povo que habitou na Mesopotânea, usava a contabilidade para saber o quanto de bens se possuía de uma determinada mercadoria e o valor de troca que ela tinha.

      Até a Bíblia se faz referência da utilização da contabilidade, elemento de extrema importância já para contabilizar  rebanhos de ovelhas etc.

      Para nós a contabilidade chegou com o descobrimento do Brasil, com chegada da família real, marco de muitas mudanças e benefícios para a nossa história.

      O objetivo da contabilidade é estudar o patrimônio tudo que possa aumentar ou diminuir. A aplicação dos recursos contábeis se utilizados da forma correta proporciona inúmeras benefícios e o principal deles é o equilíbrio do patrimônio.

     Usa-se a contabilidade para fiscalizar bens, obrigações e direitos, pode-se observar a contabilidade em outras áreas.

      Ao contrário do que se pensa a contabilidade está presente no dia-a-dia de cidadãos comum, nós trabalhamos, temos salário que podemos considerar como direitos, trabalhadores, mas também consumidores e temos obrigações contas a pagar tais como: plano de saúde, impostos, consórcios, faturas de cartão, água, energia elétrica, telefone, alimentação e etc. Bens: casa, carro, poupança e outros.

      Para obtermos bons resultados a contabilidade é uma ferramenta que pode ser usada para o controle de nossas finanças, é utilizada para declarações de rendas.

     Com a contabilidade podemos ter controle, resultados e traçar objetivos financeiros.

     Nosso cotidiano gira em torno dos números, tudo se calcula em uma simples receita de bolo é calculado a quantidade de ingredientes , em uma obra o operário contabilizar a quantidade de material que irá utilizar e tempo para entregar. Um exemplo ainda mais simples é o tempo, horas, dias, meses anos... basea-se em números.

     Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, e para que tudo que planejamos executar  em um dia seja alcançado contabilizamos nosso tempo.

     Muitas vezes a contabilidade está presente, embora seja burocrática, sua funcionalidade vai além. Reconhecer que ela tem participação na vida e no dia-a-dia é reconhecer sua funcionalidade, obter crédito hoje é simples, mas manter e não mergulhar em dividas é um desafio. Portanto a contabilidade deve ser usada para equilíbrio e crescimento.

     Nas instituições a contabilidade é um instrumento de identificação, registro, acúmulo, análise, interpretação e informações das operações de uma organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (171 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com