TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  4/5/2015  •  Exam  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria da contabilidade

Evolução Histórica da Contabilidade

A contabilidade rudimentar era praticada pelo homem primitivo ao contar seus instrumentos de caça e pesca e seus rebanhos. Os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia na região situada entre os rios Tigre e Eufrates atual Iraque. Foi no Egito, em inscrições em papiros que foram encontrados os primeiros livros contábeis.

Considerado o pai da contabilidade Luca Pacioli foi o primeiro a descrever a contabilidade de dupla entrada, conhecido como Método das Partículas Dobradas, segundo o qual todo lançamento e crédito em uma conta faz que surgir outra conta onde é registrada a mesma importância a débito.

No período de 1500, quando o Brasil foi descoberto, chegaram em ter outras pessoas os provedores da fazenda que também intitulavam o cargo de contador. Mas o ensino de Contabilidade em terras brasileiras se iniciou com a vinda da Família Real, com a instalação em 1810 da Aula de Comércio da Corte.

A mais antiga instituição profissional e cultural da Ciência Contábil brasileira é a Associação dos Guarda Livros da Corte, fundada em 18 de abril de 1869 na cidade do Rio de Janeiro.

O primeiro Congresso Nacional da contabilidade aconteceu em 1924 no Rio de Janeiro e recomendava a aprovação de uma lei para regulamentar o exercício da profissão. Então foi sancionada pelo presidente Eurico Gaspar Dutra através do Decreto lei – 9295/46 que reconhecia a atividade de contabilidade.

Ábaco é um instrumento contábil que surgiu há 3500 anos, palavra proveniente do grego Ãbaks que quer dizer contador, o primeiro modelo foi composto por varetas e pequenas bolas, sendo que a versão chinesa desenvolvida por volta do ano 2600 se tornou a mais conhecida.

Raul Knowles em 1901 desenvolveu a máquina Elles percussora da máquina de contabilidade.

Contabilidade é a ciência social que estuda, analisa e interpreta a situação financeira, econômica e patrimonial das entidades. Pode ser considerada como sistema de informação destinado a prover seus usuários de dados para ajuda-los a tomar decisões.

O livro Diário foi instituído pelo Decreto-Lei 486 de 03/03/69 e regulamentado pelo Decreto-Lei 64.567 de 22/05/69, é um livro contábil de preenchimento obrigatório (exigido por lei) e de maior importância, onde são lançados as operações diárias de uma empresa. Nele, são registrados os fatos contábeis em partidas dobradas, ou seja, os totais débito e crédito deverão ser sempre iguais, sendo a conta débito lançada sempre antes da conta crédito.

A contabilidade surgiu com a necessidade do homem de registrar o comércio de seus bens. A atividade de troca e venda dos comerciantes requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre os fatos.

A contabilidade hoje é usada é usada para tomada de decisões em uma entidade. Ela mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios e das diretrizes

Referências bibliográficas:

http://www.youtube.com/watch?v=qw5wbbPwXTg

Os Princípios fundamentais da contabilidade segundo o CFC e o CPC

Há sete princípios fundamentais da Contabilidade

I) O da ENTIDADE;

II) O da CONTINUIDADE

III) O da OPORTUNIDADE

IV) O do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL;

V) O da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA;

VI) O da COMPETENCIA; e

VII) O da PRUDENCIA.

O Conselho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com