TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  16/5/2015  •  Monografia  •  7.334 Palavras (30 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

CONTABILIDADE DE CUSTOS

ESMERALDO BARROS DE OLIVEIRA

JUAZEIRO DO NORTE-CE

MAIO 2015

  1. CONCEITO DE CONTABILIDADE DE CUSTO

A contabilidade de custo nada mais é do que uma subdivisão da Contabilidade Geral de uma empresa. É a parte da Contabilidade que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos, para que se consiga um bem de vendas ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço. Outro conceito simples e ao mesmo tempo bem objetivo é considerar a Contabilidade de Custo como “Qualquer sistema de contas que mostra os elementos de custo que incidem na produção”.

  1. O OBJETIVO DA CONTABILIDADE DE CUSTO

É o registro contábil das operações de produção da empresa, através das contas de custeio. Ela controla e registra a movimentação dos componentes do custo, ou melhor, dos fatores da produção. A contabilidade de custo aplica os mesmos princípios da contabilidade geral e pode fornecer a administração, através de relatórios, análises e interpretações dos gastos em relação às operações da empresa. Ela informa ao administrador quais os resultados que necessitam providências; auxilia na solução de vários problemas, tais como: preço do produto, análise das inversões, expansão das facilidades a fim de aumentar a produção ou vendas; decisões no sentido de comprar ou fazer, bem como a análise da localização de uma empresa. Mais especificamente, poderíamos acrescentar que a Contabilidade de Custo tem como tarefa: a) determinar os custos para determinado período; b) controlar as quantidades físicas produzidas, através do custo médio; c) estabelecer sistemas de controle de custo que permitam análises, comparações, redução ou melhoramentos do custo; d) fornecer dados de custo com relação a determinadas alternativas, a fim de que a administração possa tomar decisões quanto à escolha.

  1. RELAÇÃO ENTRE A CONTABILIDADE DE CUSTO E CONTABILIDADE GERAL

A fase de registro e apresentação da Contabilidade de Custos está intimamente relacionada com a Contabilidade Geral. É comum considerar a Contabilidade de Custo como aquela fase da Contabilidade Geral que informa a administração do custo unitário dos artigos manufaturados e vendidos. A Contabilidade Geral classifica, registra, apresenta e interpreta, em termos monetários, as transações e os fatos de caráter financeiro e proporciona à Administração os fatos e números necessários ao preparo das demonstrações financeiras periódicas como: Balanço e Demonstração de lucros e perdas. A contabilidade de custos, por outro lado, classifica, registra, apresenta e interpreta de forma significativa o material, a mão-de-obra e os custos dos gastos gerais envolvidos na manufatura e venda de cada produto.

  1. RELAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTO COM OS DEMAIS DEPARTAMENTOS DE UMA EMPRESA

O quadro 1 mostra as principais relações que a contabilidade de custo tem com os demais departamentos ou secções de uma empresa, recebendo e fornecendo informações. Com relação à administração, de um modo geral, já mencionado anteriormente a maioria das informações são transmitidas através de relatórios de custos, inventários, mão-de-obra, etc. Dependendo do tipo de organização, ela terá maior ou menor importância em relação aos demais departamentos. Nas empresas complexas, que se dedicam a manufatura de muitos produtos, a Contabilidade de Custo funciona como instrumento imprescindível ao controle.

  1. FONTES DE DADOS DA CONTABILIDADE DE CUSTO:

Muito dos dados básicos para a contabilidade de custo originam-se fora do departamento de custo. Além das faturas e documentos que comprovam as transações de material comprado, consumido ou transferido entre departamentos, o contador de custos exige relatórios de estudos de tempo, cartões de ponto dos trabalhadores, requisições de materiais e relação dos programas de operação e planejamento. Os estudos de capacidade, exigências de máquina operatriz e os dados estatísticos referentes à área de piso, capacidade de máquina e consumo de energia constituem dados básicos adicionais, exigidos. Como o contador de custos depende da informação fornecida pelos "de fora", é preciso que esses dados básicos sejam exatos, seguros e disponíveis no momento oportuno. O contador de custos avalia e usa tais dados, de forma que os fatos essenciais sejam canalizados para a Administração. Desde que esses dados de custo dependem da informação adequada, correta e a tempo, provenientes de todos os níveis da organização, a Contabilidade de Custo torna-se uma especulação cooperativa que envolve todos os departamentos da empresa. Um problema educacional da cúpula administrativa, do controlador e seu do pessoal é fazer com que todos empregados tenham consciência do custo. Os empregados devem ser treinados a observar e executar os procedimentos de custo e usá-los para promover o controle e a redução do custo. Para que seja possível o desenvolvimento das apurações contábeis de custo, em uma empresa torna-se imprescindível que, exista preliminarmente, uma organização que sistematize os registros e os diversos controles ou levantamento dos materiais, mão de obra, despesas gerais de produção, produtos em fabricação, produtos acabados, etc.

  1. CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS NA CONTABILIDADE DE CUSTOS

 Os propósitos da Contabilidade de Custo exigem classificações dos custos, de sorte que se os reconheçam:

1. Quanto ao comportamento em relação ao volume de produção

 2. Quanto à relação com o produto

3. Quanto à natureza ou agrupamento

4. Quanto à forma de organização

 5. Quanto à análise, planejamento e controle.

 6. Quanto ao auxílio às decisões administrativas

7. Quanto aos resultados e a contabilização

6.1. A Classificação dos Custos quanto ao comportamento em relação ao volume da produção: significa a variação deste em relação ao volume da produção. Subdivide-se em fixo, semifixo e variável.

6.2. Com relação ao produto: Os elementos do custo de fabricação com relação ao produto ou segundo a natureza do item são: os materiais diretos e indiretos; a mão de obra direta e indireta e as despesas gerais de fabricação.

Os materiais diretos - são aqueles que integram o produto acabado, podendo ser incluídos diretamente no custo. Como, por exemplo, temos a quantidade de chapa usada em uma carroceria, à quantidade de borracha para fazer um pneumático, e outras matérias primas quaisquer, as quais podem identificar com o produto acabado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.9 Kb)   pdf (214.6 Kb)   docx (56.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com