TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS - APURAÇÃO

CUSTOS DIRETOS

Custos diretos

São aqueles que podemos identificar como pertecente a este ou aquele produto, estes custos são apropriados aos produtos sem que seja necessário fazer rateios Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva, constituem todos aqueles elementos de custo individualizavéis com respeito ao produto ou serviço. Se identifica imediatamente com a produção dos mesmos.

Os três componentes basicos de custos:

Material Direto/Matéria- prima : Que compreende em todos os matériais comprados pela empresa, para usa-lo como produto final por meio da produção, para conhecer o consumo de materiais, basta a empresa manter um sistema de requisições, para modo a saber para qual o produto foi utilizado o material retirado do almoxarifado.

Mão- de - obra : Ela é composta por todos os trabalhos aplicados diretamente na excecusão do produto.

Serviços subcontratados : é aplicados diretamente nos produtos ou serviços.

Custos indiretos

São aqueles incorridos dentro do processo de produção, que, para serem apropriados aos produtos, obrigam o uso do rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. Estima-se o quanto cabe a cada produto do custo de manunteção, de depreciação, do custo do pessoal que não trabalha diretamente sobre o produto, da energia não diretamente atribuivel a produtos específicos, do aluguel, dos materiais indiretos consumidos na fábrica e todos os demais custos que não se consegue relacionar com um determinado produto.

Exemplos:

Mão-de-obra indireta :É representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas industria ou prestadoras de serviços e que não são mensuraveis em nenhum produto ou serviço excecutado.

Materiais indiretos : São materiais empregados nas atividades auxiliaresde produção.

Outros Custos indiretos: São custos que dizem respeito à existencia do setor fabril ou de prestação de serviços, como depreciação, seguros, manunteção de equipamentos e etc.

Blibliografias:

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/custos_direitos.htm.

https://drive.google.com/file/d/0BwpCSyf5J660V0x4YXBwU19jcTQ/view?usp=sharing.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com