TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  25/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  796 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Administração Financeira

Curso: Ciências Contábeis

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera Educacional

Nome

Daniela Aparecida da Cruz Alves

RA

6820472550

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Administração Financeira

Curso: Ciências Contábeis

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera Educacional

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Administração Financeira apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Amandio dos Santos F. JR.


Introdução[pic 5]

Custo de Capital é a nomenclatura genérica dada para a taxa de juros adotada nas decisões financeiras fundamentais de investimento, financiamento e dividendos, com o objetivo de avaliar o valor do dinheiro no tempo.

É o elemento decisório integrador das três decisões financeiras, as quais são: decisão de investimento, decisão de financiamento e decisão de dividendos. O custo de capital das fontes de financiamentos determina a avaliação do projeto de investimento e sua aceitação ou não. Os lucros gerados pelo investimento devem cobrir o custo de capital, remunerando as fontes próprias e de terceiros e gerando valor adicionado para a empresa e acionistas. Após a remuneração das fontes de financiamentos de terceiros, a distribuição de dividendos justifica o investimento de capital dos acionistas. Vimos assim que o Custo de Capital une as três decisões financeiras.

Desenvolvimento

O valor do dinheiro no tempo

O valor do dinheiro no tempo decorre de:

  1. De seu custo (para quem paga);
  2. Da renda (para quem o recebe)

Assim, o dinheiro (qualquer valor monetário), vale hoje mais do que uma unidade monetária disponível no futuro, pois o dinheiro disponível agora pode ser investido e começar render juros imediatamente. O dinheiro disponível hoje está seguro. Já o dinheiro emprestado, com o cedente abdicando a liquidez, sofre um risco de esse dinheiro não ser devolvido, além do fato de que a inflação pode ser superior àquela que foi projetada no ato da transferência do dinheiro. Portanto, dinheiro hoje vale mais do que um dinheiro com risco no futuro.

Critérios de avaliação de investimento

Para a decisão de iniciar um investimento ou não, é necessário analisar alguns critérios, os quais levam em consideração o valor a ser investido ou atualmente investido, os fluxos futuros de benefícios, a quantidade de tempo em que esses fluxos futuros ocorrerão e o custo do dinheiro no tempo. Os critérios são: VPL (Valor Presente Liquido) – é o valor atual, se o valor atual dos fluxos futuros for igual ou superior ao valor atual a ser investido, o investimento deverá ser aceito; TIR (Taxa Interna de Retorno) – baseado nos fundamentos do VPL, mas busca a taxa de juros que iguala o total dos fluxos futuros descontados a essa taxa de juros com o valor do investimento inicial; PAYBACK – é o tempo medido em meses ou anos que o investimento trará retorno ao investidor.

Risco e Retorno

O risco está ligado a principal decisão financeira fundamental: a decisão do investimento. Todo novo negócio é um investimento que contém risco, mas se não corrermos o risco, não teremos negócio e nem o que é mais importante: o retorno financeiro do investidor. Então, o risco está totalmente ligado ao objetivo econômico de um investimento: o Retorno.

Decisão de Investimento

A decisão de investimento inicia um empreendimento, empresa ou projeto. É a partir dela, que se inicia gestão financeira de uma entidade. É refletida no ativo do Balanço Patrimonial, assim o valor do ativo representa o reflexo das decisões de todos os investimentos já feitos em uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (345 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com