TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa1

Passo 2 Resenhas

1- ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

A contabilidade gerencial é uma ferramenta muito importante para a administração de uma empresa, porém, deve se transformar, de uma ferramenta administrativa pra um instrumento gerencial, segundo (PAdoveze, 2011) “Ela deve ser desejada, para ser necessária. Para ser necessária, deve ser útil.”

Quando se fala em Arquitetura de um sistema de informação, queremos dizer que para tal, seja necessária uma série de informações para construção desse sistema, que auxiliará a administração da entidade, isso se torna o primeiro passo para se ter um sistema com objetivos prontos e seguros, captar dados de necessidades do usuário final e principal beneficiário dessas informações e decidir com quais ferramentas contábeis será necessário trabalhar.

O sistema de informação gerencial dá início ao planejamento, controle e organização de um processo, fornecendo informações precisas e com alto poder de influencia em decisões feitas por seus administradores, através do sincronismo dos dados.

Lembrando que um ponto importante para essa construção é a análise dos recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros, pois, tem-se como foco a entrada, o processamento e saída desses recursos. Após o levantamento de todas as informações necessárias, o contador fica responsável pela estruturação contábil, e a etapa final dessa estruturação do sistema de informação é a arquitetura de disponibilização das informações a todos os usuários da empresa.

2- FUNDAMENTOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Os três pontos principais para o sistema de informação são: operacionalidade, integração e custo da informação.

• Operacionalidade – nesse passo todos que trabalham com a informação contábil, devem buscar informações, armazená-las e processá-las através de relatórios práticos e objetivos para utilização gerencial. Dentre suas características estão relatórios concisos (elaborados de acordo com a necessidade do usuário), coleta de informação objetiva e de imediato entendimento pelo usuário (que não permita quaisquer dúvida) e apresentação visual e manipulação adequada.

• Integração – é a união das informações em um único sistema de informação contábil, porém o que o caracteriza integrado é a “navegabilidade”. Sabemos que cada setor se responsabiliza pelo seu departamento, embora tenha em comum a contabilidade. Exemplo setor de custos, setor de orçamentos, contabilidade financeira, enfim, com a integração todos passam a fazer parte de um único sistema a qual todos terão acesso as mesmas informações, podendo cada setor fazer o lançamento dos dados em seus respectivos lugares, e ter acesso as informações de outrem, podendo todos saberem das mesmas informações.

• Custo da informação – esse item também é um tema para nosso estudo, pois, é analisado na relação custo X benefício para a empresa, embora por menor que seja tem condições de manter um sistema contábil de informação, pois só terá que ser transformado em um sistema gerencial, ou seja, o sistema só deverá existir se o seu objetivo trazer mais benefícios do que gastos no fim de todo este sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com