TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  12/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA CRITICA DA OBRA

EIKE BATISTA

O X DA QUESTÃO

 No presente livro retrata a trajetória histórica e empreendedora de um do maior empresário e empreendedor do Brasil.

Apresentação da obra:

A “presente obra resenhada, denominada de ‘‘O X da questão” é essencialmente a trajetória da vida e momentos históricos de uns dos maiores empreendedores do Brasil, Eike Batista. Nascido em Governador

 Valadares, Minas Gerais, em 3 de novembro de 1956. No entanto sabendo que seu pai, era caixeiro viajante, devido às várias mudanças ocorridas na sua infância, que proporcionaram ao lado do seu pai, conhecimento ou contato com outras línguas e culturas. Que futuramente ajudariam na sua trajetória empresarial e empreendedora, tornando-se mais tarde um dos grandes empreendedores do nosso país.

Ao regresso ao Brasil, perto do seu 12 ̊ aniversário, morou em Ipanema-Rio de Janeiro e estudou na escola Cruzeiro, no bairro da Lapa. Onde aprendeu a falar alemão, onde mais contribuiria para o ingresso para o mundo dos negócios.

Após uma mudança repentina de ambiente, que lhe proporcionou um duro golpe, pois foi novamente morar em outro país, no qual o autor não sabia se quer falar a língua

local, depois da Suíça, o mesmo foi morar na Alemanha, no qual já dominava o idioma.

Ao completar 18 anos, seus pais retornam ao Brasil, sendo que o Eike Batista após passar no exame para ingressar na faculdade de metalurgia Aachen, ele permaneceu em um deslocamento constante entre Aachen e Bruxelas.

Seu ingresso ao mundo dos negócios iniciou a partir das vendas de seguro porta em porta, por sugestão de um amigo.

Após esse vivencia, ele teve contato com garimpo, mineração do ouro, criação da primeira mecanização de produção de ouro no Brasil. Após 20 anos de experiência no minério de ouro, tendo profundos conhecimentos e ambição particular em crescer e ganhar grande notoriedade. Isso antecedeu vários erros e acertos cometidos em sua vida, rumo ao empreendedorismo e principalmente ao mundo dos negócios.

Em seu regresso ao Brasil, entre criações de várias empresas, que dentre algumas não obtiveram grande sucesso e reconhecimento, no entanto na tentativa de buscar a excelência nos negócios, criou a empresa denominada de EBX, onde o autor começa a ganhar notoriedade e reconhecimento no mundo dos negócios, através de prestação de serviços, infraestrutura portuárias, extração de petróleo, aluguel de maquinário para extração e exploração, termoelétricas, mineração de ferro e comunicação.

Através do método, que o autor criou e adotou como metodologia para a garantia de bons negócios e a fluidez do mesmo, ficou conhecimento pela denominação de 360 graus. Nesse método visa que as atividades sejam executadas simultaneamente em cada empreendimento, para que assim se obtenha sucesso.

Esse método trata-se de nove áreas/tipos de engenharias: engenharia de pessoas, financeira, jurídica, política, logística, ambiental e social, de marketing, saúde e segurança, além da própria engenharia comum, na qual originou-se os outros tipos de engenharia.

Descrição do conteúdo:

A obra retrata a trajetória da vida de Eike Batista, além de momentos que destacam o inicio de carreira como vendedor de seguros, garimpeiro, mineração de ouro, entre diversas empresas, que dentre algumas faliram.

Após erros e acertos, com a vasta experiência no minério (20 anos), decidiu ser mais ambicioso, ousado buscou oportunidade onde ninguém enxergou, assumiu riscos e foi em busca de um objetivo o sucesso.

 Através do empreendimento atual EBX utilizou o método criado por ele mesmo a Visão 360 graus, tornando-o um dos maiores empreendedores do Brasil.

Análise de forma crítica:

Em uma de nossas aulas pude identificar em Eike Batista características empreendedoras. Desde o inicio quando vendia seguros utilizava a comunicação persuasiva , negociação e a valoração de oportunidades e pensamento criativo.

Com passar dos anos e devido a sua vasta experiência, seu autoconhecimento e a ampla valorização de culturas, esta preparado para as mudanças e exigências do mercado, adotando e modificando quando necessário. Com sua visão inovadora, criativa sem se esquecer da realidade e da sociedade que o integra. Buscou novas oportunidades, serviços ou seja enxergou o que ninguém mais viu. Persuasivo em suas ideias passando do papel para a realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com