TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  8/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

1 - O que é contabilidade?

Resposta: A contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manterem um controle permanente do Patrimônio da empresa.

2 - Qual é o campo da aplicação da contabilidade?

Respostas: O campo de aplicação da contabilidade abrange todas as entidades econômicas – administrarias. Ate mesmo as pessoas de direitos públicos, como União, os Estados, os Municípios, as Autarquias etc.

3 – Qual é a função da contabilidade?

Resposta: As funções da contabilidade é o registro da função administrativa que tem como objetivo o controle do patrimônio e a função econômica que é verificar o lucro ou prejuízo (apuração do resultado econômico das empresas).

4 – O que é conta?

Resposta: É o nome técnico dado as componentes patrimoniais (Bens, Direitos, Obrigações e Patrimônios Líquido) e aos elementos de resultados (despesas e Receitas).

5- Como se dividem as contas?

Resposta:

6 – O que é pessoa física?

Resposta:

7 – O que é pessoa jurídica?

Resposta: Pessoa jurídica é a entidade abstrata com existência e responsabilidade jurídicas como, por exemplo, uma associação, empresa, companhia, legalmente autorizadas. Podem ser de direito público (União, Unidades Federativas, Autarquias etc.), ou de direito privado (empresas, sociedades simples, associações etc.).

8 – qual a diferença entre atos e fatos administrativos?

Resposta: Atos são ações praticadas pelo administrador e que não muda o patrimônio.

Exemplo: Demitir um funcionário, nãomuda Ada no patrimônio.

Fatos é aquele que provoca uma modificação no patrimônio da entidade, sendo isso, objeto de contabilização através de conta patrimonial ou de conta resultado podendo ou não alterar o patrimônio líquido.

9 – O que é um inventário? Como se dividem?

Resposta: O livro Registro de Inventário é obrigatório para todas as empresas, e tem o objetivo de registrar todas as mercadorias em estoques quando do levantamento do balanço da empresa.

10 - Quais são os elementos de um lançamento?

Resposta: Local e data – A conta credora – O valor (histórico).

11 – Regra para determinar a conta devedor-credora em um lançamento diário.

Resposta:

12 – O razão é um controle obrigatório do ponto d vista legal? Por que?

Resposta: O Livro Razão é obrigatório pela legislação comercial e tem a finalidade de demonstrar a movimentação analítica das contas escrituradas no diário e constante do balanço.

13 – O que é saldo de uma conta?

Resposta: O saldo registra tudo que aconteceu na conta da empresa, sendo depósito de cheques que ainda não compensarão, contas a serem debitadas no dia, depósitos que ainda não foram processados etc...O saldo disponível, é o saldo real financeiro, o quanto está disponível para saque imediatamente.

14 – Ao receber um balancete para levantamento de Balanço o que você deve observar?

Respostas: O balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário. Imprescindível para verificar se ométodo de partidas dobradas está sendo observado pela escrituração da empresa.

Por este método cada débito deverá corresponder a um crédito de mesmo valor, cabendo ao balancete verificar se a soma dos saldos devedores é igual à soma dos saldos credores.

15 – Na elaboração de um balanço como é determinado o CMV?

Respostas: A apuração do custo das mercadorias vendidas está diretamente relacionada aos estoques da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas dos estoques por vendas realizadas no período. O custo das mercadorias vendidas pode ser apurado através da equação:

CMV = EI +C - FE

Onde:

CMV = Custo das Mercadorias Vendidas

EI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com