TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.851 Palavras (8 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O objetivo deste conteúdo é para a realização de estudo dos assuntos relacionados ao plano de contas mediante alguns sistemas contábeis disponibilizados no mercado. Estes planos de contas são muitas das vezes são padronizados, ou seja, são feitos a partir de modelos sugeridos nos livros, especialmente o modelo de plano de contas sugerido pelo Manual de Contabilidade das S/As. A análise de seus conteúdos permite a  identificação da semelhança existente entre os vários sistemas  das empresas que adotam esta conduta, incluindo suas operações contábeis. Para minimizar a redução do fornecimento de espaço de criatividade e flexibilidade na definição das contas a serem criadas ou extintas do modelo em que a empresa cadastrou e padronizou.

ETAPA 3

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

        

        O objetivo das demonstrações contábeis de modo geral é permitir informações sobre a posição do patrimônio e o fluxo financeiro de uma determinada entidade. São particularidades que são úteis para uma ampla diversidade na tomada de resoluções.

         Através desta apreciação, conseguimos constatar que as análises poderão variar de empresa a empresa, situação para situação e a escolha do melhor índice a ser usado é do momento, da percepção do analista, da informação que quer obter. É necessária uma observação cautelosa dos demonstrativos contábeis, pois são com estes dados que podemos nos basear para tomar decisões assertivas na empresa.

Um conjunto completo de Demonstrações Financeiras consiste em:

  • Demonstração da posição financeira no final do período;
  • Demonstração do resultado abrangente para o período;
  • Demonstração das mutações do patrimônio líquido para o período;
  •  Demonstração dos fluxos de caixa para o período;
  • Dotas explicativas, compreendendo um resumo das principais políticas contábeis e outras informações;
  • Demonstração da posição financeira no início do período comparativo mais antigo em que uma entidade aplique uma política contábil retrospectivamente, efetue uma reapresentação retrospectiva ou quando reclassifique itens em suas demonstrações financeiras.

        Ao preparar demonstrações financeiras, a administração fará uma avaliação da capacidade de uma entidade de continuar em operação. Uma entidade preparará demonstrações financeiras com base na continuidade operacional, a menos que a administração pretenda liquidar a entidade ou encerrar suas atividades, ou não

tenha alternativa realista senão fazê-lo. Quando a administração tiver ciência, ao fazer sua avaliação, de incertezas re levantes relacionadas a eventos ou condições que possam gerar dúvidas significativas sobre a capacidade da entidade de continuar em operação, a entidade divulgará essas incertezas.

        Uma entidade reconhecerá todos os itens de receitas e despesas em um período em lucros e perdas, exceto se uma IFRS (International Financial Reporting Standards significa Normas Internacionais de Informação Financeira)  exigir ou permitir de outro modo.

As notas explicativas apresentarão informações sobre a base de preparação das demonstrações financeiras e as políticas contábeis específicas; divulgará as informações exigidas pela IFRSs que não estejam apresentadas em nenhum outro lugar nas demonstrações financeiras; e fornecerá informações que não estejam apresentadas em nenhum outro lugar nas demonstrações financeiras, mas sejam relevantes para a compreensão de qualquer uma delas.

Possuir a técnica é fundamental, pois são detalhes que irão permitir para que nós possamos nos aprimorar dia após dia. As empresas continuam tomando decisões para melhorias e alavancar o seu crescimento financeiro, patrimonial e econômico. Esta análise de demonstração financeira compreende por meio da DRE e de diversa liquidez o histórico da empresa no passado, a projeção para o futuro, neste caso é como se fosse um filme contando a história da empresa.

         Para que, com as informações extraídas das demonstrações contábeis é possível fazer previsões, elaborar planos, visando o melhor resultado financeiro. Com a utilização das contas nas empresas, irão auxiliar a corrigir o histórico, ajustando para decisões que interferem para o desenvolvimento da própria entidade.

A inicialização de contabilidade de custos abrange a organização, a sistematização e a operacionalização dos procedimentos e processos de coleta, registro, alocação, apropriação e apuração dos custos operacionais de uma empresa ou entidade, seja industrial, comercial ou ainda de prestação de serviços.

O termo sistema é feito para definir o conjunto de componentes administrativos, de registros, de fluxos, de procedimentos e de critérios que agem e interagem de modo coordenado para atingir determinado objetivo, que, no caso, é o custeio da produção e do produto.

Os sistemas de custos procuram encontrar o custo total de produção, sendo que este custo total é representado pelo somatório dos custos diretos mais os custos indiretos ou dos custos fixos mais os custos variáveis.

Na realidade, a Contabilidade de Custos não cria os dados; ela necessita de dados originais que constituem sua matéria-prima e com os quais irá fabricar o produto acabado em forma de informações. Uma das formas de iniciar-se o processo de planejamento e execução de um sistema de custos é buscar junto aos usuários quais são suas necessidades informativas, para que o sistema consiga atender aos anseios das pessoas que irão utilizá-lo.

Temos as principais técnicas contábeis:

*Escrituração: é o registro dos fatos administrativos e atos administrativos relevantes, que afetam ou iram afetar o patrimônio, esse registro é chamado de lançamento e é feito nos livros contábeis.

*Demonstrações Contábeis: é uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período feito nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são confiados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com