TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Adolescência e Aids

Por:   •  12/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

Adolescencia e Aids

( Resumo )

Contar ou não para o parceiro ?  Contar a Familia ? Ter uma vida normal ou esconder-se destas experiências ?.

Essas perguntas que levam muitos adolescentes contaminados pelo vírus ao desespero. A dúvida, maioria das vezes arrependimento, medo da sociedade, todas essas questões massacram a mente desses adolescentes levando muitos a depressão que aumenta à medida em que a doença progride, levando muitas vezes até ao próprio suicídio por não agüentar a pressão da sociedade. Pesquisas de vários países tem demonstrado uma tendência maior de AIDS entre jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos estendendo-se para a feminilização, juvenilização, pauperização e interiorização.

Os jovens  tornam-se propensos a infecção pelo HIV pelas características comportamentais como a sexualidade entre os adolescentes que na maioria das vezes inicia-se na adolescência. Muitas vezes o não uso dos preservativos está relacionado ao abuso de álcool e outras drogas que favorecem a pratica de sexo inseguro, à também a grande questão da falta de consciência do parceiro que não usam preservativo em relacionamentos estáveis justificando que o uso pode gerar desconfiança em relação a fidelidade do casal, apesar de que no mundo de hoje o uso do preservativo seria uma prova de amor, porém pelo fato de estar apaixonada muitas cedem por medo de serem abandonadas ou até mesmo maltratadas.

Para o Psicólogo que acompanha pacientes com Aids, torna-se necessário conhecer a evolução natural da doença, uma vez que esta tem se tornado doença crônica o  ( HIV- Virus da imunodeficiência humana ) é o agente etiológico da Aids e foi descoberto por Luc Montagnier. O diagnostico da presença do vírus no organismo é feito através da pesquisa de anticorpos anti-HIV no sangue, mas devemos considerar o tempo entre a exposição ao vírus e a possibilidade de serem encontrados anticorpos anti-HIV no sangue – de duas semanas a três meses. A esse período chamamos de janela imunológica. Dois exames laboratoriais servem de parâmetros para a avaliação da condição imunológica do portador: a contagem de linfócitos CD4 e o exame de carga viral plasmática.

A terapia antiretroviral tem demonstrado eficácia em fazer carga viral em grande numero dos casos.

A adolescência é um período marcado por mudanças corporais e pelo exercício mais explícito da sexualidade. Paquerar, apaixonar-se, namorar passa a fazer parte da vida social e afetiva. A presença do HIV na vida de um adolescente pode transformar esses momentos em situações de crise. A Aids uma doença crônica e tratável e foi responsável por uma drástica queda da mortalidade como a Aids ainda não tem cura, o uso dos antiretrovirais é prescrito por toda a vida e sabe-se que a aderência diminui com o tempo de tratamento, é a equipe de saúde que indica o momento de começar.

Os medicamentos antiretrovirais são responsáveis por sintomas sugestivos de ansiedade as vezes as queixas são vagas e isoladas, podem se assemelhar a um distúrbio depressivo, mas a diferença é que, na demência, há mais apatia e desinteresse do que tristeza. Toxoplasmose cerebral e meningite tuberculosa e outros também podem gerar sintomas parecidos com a demência.

É função do psicólogo a otimização das iniciativas preventivas através do aconselhamento vinculado à situação de testagem, considerando os fatores psíquicos que obstaculizam ou facilitam tais medidas. O Psicologo pode também criar mecanismos de promoção de maior envolvimento comunitário . Além disso os jovens precisam muito mais do que fatos sobre sexo, eles precisam questionar, desenvolver a capacidade de tomar decisões, comunicá-las aos outros, lidar com os conflitos e defender as suas opiniões, mesmo que essas sejam contrárias às opiniões dos outros.

Por fim, o comportamento do adolescente é muito influenciado pela família, amigos, professores e principalmente pela mídia. Estes podem desempenhar um papel fundamental, e devem atuar aumentando a conscientização sobre as práticas que afetam a saúde do adolescente, como o abuso de drogas e de álcool e a prática do sexo inseguro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (121.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com