TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade avançada

Por:   •  19/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

NOME

GILMAR FIGUEIREDO GAMA DE SOUZA

RA

3233503785

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

ANO

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Noções de Atividades Atuariais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Lisney Moreira de S C Portilho.

Anhanguera Educacional

ANO

Estrutura sugerida para a elaboração do trabalho

  1. Evolução histórica do Seguro no Brasil.

         Desde época Pré-Histórica, Sentimos a necessidade de se proteger, viver é um risco, então podemos dizer assim que sempre o homem procura se proteger e cuidar do que te pertence, mas o primeiro contrato de seguro segundo Azevedo (2008) foi descoberto em 1.347 em Gênova.

          No Brasil essa história inicia-se em 1808, na Bahia, ou seja 461 anos após a existência do 1° contrato de seguro em Gênova, e esse fato dá-se a vinda da Família Real, segundo Azevedo (2008) no mesmo ano foi criada a primeira companhia de seguros, denominada Boa-Fé, regulamentada pela Casa de Seguros de Lisboa. Esses primeiros seguros eram direcionados para comércio marítimo. Os seguros terrestres só tiveram normas especificas, em 1916, porém a Argos Fluminense já operava nesse ramo desde 1845.

         Os sindicatos de apoio a área foram criados em 1932 e 1933, no Rio de Janeiro, a profissão de corretor de seguros só foi regulamentada em 1964, pela Lei nº 4.594.

         

  1. Seguro: definição e características gerais.

        Uma definição mais completa de Seguro segundo Azevedo (2008 apud. Althearn, 1981) “um plano ou dispositivo social que combina os riscos de indivíduos de um grupo, utilizando fundos contribuídos pelos membros desse gripo para pagar pelas perdas”.

        Existem também características que devem ser respeitadas em um contrato de seguro, ele dever ser: aleatório,bilateral,oneroso,solene e de boa-fé.

  1. Seguro de Automóvel: definição e características específicas.

        O Seguro de Automóvel está entre o mais popular entre os brasileiros, veja algumas definições segundo Susep:

  • Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V): trata-se do seguro destinado a indenização de terceiros, devido danos causado pelo segurado.
  • Carta-Verde: é o seguro obrigatório dos veículos brasileiros, de passeio ou aluguel, em viagens a países do Mercosul.
  • Seguro de danos pessoais causados por veículos de vias terrestres (DPVAT): tem por finalidade amparar vítimas de acidente de acidentes de transito em território nacional.
  • RCTR-VI: indeniza ou reembolsa ao segurado quantias pelas quais seja civilmente responsável.
  • Seguro de acidentes pessoais de passageiros (APP): tem por finalidade indenizar acidentes pessoais ocorridos aos passageiros.  

  1. Considerações Finais;

     O homem em geral não gosta de sofrer riscos, quer evita-los sempre que possivel, pessoas com um objetivo em comum, protejer seus bens ou sua integridade física, assim surgiram os seguros.

      Ao decorrer da história da humanidade houve um grande avanço nesse segmento, ou seja, podemos perceber que o homem sente cada vez mais a necessidade de protejer aquilo que lhe pertence.

     Já no Brasil podemos perceber que a segurança pública é tão precária que as pessoas não conseguem mais viver tranquilas sem um seguro para seus carros, casas, e afins, mercado de privatização de seguros é um mercado que cresce muito no país, por isso que existem uma série de orgãos regulamentadores para que possa dar suporte para esse segmento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com