TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade carrefur

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Neste trabalho enfatizaremos os princípios contábeis que os quais profissionais  da  administração e contábil sendo responsáveis por apresentar as demonstrações de resultados do exercício de uma empresa.

          Fraudes fiscais em grandes empresas como o Carrefur e PanAmericano auditadas pela  Deloitte a qual maquiava os balanços contábeis. E a empresa Camargo Correia que também teve suas contas maquiadas ela é acusado de repassar 37,7 milhões para outras empresas por serviços que provavelmente não foram prestados.

Carrefur

        A rede varejista francesa Carrefur que foi comandada pelo Frances Jean Marc
Pueyo  no Carrefur Brasil onde foi descoberto um rombo de R$ 1,2 bilhão, no ano de 2010,  a Deloitte responsável pelas demontrações contábeis da empresa desde 2003,  não detectou a maquiagem que ocorria há 5 anos, após o ocorrido o presidente mundial da rede
Lars Olofsson desligou o administrador Frances e encerrou os contratos imediatamente com a empresa de auditoria Deloitte . logo após o escândalo o Conselho Federal de Contabilidade decidiu investigar os auditores responsáveis pela contabilidade do Carrefur Brasil.

Lars Olofsson contratou meses após os desligamento a Auditora KPMG que descobriu praticas contábeis utilizadas por gestores não adequadas, o prejuízo foi descoberto após a conclusão das auditorias interna e externa a qual foi realizada pela KPMG a qual detectou as perdas incorporadas as despesas, ajustes de depreciação e provisões ligadas a litígios trabalhistas e fiscais.

Diante dos fatos ocorridos pela filial Carrefur Brasil foi constatada a má gestão de praticas contábil, pois ao descontar suas despesas as bonificações negociadas com a industria na compra de produtos, nem sempre os descontos são materializados assim o no balanço é registrado um valor menor que o real do gasto.  

        Desta forma foram infligidos os princípios:

Princípio da Oportunidade, que todos os fatos contábeis devem ser registrados incluindo os das filiais e demais dependências, referindo-se ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais feita de forma integral.  

Princípio competência, que esta ligada ao registro de todas as receitas e despesas de acordo com o fator gerador e o reconhecimento das receitas auferidas e as despesas incorridas.


Banco Panamericano

         O rombo no Banco Panamericano,  do grupo Silvio Santos, foi o resultado de um acúmulo de irregularidade contábeis desde do ano de 2006. O Banco enchia seus balanços por meio de registros de carteiras de créditos que tinham sido vendidas a outras instituições, sendo parte de seu patrimônio. Permitindo assim a maquiagem dos valores da empresa fossem incrementados antes da abertura de seu capital, que foi em novembro de 2007. Mas contra a crise de crédito de 2008, nada pode blindá-lo.

              No próximo ano o Banco Panamericano, teve 49 % do capital volante comprado pela Caixa Econômica Federal. A pergunta é como irregularidades tão grandes passaram pelo crivo de tantas instituições e por que só foram descobertas no ano de 2010, pelo Banco Central.

              A fraude nas contas do Panamericano a instituição vendia carteiras de crédito que envolvem os contratos de cessão de credito, operações de registro de bens e empréstimos por inadimplência para outras instituições financeiras, entre elas o Itaú e o Bradesco.

              As operações são corriqueiras e as instituições confirmam a compra. O Banco Panamericano que errou pois manteve as carteiras de créditos em seu balanço como ativo.

              Contabilizavam essas carteiras de créditos já vencidas em seu balanço, acredita-se que esses valores alterados. A autoridade monetária levantou outra hipótese que a mesma carteira de crédito tinha sido vendida mais que uma vez. Com isso, o balanço errava para cima o real valor dos ativos do banco.

              O Banco Panamericano, infringiu o princípio da contabilidade das demonstrações contábeis; as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nesta data.

            Um conjunto completo de demonstrações contábeis incluem os seguintes componentes:

1 – balanço patrimonial;

2 – demonstração do resultado;

3 – demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, podendo ser substituído pela demonstração das mutações do patrimônio líquido;

4 – demonstração dos fluxos de caixa;

5 – demonstração do valor adicionado, se divulgada pela entidade; e

6 – notas explicativas, incluindo a descrição das práticas contábeis.

Camargo Correia

Camargo Correia construtora prestava serviços para a Petrobrás, um consórcio chamado CNCC liderado pela Camargo Correia é acusado de repassar 37,7 milhões para outras empresas por serviços que provavelmente não foram prestados, o consórcio recebeu o maior contrato para as obras da refinaria, os procuradores sustentam que os contratos superfaturados eram uma das fontes de suborno distribuído pelo doleiro, informações obtidas pelos peritos indicam que a venda de produtos foram efetivadas e também não foram encontrado na contabilidade os registros dos serviços que a empresa Sanko diz prestar ao consórcio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com