TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade de Custos Apuração dos Custos Diretos e Indiretos.

Por:   •  10/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

Contabilidade de Custos

Apuração dos Custos Diretos e Indiretos.

Custos diretos podem ser indentificados como aqueles que estao diretamente ligados ao produto, centro de custo ou departamento.Alem disso, nao precisa de rateios para ser atribuidos ao item custeado e são diretamente incluidos no calculo do produtos.

Assim, como exemplos de custos diretos podemos dizer que a materia primas utilizadas na fabricação do produto, mão de obra direta e os serviços contratados e aproveitados diretamente nos itens fabricados.Os custos diretos tambem sao facilmente mensuraveis de modo objetivo.

Tambem podemos conceituar os custos diretos como os elementos de custo individualizados referente ao produtos, isto é , que se identificam imediatamente com o produção dos mesmos, mantendo uma correspondecias proporcional. Ja os custos indiretos são aqueles que não se podem apropriar diretamente ao valor final do produto.

Os custos indiretos são incluidos aos produtos finais conforme criterios pre-determinados. Entre eles, mão de obra indireta rateada por horas/ homem da mão de obra direta,gastos com energia, com base em horas/ maquinas usadas no processo de produção entre outros custos.

É possivel dizer ainda que os custos indiretos são aqueles que não podem ser identificados diretamente com o produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Neste caso precisa de criterios d rateio ou outras formas de atribuilos aos item custeados. Alem de mão de obra indireta e material indireto , outro exemplo do que entra nos custos indiretos sao os valores empregados na prestação de serviços, como depreciação, seguro, manutenção de equipamentos entre outros.

 Terminologia Contabil Basica.

Custo e Despesa não sao sinonimos, tem sentido proprio, assim como investimento, gasto e perda. A utilização de uma termologia homogenia simplifica o entendimento e a comunicação.Assim podemos concluir que o custo so se refere a sacrificio na produção, salvo quando expressamente alertada a modificaçoes da termologia utilizada.Logo,temos custos de produção e despesas de administração, de vendas e financeiras.

Gasto -  é o valor arcado pela entidade para obter um produto ou serviço,representado pela entrega ou promessa de entrega de algum ativo. Um exemplo é o gasto com mercadorias ou gastos com pessoal.

Investimento – é um gasto efetuado em bens ou serviços com beneficios futuros. Os ativos são estocados na empresa e tem maior vida util, sendo consumidos ou vendidos em maior tempo, exemplo maquinas, açoes de empresas entre outros.

Custo – é o gasto efetuado em um bem ou serviço que é utilizado na produção de outros bensou serviços ou revendido com lucro.

Despesas – são bens ou serviços consumidos para se obter receitas. O dinheiro é consumido ao se pagar os salarios dos empregado, comissões sobre vendas despesas financeiras etc.

Desembolso – é o pagamento efetuado ao se adquirir um bem ou serviço.

Perda – é o bem ou serviço que se consome de modo involuntario e anormal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com