TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade gerencional

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PILAR DO SUL – SP
Centro de Educação a Distância




Administração

ATPS – Comportamento Organizacional

Pilar do Sul – SP

2013.

 Daniela Feliciano da Silva – RA 423951

Rebeca de Paula Ricardo – RA 423252

ATPS – Comportamento Organizacional

                                     Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Administração da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina de Comportamento Organizacional para a obtenção de nota, sob orientação da Profª. Tutora EAD  Ma. Yaeko Ozaki

Professor tutor presencial: Fábio
Professora tutor à distância: Ma. Yaeko Ozaqi

Pilar do Sul – SP

2013

SUMÁRIO

Introdução..................................................................................................... 04

Capítulo 1

    1.1 Conceitos de Comportamento Organizacional.................................... 05

    1.2 Sistemas Abertos e Fechados.............................................................. 06

Capítulo 2

    2.1 Inovação...............................................................................................07

Capítulo 3

    3.1 Trabalho em equipe..............................................................................08

Capítulo 4

    4.1 Conceito de Percepção..........................................................................09

    4.2 Conceito e Comunicação.......................................................................09

Conclusão........................................................................................................10

Referências.......................................................................................................11

Introdução

 

Eficiência e Eficácia são conceitos da administração que possibilitam saber se a empresa desempenha bem o seu papel na sociedade. Eficiência é a capacidade de se obter bons produtos com a qualidade garantida utilizando menos recursos, uma pessoa eficiente é aquela que faz o trabalho da melhor maneira possível. Já a Eficácia é a capacidade de se fazer aquilo que corresponde às necessidades do momento. A eficiência procura resolver a maneira de que será feita, já a eficácia refere-se ao resultado dessa atividade. Fazer o trabalho da melhor maneira da forma correta é a definição de um trabalho eficiente e eficaz.

Ao estudar Comportamento Organizacional se cria a possibilidade de se entender o que acontece dentro da organização, para que seja tomada alguma decisão em favor da empresa e de seus colaboradores, aumentando a produtividade e o desempenho de seus colaboradores.

Capítulo 1

1.1Conceitos de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional estuda os impactos que os comportamentos humano causam no ambiente das organizações, trazendo mais crescimento para o empreendimento. Busca explicar as causas e consequências de determinados fatos, estabelece metas alcançadas até aquele determinado momento e tenta monitorar o comportamento humano dentro das organizações.

São três determinantes: indivíduo, grupos estrutura,  para que o desempenho da organização seja eficaz estes três tem que trabalhar juntos, andar no mesmo ritmo no decorrer de um projeto.

Este estudo foca nas habilidades e atitudes de todos os envolvidos observa o desempenho de cada um, a forma de que a organização é administrada, o planejamento dos trabalhos a serem realizada, produtividade, de forma geral Comportamento Organizacional estuda o que acontece ou deixa de acontecer numa empresa, especulando o porquê daquela reação naquele determinado momento.

 Comportamento Organizacional tem a Psicologia como base para o estudo das consequências das organizações sobre comportamento individuais, também entra um pouco no estudo da Sociologia,  Economia e Ciência Política, com preocupação sobre os aspectos estruturais da organização e a sua relação socioeconômica.

1.2Sistemas Abertos e Fechados

 Para Bertalanfly Sistemas Fechados  se restringe a seus próprios componentes. Não e relaciona com o meio externo. São isolados, não sai e nem entra nenhuma informação. E Sistemas Abertos é o compartilhamento  de produtos e/ou serviços, para que haja um troca de informação e ideias. Há ma certa dependência entre as organizações e o ambiente. É influenciado ou influencia os mesmos.

Morin conceitua Sistemas Abertos como uma relação entre o humano e o ambiente, um é dependente do outro. O humano pode ser independente nas suas próprias escolhas, mas é dependente para sobreviver. Sistemas Fechados é quando não se obtém nenhuma troca de informação e/ou conhecimento, não precisa de nenhum vínculo com o ambiente externo para funcionar.

Sistemas Abertos

Sistemas Fechados

BERTALANFLY

Troca constante com o ambiente. Ex: Restaurante

Não obtém nenhum vínculo com o ambiente. Ex: Ovo

MORIN

É independente e dependente ao mesmo tempo. Ex: Ser Humano

Não depende de nenhum vínculo com o ambiente. Ex: Universo

 

Capítulo 2

2.1  Inovação

Algumas pessoas não sabem o real motivo de se inovar , que é ter um impacto na organização em todos os sentidos. Para demonstrar essa falta de informação foi realizada uma pesquisa com 20 pessoas, com a seguinte pergunta:

‘ O que é inovação?’

Idades

Obter novas ideias.

Se diferenciar dos demais.

Criar algo novo.

21 a 30 anos

4

2

5

31 a 45 anos

3

1

1

46 a 55 anos

1

2

1

O Brasil possui um amplo mercado de pesquisas que incentivam a inovação, só que não há motivação suficiente por parte dos incentivadores. Por ser muito burocrático, abrir um negócio acaba sendo ‘ uma verdadeira dor de cabeça’. Os sucessos que acontecem o Brasil não são porque os investidores foram motivados por algum benefício, e sim por livre e espontânea vontade.A falta de incentivo nas escolas, relacionado a inovação é um dos principais fatores que desintegra formulação de ideias novas. Se houvesse uma melhor motivação por meio de programas do governo incentivadores da inovação, juntamente com alguns programas de universidades e escolas, com certeza havia a melhoria nas ideias e o aumento do sucesso no mercado competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (385.6 Kb)   docx (572.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com