TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade na Administração

Por:   •  23/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.292 Palavras (14 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Atualmente em um mundo cada vez mais globalizado, informatizado e competitivo as empresas do mercado atual estão diariamente buscando alternativas e meios para sobressair da pressão do mercado atual. Essas formas que as mesmas estão procurando sejam para continuar no pareô mercantil ou também para não serem engolidas pelas demais que já estão em um processo que cada vez mais esta crescente e imprescindível para que elas possam de fato sobreviver perante as demais.

Por isso um processo metódico de planejamento tributário e econômico é por sua vez é o ponto inicial para que o futuro seja ao menos um tanto quanto produtivo, certo que um planejamento bem feito as levam a ter nortes e rumos a serem seguidos que dificilmente acarretará prejuízos ou situações de risco.

Dentre estas estratégias econômicas, avultam-se a fusão, a cisão e a incorporação de empresas, principalmente daquelas de maior poderio econômico. Esta tendência que esta sendo crescente nos planejamentos da empresa esta se consolidando dia a dia e de forma inovadora e atual.

Esta tendência explica-se, fundamentalmente, pela concorrência cada vez mais acirrada existente entre as empresas e pelo fato desta concorrência impor uma otimização na produção e no funcionamento destes entes econômicos a fim de se enxugar os custos de produção e, por conseguinte, possibilitar colocar no mercado produtos mais competitivos e que possam, unitariamente, agregar o máximo possível de valor.

Pode-se dizer que estas formas de reorganização societária (fusão, incorporação e cisão) ainda se dão, majoritariamente, com o intuito eminentemente econômico, isto é, visam atender aos interesses mercadológicos específicos dos entes econômicos que almejam se fundir, incorporar etc.

O planejamento tributário tem um objetivo a economia (diminuição) legal da quantidade de dinheiro a ser entregue ao governo. Os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior. Com a globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário.

DESENVOLVIMENTO

A controladoria tem como objetivo, assessorar o gestor da empresa, ao fornecer-lhe alternativas econômicas, como qual será o Modelo de Gestão Econômica ideal para as empresas, através de pesquisa bibliográfica e da coleta de dados, a fim de nortear os gestores a qual caminho seguir dentre outras varias funções benéficas à entidade.

A importância da Controladoria

O modelo de gestão é um conjunto de regras e princípios que os proprietários repassam aos gestores, que irão nortear a forma de atuação das organizações. Muitas empresas encontram dificuldades para se adaptarem a esse cenário hostil, pois implica, não raras vezes, submeterem sua gestão a mudanças bruscas. As alterações afetam sensivelmente a eficiência de seus sistemas de controle, o que implica na necessidade de se adaptar a novos conceitos e técnicas que possibilitem o adequado controle das atividades. Poderão ser explicitados em termos que se definem claramente quais os propósitos da empresa, o que se espera de cada um dos gestores. Geralmente, as tarefas de administração estão ligadas às atividades de planejamento, organização, direção, controle e motivação, tais tarefas são os meios e não a essência da gestão.

A Controladoria ao longo do tempo vem sendo parceira do órgão administrativo, no qual alguns indivíduos dessa área chegaram a ocupar a presidência da empresa pelo fato de tão bem conhecer a intimidade da entidade. A controladoria pode ser vista sob duas formas; primeira, como órgão facilitador que fornece informações às demais áreas da empresa; segunda, como a área que procura integrar o processo de decisões de cada área com o objetivo da organização.

A necessidade de manter a empresa sempre competitiva exige uma equação que une produtividade e eficiência, à alta lucratividade a custos menores; então, uma função que antes era apenas de suporte, passa a ter uma importância estratégica, mas suprir a demanda por controladoria tem sido um dos grandes problemas para as empresas de hoje. A importância da controladoria está principalmente baseada na sua contribuição geral das operações da empresa. Nesse contexto, é preciso assegurar que a informação produzida seja relevante para o processo de mudança que as organizações vivenciam.

A missão da Controladoria por sua vez é de assegurar a otimização do resultado econômico da organização, obedecendo a parâmetros corretos para a identificação de atingir este conjunto de objetivos significa a obtenção de resultados econômicos de acordo com as metas e condições estabelecidas, decorrentes de decisões tomadas sob a ótica de gestão econômica.

Figura 2: Estrutura da Controladoria

Fonte: Padoveze 2003, p. 37

O processo de controle compreende a comparação entre os resultados realizados e os planejados, a identificação de desvios e suas respectivas causas, e a decisão quanto às ações a serem implementadas.

O gerente de controladoria muitas vezes conhecido pelo termo em inglês controller, é o profissional responsável pelo planejamento, coordenação, direção e controle das atividades de curto, médio e longo prazo executadas nas áreas de planejamento, controladoria e finanças. Além disto, por conhecer a empresa de modo geral, muitas vezes o controller atua na implantação dos diversos sistemas de informações que compõem uma empresa (ERP, contabilidade, planejamento e orçamento, etc.). Para isto, deve ter aptidões como saber tratar, refinar e apresentar, de maneira clara, resumida e operacional, dados contidos nos registros da contabilidade financeira. Deve ainda, para ter um trabalho eficaz, observar inúmeros princípios norteadores, como iniciativa, visão econômica, visão holística, persistências, imparcialidade, persuasão, liderança e ética.

O que as empresas vêm buscando é um profissional que esteja capacitado e disposto a assumir o papel de conselheiro imparcial e não de um crítico insatisfeito.

A controladoria minimizando os custos de uma empresa

Uma das formas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com