TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade receitas contingentes e grupos empresariais

Por:   •  12/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Contabilidade de Receitas, Contingências e grupos empresariais

Turma:

Tarefa: Analisar as demonstrações financeiras de uma empresa brasileira de capital aberto.

Análise das demonstrações financeiras

Receitas

Para o presente trabalho, analisaremos as demonstraçoes contábeis e as notas explicativas da Natura Cosméticos S.A., sociedade anônima de capital aberto, tendo como objeto a industrializaçao, distribuição e comercialização de modelos de cosméticos, fragâncias e produtos de higiene pessoal. Para o trabalho foi usado a nota explicativa com as informações contábeis de 2017.

A receita de vendas é reconhecida no resultado do exercício quando os riscos e benefícios inerentes aos produtos são transferidos para os clientes em conformidade com o regime contábil de competência.

A receita de venda é gerada principalmente a partir das vendas efetuadas para os

Consultores (as) Natura, mensurada com base no valor justo da contraprestação recebida/a receber, excluindo descontos, abatimentos e impostos ou encargos sobre vendas. A receita de venda é reconhecida quando os riscos e benefícios significativos da propriedade dos produtos forem transferidos ao cliente, o que geralmente ocorre na sua entrega para os Consultores (as) Natura.

Com relação ao IFRS 15 CPC 47, que fala da receita de contrato com clientes a Natura precisará analisar as práticas e políticas contábeis para poder se adequar as normas, uma vez que na data das demonstrações, o pronunciamento ainda não estava em vigor.

As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas com base no custo histórico, exceto por determinados instrumentos financeiros mensurados pelos seus valores justos.

As informações financeiras por segmentos operacionais são apresentadas internamente com a emissão de relatórios consistentes, e entregues para o principal tomador de decisões, que é representado pelo Comitê de Operações do Grupo

Natura (GOC).

Os valores das receitas, foram divulgados através de relatórios, estes também divulgados nas notas explicativas.

Com relação a contas a receber de clientes, este disponibilizado nas notas explicativas, pode-se notar o aumento em relação ao exercício de 2016 passando de 962.643 para 1.351.56 em 2017.

Contingentes

Com relação ao passivo contigente, os montantes relacionados de causas cíveis, tributárias e trabalhistas, no exercício de 2017, totalizaram um valor de 2.007.411, valores estes não provisionados pois envolvem risco de perda classificado pela administração como possível.

Já o ativo contingente, a empresa possui processo cujo expectativa de ganho é provável, dentre os quais se destaca um valor de 190.517.

A empresa não reconhece nos seus ativos, os ativos contingentes, ditos acimo conforme o CPC 25.

As provisões para riscos tributários, cíveis e trabalhistas, totalizaram um valor de 282.046 no exercício de 2017.

São considerados para o cálculo da provisão para perdas os diferentes riscos de acordo com a operação de cobrança

A empresa considera em sua provisão para perdas nos estoques os seguintes componentes: produtos descontinuados, materiais com giro lento, materiais com prazo de validade expirado ou próximo da data de expiração, e materiais fora dos parâmetros de qualidade.

Investimentos permanentes

Combinação de negócio são registradas utilizando o método de aquisição quando o controle é transferido para a Sociedade. A contraprestação transferida é geralmente mensurada ao valor justo, assim como os ativos líquidos identificáveis adquiridos. Qualquer ágio que surja na transação é testado anualmente para avaliação de perda por redução ao valor recuperável. Ganhos em uma compra vantajosa são reconhecidos imediatamente no resultado. Os custos da transação são registrados no resultado conforme incorridos, exceto os custos relacionados à emissão de instrumentos de dívida ou patrimônio.

Os investimentos em controladas são contabilizados pelo método de equivalência patrimonial. As demonstrações financeiras das controladas são elaboradas para a mesma data-base de apresentação da controladora. Sempre que necessário, são realizados ajustes para adequar as práticas contábeis às da Sociedade.

As demonstrações financeiras de controladas são incluídas nas demonstrações financeiras consolidadas a partir da data em que a Sociedade obtiver o controle até a data em que o controle deixa de existir. A Sociedade possui participações apenas em controladas.

Referências bibliográficas

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (963.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com