TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social

Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.347 Palavras (18 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 SESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.0 CONCEITOS DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS.........................................4 e 5

2.1 Teórico que desenvolveu......................................................................................4

2.1.1 Principais mudanças ao longo do tempo...........................................................5

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO..............................................................................6

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS...........................................................7 e 8

2.3.1 Capital Social......................................................................................................7

2.3.1.1 Capital de Terceiros.........................................................................................8

2.4 ANÁLISE DE MERCADO.......................................................................................9

2.5 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO.................................10 e 11

2.6 ESTRUTURAS DE MERCADO....................................................................12 e 13

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL.........................................................................14 e 15

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................16

REFERÊNCIAS.................................................................................................17 e 18

O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos. Cada vez mais, pequenas e medias empresas surgem trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias, sendo que nesse mercado atual e globalizado existem influências de várias forças (competição, tendências de consumo, comportamento do consumidor, entre outras), o que torna o processo de tomada de decisão bastante complexa. Numa organização, a implementação de processos de melhoria sem um entendimento total do impacto que as alterações irão causar, pode ter consequências imprevisíveis para o futuro da empresa já que a mesma busca a maximização dos resultados e a minimização dos custos. Todavia em algumas delas, também se busca atender as novas necessidades do mercado competitivo, o qual exige dos empresários uma gestão socialmente responsável na qual essa preocupação se traduz em programas de motivação dos funcionários, segurança no trabalho, alimentação, benefícios sociais, preservação do meio ambiente, satisfação do consumidor e outros aspectos direcionados para a valorização da empresa no mercado.

.

Para falarmos de Funções Administrativas temos que falar do pai da administração o idealizador da teoria Clássica o engenheiro Henry Fayol nascido na França em (1841-1925), ganhou reputação de administrador eficiente em 1888 assumindo o comando de uma grande empresa as portas da falência onde ele obteve êxito ao reestabelecer a saúde econômica financeira da companhia transformando em um dos negócios mais bem sucedidos da França. O mesmo publicou um livro em 1916 Administration Industrielle et Généralle ("Administração Industrial e Geral") expondo suas ideias e técnicas de administração empresarial.

Com uma visão gerencial com resultados finais na produção com ênfase na estrutura que a organização deve possuir para ser eficiente, na qual os aspectos organizacionais são analisados de cima para baixo (da direção para execução) e do todo para as partes (da síntese para análise), ou seja, a capacidade principal de um operário é a capacidade técnica à medida que se eleva na escala hierárquica a importância de capacidade administrativa aumenta enquanto a capacidade técnica diminui quanto mais elevado o nível hierárquico maior a necessidade de dominar a capacidade administrativa. Fayol enfatizou a estrutura organizacional e criou as seis funções essenciais da empresa, separando a administração das demais funções como as funções técnicas, funções comerciais, funções financeiras, funções de segurança, funções contábeis e funções administrativas. Para Fayol a última função a administrativa coordena e sincroniza as demais funções por isso esta acima delas e é a única que formula um programa de ação geral e coordena as demais. Em outras palavras são funções do administrador planejar, comandar, organizar, controlar e coordenar a empresa.

Fayol também definiu os 14 Princípios Gerais da Administração que para ele seriam os seguintes: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação de interesses individuais aos interesses gerais, remuneração do pessoal, centralização, cadeia escalar, ordem, equidade, estabilidade e duração (num cargo) do pessoal, Iniciativa e espírito de equipe.

Fayol é reconhecido como fundador da teoria clássica da administração e suas bases são consideradas pelas organizações empresarias até os dias de hoje, pois é muito comum as empresas atuais contemporâneas estimularem seus funcionários com comissões, participação nos lucros e outros benefícios visando um bem estar e uma forma motivacional para o alcance de metas e resultados sendo que Fayol já fazia isso como sempre bem avançado ao seu tempo já citava prêmios de incentivo e participação nos lucros isso em 1916 no século passado.

Para Fayol as pessoas dentro da empresa deveriam se especializar em uma determinada função, pois assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com