TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Projeto de pesquisa: TEORIA DE CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 8

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

OBSERVAÇÃO

Você deverá realizar o trabalho sob orientação do (a) Tutor (a).

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir:

 Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações.

 Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo, atuar preventivamente, e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.

 Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, revelando-se um profissional adaptável.

3

DESAFIO PROFISSIONAL:

“A empresa L&Construção deseja adotar práticas sustentáveis para valorizar sua marca, aumentar os lucros e manter sua competitividade no mercado. ”

Manoel é gerente de negócios de uma empresa de construção civil no estado de Sergipe – a “L&Construção”, que conta com uma equipe de aproximadamente 230 colaboradores, e desde 1983 atua por meio de um trabalho profissional e competente na construção de projetos de casas populares com qualidade, que a tornaram uma empresa de grande expressão em seu estado.

Embora saiba que a construção civil é um dos mais importantes setores da economia e essencial ao desenvolvimento no país, Manoel tem se preocupado com os impactos que a L&Construção tem causado ao meio ambiente, já que tem adotado práticas extremamente poluentes e com um produto final que consome muitos recursos naturais.

Manoel entende que é necessário repensar as práticas adotadas pela L&Construção para evitar maiores danos aos recursos naturais. Mas essa ideia se consolidou ao participar de uma palestra realizada em uma feira de negócios de construção civil em seu estado, onde teve a oportunidade de conhecer o tema Desenvolvimento Sustentável, até então novo para ele, e se surpreendeu ao observar que a L&Construção poderia adotar uma série de práticas não somente ambientais para contribuir com a sociedade, mas também para valorizar sua marca, obter maiores lucros e ainda manter-se competitiva no mercado.

Ele percebe que é o momento de adotar princípios baseados na sustentabilidade, e reúne um corpo de colaboradores de sua equipe da qual você faz parte, para elaborar um Programa de Sustentabilidade para a empresa L&Construção, e apresentá-lo em uma reunião aos proprietários da empresa, demonstrando que ao adotar as práticas sugeridas neste projeto, a empresa L&Construção terá um ganho em termos de lucro, valorização da marca, respeito às pessoas e conservação do planeta.

4

O seu Desafio Profissional é contribuir com ideias para o Programa de Sustentabilidade da empresa L&Construção, considerando práticas sustentáveis que colaborem com a sociedade, valorização da marca da empresa, aumento de lucros e competitividade.

APRESENTAÇÃO

Em tempos de discussão sobre o aquecimento global e responsabilidade social, adotar uma postura voltada para o caminho da sustentabilidade é de vital importância para aqueles que têm uma visão de longo prazo. Desde a última década, a sustentabilidade faz parte da agenda de várias empresas brasileiras públicas e privadas.

Uma sociedade sustentável é aquela que não coloca em risco os recursos naturais – água, solo, vida vegetal, ar – do qual depende. Assim, desenvolvimento sustentável é o modelo de desenvolvimento que segue estes princípios. O conceito de sustentabilidade, portanto, representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.

O Desenvolvimento Sustentável está fundamentado em três dimensões: a econômica, a ambiental e a social, que consistem nos pilares da sustentabilidade. Para Elkington (2011), a ideia central é que as organizações avaliem o sucesso não somente com base no desempenho financeiro, geralmente expresso em termos de lucro, retorno sobre o investimento ou valor para os acionistas. É necessário avaliar também o impacto sobre a economia mais ampla, sobre o meio ambiente e sobre a sociedade em que a empresa atua. Coral (2002) apresenta um modelo de sustentabilidade que deve ser perseguido pelas empresas que desejam atender a nova economia:

5

Modelo de Sustentabilidade (Coral, 2002)

+ +

Para Pereira, Silva e Carbonari (2011), o enfoque na sustentabilidade no âmbito corporativo é importante porque as contribuições diretas e indiretas das empresas, representadas pelo seu sistema de produção, vendas, demanda por suprimentos e distribuição até o consumidor final, isto é, sua cadeia de valor, produzem impactos em toda a sociedade em seu entorno. Além disso, a incorporação dos princípios e práticas relacionadas à sustentabilidade na cadeia de valor de uma empresa também colabora para impulsionar a nova economia.

SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE

ECONÔMICA

SUSTENTABILIDADE

AMBIENTAL

SUSTENTABILIDADE

SOCIAL

 Vantagem Competitiva;

 Qualidade e Custo;

 Foco;

 Mercado;

 Resultado;

 Estratégia de Negócios.

 Tecnologias Limpas;

 Reciclagem;

 Utilização Sustentável de Recursos Naturais;

 Atendimento a Legislação;

 Tratamento de Efluentes e Resíduos;

 Produtos Ecologicamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com