TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle de estoque

Por:   •  28/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.689 Palavras (11 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

As inovações e melhorias no processo logístico das empresas tem se mostrado eficientes na busca de redução de custos para maior competitividade no mercado,haja vista a exigência da concorrência global, sendo que o estoque vai muito além de guardar e armazenar produtos, ele é um dos principais fatores para o bom resultado empresarial, e sendo este item, um investimento, conta como parte do capital investido pela empresa. O equilíbrio econômico e financeiro de uma empresa depende de um controle eficaz dos estoques. Neste trabalho são abordados principais teorias pertinentes ao tema desenvolvido através de revisão bibliográfica apontando conceitos e abordagens segundo a literatura especializada, com o intuito de contribuir para a otimização das ações de melhoria na gestão de estoques, ressaltando as causas, efeitos e ações que evitem o problema da ruptura do estoque.

Palavras-chave: Gestão de estoque, Administração de materiais, Ruptura de estoque.

INTRODUÇÃO

Até pouco tempo atrás,poucas eram as empresas que se preocupavam com os estoques. A guarda, a movimentação e a estocagem ficavam por conta do responsável pelo almoxarifado, cujo setor sempre eram de menor importância, mas após a segunda Guerra Mundial foi surgindo a preocupação com este item devido ao aumento e os problemas gerados pela estocagem (DIAS, 1995).

O objetivo de uma empresa é maximizar o seu lucro, sendo este o motivo pelo qual as organizações passaram a se preocupar com a otimização da administração de estoques, procurando minimizar os capitais investidos e atingir o lucro máximo(DIAS, 1993).

Segundo Martins (2003) o estoque funciona como o regulador do fluxo de negócios, pois são os bens físicos que estão na empresa esperando venda ou produção.

Para Ballou (2006) gerenciar estoques é equilibrar a disponibilidade dos produtos e serviços, analisando o custo do seu abastecimento também o seu grau de disponibilidade.

Conforme Slack (2008) a gestão de estoque proporciona uma maior organização das ações, disponibilizando informações de forma racional e prática. Com a automatização de tarefas, os recursos podem ser redirecionados e melhor aproveitados.

De acordo com Dias (1990), o estoque no processo de produções-venda deve operar com a quantidade mínima de preocupação e desníveis, podendo ser estes: matérias-primas, produto em fabricação e produtos acabados.

O controle de estoque tem como fim evitar a falta de material, porém preocupando-se em não atingir altos níveis de estoques ultrapassando as suas necessidades de atendimento aos seus clientes. Esta atividade busca manter os níveis de equilíbrio de armazenamento em confronto com as necessidades para o atendimento da demanda, levando-se em conta os custos dele decorrentes (DIAS, 2005).

OBJETIVO:

Através desta pesquisa pretende-se estudar os reflexos da ruptura dos estoques nas empresas. Para atingir este objetivo foram abordados aspectos sobre administração de estoques, causas e efeitos da falta de produto no estoque e formas de minimizar seus efeitos para maximização dos resultados.

METODOLOGIA

O presente trabalho foi elaborado através de pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos voltados à área buscando aprofundar a questão da gestão de estoques, causas e efeitos da ruptura dos estoques na rentabilidade da empresa.

DESENVOLVIMENTO

Controle de estoque:

Para o controle de estoques,asempresastêm disponíveis váriossistemas.O gestordeveanalisar o mais conveniente e econômico, considerando juros sobre capital investido, despesas de armazenagem e os custos das aquisições dos materiais estocados (TOFOLI, 2012). A seguir são descritos os sistemas de controle de estoques.

Sistema de Duas Gavetas.

Conforme Tófoli(2012), a denominação duas gavetas explica a ideia de se guardar o mesmo item em duas caixas, decidindo pela compra quando iniciar a utilização dos itens da segunda gaveta.Chiavenato (1991) afirma que o produto comprado fica armazenado em duas gavetas ou caixas, quando encerram os produtos da primeira gaveta é acionado o setor de compras que será responsabilizado a fazer novamente o pedido antes que acabem o da gaveta reserva. Esse sistema traz uma vantagem na simplificação do procedimento burocrático, mas devem ser armazenados em lugares próximos para evitar complicações na hora de uma nova compra.

Sistema de Renovação Periódica.

O sistema de renovação periódica acontece quando as compras são realizadas em tempos fixos estabelecidos para cada item. (TÓFOLI, 2012). Cada item possui o seu período de reposição. Esse sistema é baseado em um estoque de segurança, para que, não ocorra a ruptura do estoque devido a um atraso na entrega do produto ou um aumento de demanda (CHIAVENATO,1991).

Sistema de Estocagem com fim específico.

O sistema de estocagem para um fim específico destina-se para a produção de um produto pré-determinado ou elaborado para atender especificamente a uma ordem de produção. No primeiro caso é estocado de acordo com as atividades produtivas que são programadas em vários segmentos (meses, semanas) e depois é considerada imutável congelada para o período seguinte. No segundo caso o estoque é feito de acordo com a produção, que ocorre nas empresas que fabricam sobre encomenda (TÓFOLI, 2012).

Curva ABC.

Uma das formas mais utilizada é a curva ABC, que consiste na análise do tempo. É classificado pela denominação A, os itens de maior importância, maior valor e quantidade; por B, os intermediários e por C os menos importantes.Na análise ABC multiplica-se o custo unitário com o volume comprado, mostrando assim, o produto que deverá receber maior atenção, pois ele trará economia e melhoriana rentabilidade, se bem administrado. Mesmo com a eficiência dessa forma não se podem deixar de lado os itens da classe C, pois eles, apesar de baixo preço e/ou comprados em pequenas quantidades, podem afetar a produção do produto final.

Previsão de Demanda

A previsão do que o mercado irá necessitar é de suma importância edeve levar em consideração fatores que afetam o ambiente e que mobilizam os clientes. Nesse processo de previsão como é apresentado por Dias (1996) deve considerar as categorias quantitativas e as qualitativas.

As informações quantitativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com