TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação de norma para empresa

Por:   •  27/10/2016  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL

[pic 1]

Alunos:

Allysson Costa Amaral Rocha

201122060122

Cecília Maia de Miranda Goulart

201122060440

Gabriel Oliveira Gonçalves

201122060173

Gabriela Rodrigues da Silva

201222060400

Vitor Rocha Braz

201122010211

Curso:

Engenharia Elétrica

Elaborar uma norma relacionada com o curso dos alunos integrantes do grupo.

  1. Introdução

Atualmente, pode-se dizer que o maior número de carga conectada ao sistema elétrico brasileiro corresponde à motores, devido sua ampla utilização no campo industrial. Tal tipo de carga, quando operando em regime permanente, é considerado de potência constante, ou seja, independentemente da tensão de alimentação, a potência solicitada pelo motor não sofre alterações. Baseando-se na equação que representa matematicamente a potência ativa (P=V*I), nota-se que para manter a potência constante caso haja uma queda na tensão (V) é necessário um aumento de corrente (I).

O alto valor de corrente acarreta maiores problemas a um motor, quando comparado às consequências de uma alta tensão. Além da corrente elevada provocar aquecimentos indesejados nos enrolamentos do motor, consequentemente aumento das perdas em tais enrolamentos, a vida útil do motor pode ser reduzida consideravelmente. Segundo tal raciocínio, afirma-se que é mais viável operar motores com sobre tensão (respeitando a faixa de tensão de operação do motor).

Uma vez que o sistema elétrico não é perfeito, deve-se considerar que há possibilidade de tensão fornecida por ele não ser exatamente o esperado. E como na maioria dos casos, os motores não estão localizados próximos aos geradores ou transformadores responsáveis por sua alimentação, não se pode negligenciar a queda de tensão envolvida nos cabos de ligação e as perdas dentro dos próprios equipamentos (geradores/transformadores), tais fatores podem reduzir a tensão de alimentação do motor.

  1. Norma

Utilizar motores com tensão nominal inferior a aproximadamente 5% da tensão do barramento de alimentação.

  1. Justificativa

A prática de prevenção estabelecida pela norma proposta já é comum dentro de muitas indústrias e já engloba soluções para os diversos casos possíveis apresentados anteriormente, como a distância entre motor e alimentação, perdas internas nos equipamentos de geração e problemas no sistema elétrico.  A criação de tal norma ajudará a ampliar a realização de tal prática, tornando-a mais recorrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com