TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criptografia Assimétrica

Por:   •  18/5/2018  •  Artigo  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Criptografia assimétrica

A criptografia assimétrica, também conhecida como criptografia de chave pública, usa duas chaves relacionadas entre si: uma pública, para cifrar os dados, e uma privada, para decifrá-los. Os algoritmos da criptografia assimétrica são mais complexos do que os da simétrica, portanto são mais lentos e necessitam de mais poder de processamento. No entanto, por isso também são muito mais seguros. A chave pública pode ser distribuída a qualquer um que possa ter interesse em criptografar uma mensagem, mas a chave privada nunca é divulgada, o que não a deixa com acesso facilitado a invasores. Os dados só podem ser cifrados com a chave pública e decifrados com a chave privada, o que significa que uma vez feita a criptografia, nem o remetente pode decifrá-la sem uma chave privada.

  • PCWorld: Como funciona: Criptografia [em inglês]
  • Microsoft Suporte: Descrição de encriptação simétrica e assimétrica
  • Symantec: Introdução à encriptação [em inglês]

Criptografia simétrica

A criptografia simétrica é a mais antiga e mais conhecida das técnicas de encriptação. Os dados são divididos em blocos, e uma chave secreta é aplicada a cada um deles, alterando a ordem das letras ou as substituindo por números para criar o texto cifrado. Essa técnica usa somente uma chave secreta para cifrar e decifrar os dados, de maneira que, se o destinatário não a tiver, será necessário enviá-la separadamente.

Prós e contras

Se ambos o remetente e o destinatário tiverem a chave secreta, eles poderão cifrar e decifrar todas as mensagens que a usam, o que é ao mesmo tempo uma vantagem e uma vulnerabilidade do sistema. A criptografia simétrica é de implementação rápida e fácil, o que a faz a torna a forma de encriptação mais comum em transações de compra e venda online. Porém, se a chave for interceptada por um invasor, ele terá o que precisa para decifrar todas as mensagens que usam essa chave. Algoritmos da criptografia simétrica também tendem a ser mais simples -- e, portanto, mais fáceis de entender e decodificar -- do que os algoritmos da criptografia assimétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (471.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com