TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curriculum

Por:   •  26/5/2015  •  Tese  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6


1 INTRODUÇÃO............................................................................................. 8
2 OBJETIVOS................................................................................................ 9
2.1 Geral.................................................................................................... 9
2.2 Específicos.......................................................................................... 9 3CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA............................................................ 10
3.1 Histórico............................................................................................... 10
3.2 Estrutura Organicional..l........................................................................ 10
3.3 Natureza da Empresa.......................................................................... 11
4 FUN utilizada............................................................................... 11
4.2 Equipamentos e Dispositivos utilizados.................................................. 11
5 FUNÇÕES PRINCIPAIS................................................................................ 11
6 ORGONOGRAMA......................................................................................... 12
7 FLUXOGRAMA.............................................................................................. 12
8 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO ESTAGIÁRIO................................ 13
8.1 Descrições dos Trabalhos Realizados.................................................... 13
9 METODOLOGIAS APLICADAS...................................................................... 14
9.1Equipamentos utilizados............................................................................ 14
CONCLUSÕES................................................................................................... 15
ANEXOS ........................................................................................................ 16
Lista de freqüência
Fotos

| | | |CIONAMENTO DO SETOR.................................................................. 11

INTRODUÇÃO


O presente trabalho refere-se ao relatório de Estágio Supervisionado desenvolvido no Instituto de Medicina do Maranhão (IMMA) no período 13/12/2010 a 02/09/2011, apresentando ao departamento de Radiologia do Instituto de Ensino Florence, como requisito parcial da disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Radiologia Médica e Diagnóstico por Imagem.
As técnicas radiológicas e a obtenção de diagnóstico por imagem vêm sofrendo grandes transformações. Surgem, a cada dia, novas tecnologias e, com elas novos equipamentos, novos desafios. Neste contesto, é preciso destacar a figura dos técnicos em radiologia que fundamentado no aprendizado teórico, têm a responsabilidade de manusear essas máquinas, extraindo delas o que de melhor podem oferecer, numa busca incansável pela qualidade das imagens e, em conseqüência, pelo beneficio do paciente.
A fundamentação teórica é de suma importância para a realização desses exames, pois são complexos e tudo dependente do profissional que está aplicando as técnicas radiográficas, assim como os estágios, para aplicação dos conhecimentos teóricos que são ensinados em sala de aula.
As teorias são fundamentais na aplicação prática mostrando o significado do que é aprender. O momento do estágio torna-se, portanto, propício à construção coletiva deste diálogo, buscando caminhos para chegar à eficácia que irão auxiliar na formação profissional dos que abraçaram esta carreira.
Daí a visão de estudo, para avaliar o grau de capacitação oferecido pelos hospitais aos funcionários e a importância de valorizar o quadro funcional que satisfeito aumentará o nível de produção com melhor desempenho em sua função, conseqüentemente resultados positivos.
Assim, o objetivo geral visa avaliar o grau de motivação do técnico em seu ambiente de trabalho visando a conduta enfatizando a postura ética condizente com que as pessoas esperam do profissional da área de saúde. O Estágio Curricular consiste em aprender e desenvolver os conhecimentos

técnicos e científicos ensinados em sala de aula, e que devem ser aplicados na prática de acordo com a teoria passada visando contribuir efetivamente com os atendimentos feitos no hospital.
2. OBJETIVOS

2.1 Geral

• Adquirir conhecimento durante a prática para aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e desenvolver as técnicas radiológicas.

2.2 Específicos

• Posicionar os pacientes;
• Aplicar as técnicas radiológicas segundo sua indicação;
• Aprender a manusear equipamentos e acessório utilizados no setor.


























3- Caracterizações do Campo de Estágio

3.1 - Histórico:

A Clínica IMMA (Instituto de medicina do Maranhão) foi fundado em 15 de junho de 2005 como uma pequena clínica, CNPJ 06256265000131, tendo três sócios como proprietários, Dr. Hérquimas da Costa Pereira. Reginaldo Pereira Fonseca e Dr. Kleber Luz Araújo, onde a mesma está situada na Avenida Getúlio Vargas nº43, é uma clinica ambulatorial e uma empresa privada que funciona dentro das normas da Vigilância Sanitária e Ministério de saúde. O responsável pelo setor de radiologia é o Técnico Adirson John Canavieira Araújo CRTR 01448 t, tendo mais dois Técnicos totalizando três como plantonistas.
A Clínica dispõe de 1 sala de radiologia com câmara escura,5 consultórios, 1 sala para realização de procedimentos,1 sala de recuperação, 1 sala de coleta de matérias, 1 sala de gerencia, 1 central telefônica, 2 recepções, 20 funcionários ,e uma equipe de colaboradores diretos e indiretos, Clínicas que tem parceria em atender com preços populares, médicos de várias especialidades sendo cirurgião ,clínicos,radiologista,ortopedia,traumatologia,pediatras,neuropediatra,dermatologista,nutricionista, urologia ultrassonografista, ginecologia, proctologista ,oftomologista.
A Clinica conta com a missão de prestar assistência multiprofissional à saúde, de forma sistêmica e eficiente, com foco na qualidade dos serviços prestados e na segurança dos pacientes, familiares, colaboradores e meio ambiente. Visando ser referência no atendimento de preço popular e satisfação do

cliente.

3.2 Estruturas Organicional

Diretor Financeiro
Diretor Técnico
Gerente Administrativo
Gerente de Atendimento
Técnico de Enfermagem
Técnico em Radiologia
Técnico em Laboratório



4 Funcionamento do setor
O funcionamento é de 2ª a 6ª feira das 07h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min.

4.1 – TECNOLOGIA UTILIZADA
A técnica utilizada para obtenção das imagens radiográficas foi o Raios – X. Que consiste em expor um paciente a doses controladas de radiação ionizante, tomando cuidado de proteger paciente e acompanhante(s) do mesmo, de uma exposição desnecessária evitando assim danos à saúde de ambos.


4.2 – EQUIPAMENTOS E DISPOSITIVOS UTILIZADOS

Para a realização da técnica de obtenção de imagens utilizando raios – x os equipamentos utilizados e necessários são: Aparelho de Raios – X contendo: uma ampola de Raios – X, estativa vertical, mesa fixa ou móvel (bucky), mesa de comando, chassis radiográficos de tamanhos variados ( 18x24, 24x30, 30x40, 35x43, 35x35), películas ou filmes de tamanhos variados ( 18x24, 24x30, 30x40, 35x43, 35x35), sistema de tratamento ou revelação do filme constituído pela processadora e químicos, EPI’s ( Avental de chumbo, Dosímetro, etc).


5 – FUNÇÕES PRINCIPAIS


Possibilitar aos estagiários do Curso de Radiologia a aplicação prática do aprendizado teórico, por meio de atendimento a comunidade de classe média.
A instituição destaca-se por ser referência na Comunidade, sendo publicamente conhecida por sua estrutura organizacional, estrutural e responsabilidade social, inclusive tendo esse reconhecimento sido reiterado pelo Ministério da Saúde e a Vigilância Sanitária quando da última visita à Instituição.





6 ORGANOGRAMA





7 FLUXOGRAMA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com