TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curriculum Escolar

Monografias: Curriculum Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ANDRÉ ALVES BORGES

EDJA PAULA DE SOUZA PONTES MELO

LUANA MOTA SALES DE ARAUJO

MARIA ANTONIA FERREIRA CARDOSO

MARIA CRISTINEIDE G RIBEIRO OLIVEIRA

BRINQUEDOTECA: A VALORIZAÇÃO DO LÚDICO NO CONTIDIANO INFANTIL

Garanhuns

2013

ANDRÉ ALVES BORGES

EDJA PAULA DE SOUZA PONTES MELO

LUANA MOTA SALES DE ARAUJO

MARIA ANTONIA FERREIRA CARDOSO

MARIA CRISTINEIDE G RIBEIRO OLIVEIRA

BRINQUEDOTECA: A VALORIZAÇÃO DO LÚDICO NO CONTIDIANO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso (pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina.organização do trabalho trabalho pedagógico na educação infantil, reflexão e pesquisa,fundamentos da gestão educacional, alfabetização e letramento, lucidade e educação.

Prof. Alexandre Vilas Boas; Edilaine Vagula; Marlizete Steinie; Raquel Franco; Rosely Montagnini; Vilze Vidotti.

Garanhuns

2013

INTRODUÇÃO

O estudo deste tem com intuito mostrar um pouco da realidade

da brinquedoteca, mostrando seus aspectos históricos, suas regras, procedimentos e organização, já expostos também no trabalho anterior, contudo fazendo uma ligação entre a teoria e pratica fundada a partir de uma pesquisa de campo realizada no município de Garanhuns /PE.

Muito foi discutido sobre o ato de brincar protagonizado pela criança, e mesmo que existam diferentes opiniões contidas no contexto da educação infantil, todos reconhecem que o brincar é uma atividade que está presente em todas as culturas, sendo que cada uma tem suas especificidades, onde todos reconhecem que o brincar é importante para a criança. È um espaço que permite brincar livremente, responsável por mediar á construção do saber, utilizando o lúdico que compreende esquemas de comportamento que permitem iniciar a brincadeira, e desenvolver o cognitivo, afetivo, motor e social.

A brinquedoteca é [...] um espaço onde a criança, utilizando o lúdico constrói suas próprias aprendizagens, desenvolvendo-se num ambiente acolhedor, natural e que funciona como fonte de estímulos para o desenvolvimento de suas capacidades estéticas e criativas, favorecendo ainda sua curiosidade. NOFFS (2011, p.160).

DESENVOLVIMENTO

As Brinquedotecas devem demonstrar o perfil de sua comunidade ou contexto sociocultural onde se encontra instalada, para cultivar e ofertar aprendizagens a todos com formação mais humanizada e integral, como discorre Vaz (2009, 1), que "os brinquedos, atividades, estruturação, objetivos e serviços oferecidos à comunidade alvo tem variações", pois atende as características deste, que determina a configuração do espaço, do acervo e do pessoal que irá mediar às atividades realizadas.O local de instalação da Brinquedoteca deve ser composto por diferentes ambientes, simples ou sofisticados, com materiais recicláveis (construídos manualmente) ou industrializados (prontos). Mas, é essencial que a estrutura e os objetos decorativos (mobília, decoração) ofereçam às crianças liberdade, segurança e motivação para brincar, expressar e criar, seja individual ou coletivamente, mas exercer suas práticas sociais.

Quanto à organização, as brinquedotecas são estruturadas com diferentes espaços ou "cantos", que vem sofrendo variadas transformações desde o seu surgimento, sob intensa metamorfose evolutiva, adequada de acordo com o ambiente inserido.

De acordo com Vaz (2009, p. 2) existem duas formas de organizar o espaço para permitir o acesso das crianças aos brinquedos: através de empréstimos, para brincar em casa, ou então, a oferta de instalações para brincadeiras in loco.

Algumas Brinquedotecas ainda contêm espaços geminados, ambiente externo com gramado, bacias de água, piscininhas para brincar com barcos de papel ou de plástico, mangueiras, plantas, caixa de areia, e objetos específicos para ser manuseados no local. Oambiente deve ser criativo, colorido, expressivo, alegre, onde se proporcione afetividade e magia. A autonomia das crianças deve ser estimulada constantemente, com independência na execução e escolha de seu brinquedo e brincadeira.

Vaz (2006) acredita ser interessante fazer uma pesquisa sociocultural e ambiental sobre a comunidade local (vida e hábitos de brincar das crianças) para ampliação antes de definir as atividades ofertadas na brinquedoteca. É evidente a presença de salas de brinquedos sob diferentes enfoques como: hotéis, hospitais, clubes, shopping etc. A diferença entre brinquedoteca e as salas de brinquedos encontra-se não no local ou tipo, mas nos objetivos estabelecidos para cada uma delas.

Descrições dos possíveis “cantos” que compõem a brinquedoteca, com base nas idéias de Vaz (2006) e Ramalho (2000, p.840):

• Canto do “faz de conta”: espaço com mobílias e utensílios domésticos; canto do supermercado; camarim com fantasias, para representar de diversos papéis, entre outros brinquedos infantis miniaturizados.

• Canto da leitura: diversos tipos de livros para atender a todas as faixas etárias e estimular o hábito e gosto pela leitura

• Canto das invenções ou criação ou sucatoteca: uso de materiais recicláveis ou objetos diversos para inventar, construir e recriar coisas e brinquedos.

• Canto de teatro ou do fantoche: criação e construção de histórias e fantoches, com painéis e palcos para encenações.

• Canto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com