TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo e preço de venda

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O trabalho compreende duas partes distintas: uma validada do atual sistema de custeio RKW, para definir hora e atividade produtiva. A  segunda parte formação de preço.

O sistema de custeio usado para validar o custeio atual foi a UET( Unidade de Esforço de Trabalho) conhecido por UEP(Unidade de Esforço de Produção). Esse método simplifica o controle de Gestão que a UET representa pelo esforço humano da máquina ou equipamento utilizado, capitais investidos e energia aplicada. Dessa forma unifica a produção.

A Uet considera o custo hora/máquina ou hora/atividade, uma forma global , onde o custo de produção são custos diretos ou indiretos, das atividades de produção, incluindo os equipamentos utilizados no processo.

O Custo Direto, considera o custo dos materiais e mão de obra aplicado no processo produtivo para o custo de produção, que compõem o Custo por Absorção, que permitem o rateio de custos e de despesas, máquinas do processo produtivo.  O preço a ser estabelecido  considera aspectos que preserve a rentabilidade do negócio:

  1. A COMPETIVIDADE DA EMPRESA

Existe a necessidade de ajustar o preço de venda  ao preço no mercado. Assim o custo de produção passa a ser perseguido, diante ações que vão desde a matéria-prima a preços e condições de máquinas e pessoas no processo produtivo.

  1. A  ESTRATÉGIA DA EMPRESA

Ocorre na formulação do custo do produto ou serviço vendido, que norteiam as atividades da empresa em sua trajetória.Seus pontos fracos e fortes dentro da empresa, levam o preço final do produto ou serviço a ser vendido de forma padronizada.

  1. O GRAU DE UTILIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS

É de fundamental importância, pois calcula o custo do produto ou serviço das pessoas envolvidas no processo produtivo e maquinas. Devem ser considerados também a Mao de obra de terceiros direta ou indiretamente, atividade externa ou interna, aluguel de máquinas e equipamentos, etc.

  1. O CICLO FINANCEIRO

Rentabilidade final esta ligada ao Ciclo Financeiro da empresa, considerando o prazo médio de recebimento das vendas, prazo médio de pagamento das compras e prazo médio de renovação dos estoques:

CF= PMRV + PMRE(-) PMPC

O Cálculo dos custos de produção tem importância estratégica para a sobrevivência da empresa.

  1. A UET NA GRÁFICA Y

Premissas

O Cálculo da UET dos processos produtivos foi configurado de acordo com a atuação da empresa e estabelecidos diversos centros de custos.

Passos Iniciais da Sistematização

Uma apropriação correta dos custos com aluguel dos imóveis ocupadas pela gráfica Y, efetuaram medições  das áreas ocupadas pelos equipamentos industriais rateadas pelos centros de custos.

Seu passo seguinte formou a alocação de cada pessoa ao departamento correspondente, custo hora mensal correspondente e demais despesas envolvidas, como vale-transporte,cesta básica, vale-refeição, etc.

Para fins de encargos sociais, são considerados rubricas que estabelecem um montante de encargos sociais para empregados e terceirizados.

AS ATIVIDADES DE SUPERVISÃO E APOIO

A Mao de obra indireta representa  valores referentes á remuneração e encargos sociais como despesas das atividades desenvolvidas nessas áreas. A incidência de despesas na UET de cada máquina considera a aplicação de determinados setores( diretoria) e determinados centros de custos.

OS CUSTOS POR EQUIPAMENTOS/ ATIVIDADE DE PRODUÇÃO

Sua capacidade produtiva é de 80%, com adoção média quadrimetral móvel, tendo uma média nos últimos 4 meses, renovada a cada mês .

O CUSTO DE OPORTUNIDADE

A utilização da UET, para o calculo dos custos de produção considera o custo de oportunidade, equivalente a amortização do equipemanto valor hora/máquina. Suas variações estão no prazo de amortização dos investimentos adotados, repercutindo no custo hora/máquina ou hora/ atividade.

  1. A  FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

Considerações Iniciais

Em um mercado altamente competitivo, o preço de venda se constituirá no último determinante no fechamento do negócio. Pontualidade, entrega, características dos materiais são ofertantes que não promovem a decisão de compra.

A formação do preço de venda é na maioria das vezes um custo de transformação- custo de produção que considera o valor hora/maquina e parâmetros de tempo estabelecidos no sistema – junto com valor dos materiais utilizados na produção de item especifico. Sobre esse valor  tem que ser agregado a comissão do vendedor e tributos diretos e indiretos, e por fim o lucro sobre a receita liquida auferida, correspondente ao custo do capital envolvido no negocio.

O certo seria a formação de um preço de venda isoladamente dos tributos, comissão e acréscimos a ser obtida na operação, um exemplo seria uma margem de negociação.

Assim sua fórmula seria:

Custo de transformação + Custo da matéria-prima

                        100- margem de contribuição %

Preço de Venda =                                 100___________________

        100- comissões % - impostos % - margem de negociação %

                                                                                        100

A utilização dessa fórmula evita uma distorção da margem absoluta em R$ a ser obtida na operação.

CÔMPUTO GERAL DO PREÇO DE VENDA

É recomendado o uso do Mark-up que determina o preço de venda liquido final apresentado ao cliente.

O Mark-up se aplica sobre os valores referentes ao custo de transformação – aplicado do valor hora/máquina ou hora/atividade estabelecidos para a produção especifica.

O sistema de Cômputo de preço trabalha com a contribuição marginal – soma entre o custo de transformação e lucro operacional calculado aos custos totais do produto vendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com