TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DA CONTABILIDADE FINANCEIRA À DE CUSTOS

Por:   •  1/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  11.041 Palavras (45 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 45
  1. INTRODUÇÃO

DA CONTABILIDADE FINANCEIRA À DE CUSTOS

Até a Revolução Industrial (século XVIII), quase só existia a Contabilidade Financeira (ou Geral), que desenvolvida na era mercantilista, estava bem estruturada para servir as empresas comerciais. A Contabilidade Financeira surgiu com o desenvolvimento do comércio. Seu objetivo fundamental é o controle do patrimônio das empresas e de suas variações, que são resultantes da apuração do resultado das atividades mercantis (lucro ou prejuízo).

Para a apuração do resultado de cada período, bem como para o levantamento do balanço em seu final, bastava o levantamento dos estoques em termos físicos, já que sua medida em valores monetários era extremamente simples: o contador verificava o montante pago por item estocado, e dessa maneira valorava as mercadorias. Fazendo o cálculo basicamente por diferença, computando o quanto possuía de estoques iniciais, adicionando as compras do período e comparando com o que ainda restava, apurava o valor de aquisição das mercadorias vendidas, na clássica disposição:

Estoques Iniciais (+) Compras

(-) Estoques Finais

(=) Custo das Mercadorias Vendidas (CMV)

Confrontando-se esse montante com as receitas líquidas obtidas na venda desses bens, chegava-se ao lucro bruto, do qual bastava deduzir as despesas necessárias à manutenção da entidade durante o período, à venda dos bens e ao financiamento de suas atividades.

Os bens eram quase todos produzidos por pessoas ou grupos de pessoas que poucas vezes constituíam entidades jurídicas. As empresas propriamente ditas viviam basicamente do comércio, e não da fabricação. Dessa forma, eram bastante fáceis o conhecimento e a verificação do valor de compra dos bens existentes, bastando a simples consulta aos documentos de sua aquisição.

A Contabilidade Financeira – condicionada às imposições legais e requisitos fiscais, preocupa-se com as leis e normas e é obrigatória para as entidades legalmente estabelecidas. Seu objetivo maior está associado ao passado, e seus atos e práticas são estabelecidos por meio de regras normativas que, muitas vezes, comprometem a tomada de decisão.

Assim, em muitas situações, torna-se necessário adaptar as informações da contabilidade financeira para possibilitar um processo mais coerente de tomada de decisões – originando a Contabilidade Gerencial.

Com o advento da Revolução Industrial e a conseqüente proliferação das empresas industriais, tornou-se mais complexa a função do contador que, para levantamento do balanço e apuração do resultado, não dispunha agora tão facilmente dos dados para poder atribuir valor aos estoques; seu valor de “compras” na empresa comercial estava agora substituído por uma série de valores pagos pelos fatores de produção utilizados.

DA CONTABILIDADE DE CUSTOS À CONTABILIDADE GERENCIAL

O valor do Estoque dos produtos existentes na empresa, fabricados por ela, deveria então corresponder ao montante que seria equivalente ao valor de “compras” na empresa comercial. Portanto, passaram a compor o custo do produto os valores dos fatores de produção utilizados para sua obtenção, deixando-se de atribuir àqueles outros que na empresa comercial já eram considerados como despesas no período de sua incorrência: despesas administrativas, de vendas e financeiras.

A preocupação inicial dos contadores, auditores e fiscais foi a de fazer da contabilidade de custos uma forma de resolver seus problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado, não a de fazer dela um instrumento de administração. A Contabilidade de Custos nasceu da Contabilidade Financeira, quando da necessidade de avaliar estoques na indústria.

Devido ao crescimento das empresas, com o conseqüente aumento da distância entre administrador e ativos e pessoas administradas, passou a contabilidade de custos a ser encarada como uma eficiente forma de auxílio no desempenho dessa nova missão, a gerencial.

Possui funções relevantes:

  1. O auxílio ao controle – fornecendo dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e outras formas de previsão e, num estágio imediatamente seguinte, acompanhar o efetivamente acontecido para a comparação com os valores anteriormente definidos.
  2. Ajuda às Tomadas de decisões – seu papel reveste-se de suam importância, pois consiste na alimentação de informações sobre valores relevantes que dizem respeito às conseqüências de curto e longo prazo sobre medidas de introdução ou corte de produtos, administração de preços de venda, opção de compra ou produção etc.
  3. Determinação do lucro – empregando dados originários dos registros convencionais contábeis, ou processando-os de maneira diferente, tornando-os mais úteis à administração.

Resumindo, a Contabilidade de Custos acabou de passar, nessas últimas décadas, de mera auxiliar de avaliação de estoques e lucros globais para importante arma de controle e decisão gerencial. Obviamente, estas novas missões não compreendem o todo da Contabilidade Gerencial, esta é mais ampla.

Com o significativo aumento de competitividade que vem ocorrendo na maioria dos mercados, sejam industriais, comerciais ou de serviços, os custos tornam-se altamente relevantes quando da tomada de decisões em uma empresa. Isso ocorre pois, devido à alta competição existente, as empresas já não podem mais definir seus preços de acordo com os custos incorridos, e sim, também, com base nos preços praticados no mercado em que atuam.

O Conhecimento dos custos é vital para saber se, dado o preço, o produto é rentável; ou, se não rentável, se é possível reduzi-los (os custos).

Assim, a Contabilidade mais moderna vem criando sistemas de informações que permita melhor gerenciamento dos custos, com base nesse enfoque.

A Contabilidade Gerencial tem por objetivo fornecer instrumentos aos administradores de empresas que os auxiliem em suas funções gerenciais.

EXERCÍCIOS

Assinalar Falso (F) ou Verdadeiro (V):

  1. ( F ) A Contabilidade de Custos é mais ampla do que a Contabilidade Gerencial.
  2. ( V) O conhecimento do custo é vital para se saber, dado o preço, se um produto é lucrativo ou não, e quanto.
  3. ( V ) A Controladoria e a Tecnologia de Informação vêm criando sistemas de informações que permitem um melhor e mais ágil gerenciamento de custos.
  4. ( F ) O papel da Contabilidade de Custos, no que tange a decisões, é fazer a alimentação do sistema sobre valores relevantes apenas no curto prazo.
  5. ( V ) O papel da Contabilidade de Custos, no que tange a decisões, é fazer a alimentação do sistema sobre valores relevantes tanto no curto quanto no longo prazo.
  6. ( V) Após a Revolução Industrial, no século XVIII, a Contabilidade adaptou às empresas industriais os mesmos conceitos utilizados nas comerciais.
  7. ( F ) A auditoria Independente criou princípios contábeis totalmente diferentes daqueles utilizados na Contabilidade.
  8. ( V ) O custo de um produto é composto pelo custo dos fatores utilizados, consumidos ou transformados para a sua obtenção;
  9. ( F) A forma de valoração de estoques desenvolvida pela Contabilidade de Custos foi abandonada, já que feria os Princípios Fundamentais de Contabilidade.
  10. (V) Devido ao crescimento das empresas e mercados, a Contabilidade de Custos passou a ser vista como uma importante forma de auxílio em questões gerenciais.
  1. TERMINOLOGIA CONTÁBIL BÁSICA EM CUSTOS

TERMINOLOGIA EM CUSTOS INDUSTRIAIS

Para poder se discutir o processo de formação dos custos e preços, alguns termos técnicos são empregados. Muitos desses termos mais comuns são empregados na contabilidade geral e desta última trazidos para a contabilidade de custos. O nosso objetivo agora é uniformizar estes conceitos que serão utilizados ao longo de toda a nossa disciplina de Contabilidade de Custos. Alguns dos principais termos são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.6 Kb)   pdf (512.1 Kb)   docx (190.6 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com