TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFININDO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Por:   •  13/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – GESTÃO DO CONHECIMENTO

ATIVIDADES DE AUTO-DESENVOLVIMENTO

PROF.º

SERÃOZINHO

2012

Aula Tema 01: DEFININDO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

De fato, a chegada do homem a lua foi um marco histórico e um salto enorme para a instigação de novas tecnologias, conhecimento e formas de se aprofundar em descobertas. Descobrir componentes deste ambiente compatíveis com os da terra (água, terra, etc.) e avanços tecnológicos foram impulsionados, pela necessidade de se ter uma melhor comunicação e visando interesses econômicos que refletem até hoje.

Avanços tais como, evolução de equipamentos, criação de novos produtos com mais utilidade ás pessoas, esperando um impacto e evolução na economia.

Aula tema 02: A EMPRESA CRIADORA DE CONHECIMENTO.

O conceito de gestão do conhecimento, parte a principio de todo o conhecimento existente em uma empresa, na cabeça das pessoas, integridade dos processos e no interior dos departamentos, é a utilização do conhecimento como base na estratégia, para agregar valores e garantir sua eficiência.

Em uma economia onde mudanças ocorrem com certa rapidez, e as pessoas tem dificuldade em acompanhar, quando os mercados transformam-se, uma empresa só torna-se bem sucedida quando se cria consistentes novos conhecimentos e o implantam para todos dentro da organização, incorporando os avanços aos seus produtos ou serviços.

Assim sendo, a Gestão do Conhecimento vem como um apoio ou uma base para a organização tornar as mudanças em adaptáveis acontecimentos de rotina, deixando seus colaboradores preparados e com o conhecimento e capacidade necessária para se conviver em um ambiente inconstante.

Além disso, é importante para que os administradores tenham interesse em explorar o conhecimento que seus colaboradores possuem e que podem favorecer o andamento e crescimento da organização.

Aula tema 03 – TEORIA DA CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL

Hoje vivemos em um mundo globalizado, logo podemos adquirir produtos e serviços de qualquer parte do mundo, as organizações têm como objetivo ampliar sua eficiência e garantir sua permanência no mercado. As dificuldades em efetivar a gestão do conhecimento ocorrem principalmente pela dificuldade de transmitir a informação aos colaboradores de maneira que os mesmo acreditem e disseminem entre seus subordinados. Se o processo do conhecimento, não for divulgado entre todos, as hierarquias da empresa não será aplicada, logo não haverá eficiência.

No Brasil, a dificuldade ainda é grande, pois estão começando agora a olhar para o capital humano, capital intelectual, capacidade inovadora e a inteligência empresarial, e entender que são engrenagens essenciais para o sucesso do processo, desde o funcionário do alto escalão que estabelece a estratégia da empresa até o funcionário que irá executar as operações que atendem a estratégias.

Em empresas de pequeno porte, existem muitos empresários que tem dificuldades em aceitar ideias inovadoras, pensam e acreditam que chegaram até aqui sem elas e podem vencer o mundo moderno sem mudanças, vive uma realidade cheia de paradigmas, como também encontramos colaboradores com a mesma filosofia, então o medo de ambas as partes os fazem resistirem às mudanças dificultando todo processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com