TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL BEBIDAS PIRA

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 7

Unidade Campus Marte (MR) - Unibero

Administração

Teoria Geral da Administração

Fundamentos de Economia

Desafio Profissional

“A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário em que se apresenta.”

Marcelo Moreno (Tutor Presencial)

TATIANA VIEIRA GONÇALVES RA: 9510352809

THATIANE DOS SANTOS DA SILVA RA: 9623486239

LETICIA DOS REIS RA: 9694485931

São Paulo, 16 de Setembro de 2014

Introdução

O mundo está passando por transformações revolucionárias que estão mudando a maneira como as organizações operam e funcionam. Empresas, produtos, serviços e pessoas que não estiverem antenados e plugados nessas novas transformações se tornarão rapidamente obsoletos, e provavelmente, não servirão mais para suas antigas funções.

A tecnologia está funcionando como verdadeiro desestabilizador das instituições em face do forte impacto inovador, desequilibrando as estruturas vigentes, solucionando muito dos problemas e criando situações inteiramente novas que por sua vez trazem problemas novos e diferentes (Idalberto Chiavenato,2005).

À medida que a sociedade industrial evoluiu, a concorrência aumentou e os administradores precisaram de ferramentas para enfrentá-las, tais como, buscar excelência operacional que se traduz em produtos de alta qualidade, interação e articulação internas de recursos e competências, participação, envolvimento, engajamento, empowerment, infraestrutura tecnológicas com base para operações e informações, foco no mundo dos negócios, em que se situam clientes, fornecedores e concorrentes, foco em competências e resultados (Idalberto Chiavenato,2014). Focando também a parte econômica, buscando a maximização dos lucros, satisfação dos consumidores, equilíbrio de mercado, análise em receitas e custos marginais (Alfred Marshall – 1842-1924). Buscar saber que produto produzir e quanto produzir preocupando-se também com a escassez dos recursos ou fatores de produção.

Sendo assim, o gestor tem que desenvolver habilidades e competências que possibilitem a visão do sistema como um todo abrangendo todas as áreas dentro e fora de uma empresa, ou seja, ter visão do ambiente interno e externo.

Objetivo

Este desafio tem como objetivo buscar as melhores habilidades e competências em um gestor que possa desempenhar da melhor maneira possível a função que o Dr. João exercia dentro da indústria de bebidas Pira, baseando-se nas Teorias da Administração e Economia.

Competências e Habilidades do Gestor

Competências e Habilidades Deficitárias

Argumentos para as competências e habilidades deficitárias de Paulo e Iran

Visão Global - Paulo e Iran precisam aprender a inteirar-se mais no mercado global aprimorando assim sua visão geral.

Liderança - Iran e Paulo têm liderança porém necessitam aprimorar essa habilidade para que possam ocupar o cargo máximo da empresa.

Estabelecer prioridades - Paulo quer resolver os problemas mas não consegue estabelecer prioridades.

Motivar funcionários - Iran não se preocupa em incentivar os funcionários para melhorar o desempenho no trabalho.

Qualificação - Paulo e Iran têm experiência dentro da empresa mas não para ocupar o cargo do Dr. João pois desempenhavam outras funções, e devem se preparar buscando qualificações profissionais, aprimorando assim suas habilidades para executar funções especificas de um gestor.

Repassar conhecimento - Iran tem que repassar informações de forma clara e objetiva para seus funcionários desempenharem suas funções de forma qualificada e eficiente.

Controle emocional - Iran tem dificuldades em controlar a emoção por isso deve controlar a impulsividade refletir de agir, ser ponderado com isso pode obter um maior controle emocional.

Prever futuros gastos - Paulo e Iran tem dificuldades em prever futuros gastos e devem aprimorar essa qualidade tentando se antecipar à determinada situação que possa gerar gastos para empresa.

Flexibilidade - Iran não tem tanta flexibilidade na sua área de atuação. Para melhorar ou aprimorar deve ouvir mais opiniões de outras pessoas e aceitar que essas opiniões ou ideias podem ser melhores ou mais adequadas para determinada situação.

Experiência anterior - Paulo e Iran nunca ocuparam um cargo no nível de gestor e sempre trabalharam na mesma empresa por isso não possuem experiências anteriores

Preparar-se com imprevistos - Iran trabalha na base do palpite e da intuição e deveria buscar soluções tomando como exemplo grandes empresas para resolver os imprevistos.

Controle sobre os gastos - Iran deve se preocupar com a parte financeira, não visando somente a produção

Fiscalizar funcionários e fornecedores - Paulo precisa fiscalizar melhor os fornecedores e funcionários para obter melhores resultados

Estabelecer regras - Paulo deve se preocupar em estabelecer regras claras e objetivas

Trocar informações entre os setores - Iran deve interagir mais entre os setores

Resolver conflitos internos - Paulo não se mostra apto a resolver conflitos que possam surgir na empresa.

Por que escolher um novo Gestor?

De acordo com Frederick W. Taylor (1856-1915), a ênfase nas tarefas representa a preocupação com as operações e tarefas à serem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com