TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL SUPERMERCADO HORTODEN

Por:   •  19/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.458 Palavras (10 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD

POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CURSO: TECNOLOGIA EM LOGISTICA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: PROCESSOS GERENCIAS.

                                  MATEMÁTICA.

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio apresentado como requisito para a obtenção de nota parcial do 2° semestre do Curso de Tecnologia em Logística, supervisionado pelo tutor presencial Prof. Marcelo Lins.

Prof. Ademir Cavalheiro Leite

Prof. Pedro Hiane

Manaus, 19 de Setembro de 2014.

Introdução

Com a constante mudança de mercado, surge a necessidade de um planejamento estratégico para qualquer empresa independente do seu porte pequeno, médio ou grande, pois a partir desse planejamento a empresa se prepara para enfrentar as adversidades do mercado. Uma empresa mal administrada passa a não possuir e executar suas metas e objetivos, não analisa o ambiente externo em buscar de novas oportunidades de negocio, produtos e tecnologias, ou simplesmente identificar a dificuldades do mercado, não da à devida atenção para seus números ligados a lucro e gastos e com o decorrer dos anos dificilmente essa empresa conseguira manter-se no mercado tão competitivo que vivemos, mesmo que ela domine o mercado de sua cidade.

O objetivo principal é estabelecer um plano de capacitação para a empresa como um todo, para que cada um entenda qual seu papel, como desenvolvê-lo, como aperfeiçoa-lo, e torna-se um profissional altamente capacitado que não só desenvolve seu papel com excelência mais que também compartilha o que aprende contribuindo com o crescimento da empresa.

Após a exposição do problema, foi adotado um plano de capacitação eficaz considerando que a valorização humana é o primeiro passo para que o colaborador busque ser eficaz e eficiente na instituição que atua.

Organograma Hortoden.

[pic 2]

Desafio Profissional.

Segundo Henry Fayol tudo na Administração é uma questão de medida, ponderação e bom senso.  Com base em suas ideias flexíveis e capazes de ir ao encontro das necessidades administrativas da organização, podemos entender que a administração da empresa não se refere apenas ao topo da organização e sim a empresa como um todo, que vai do Presidente ao operário, onde todos possuem papeis fundamentais e imprescindíveis na empresa. Dentre as funções básicas da organização a base de tudo é o planejamento entre seus conceitos e técnicas, usaremos como base da nova estrutura da Hortoden os seguintes pontos estratégicos: Divisão do Trabalho, Autoridade e Responsabilidade, Disciplina, Unidade de Direção, Hierarquia, Ordem, Iniciativa e Espírito de Equipe, pontos fundamentais na realização das ações imediatas e vitais para a reestruturação e futuro sucesso da Hortoden.

Os Diretores e Gerentes serão tecnicamente capacitados para exercer o seu cargo dentro da empresa dissimilando o planejamento interno através do plano apresentado que envolve no primeiro momento entender qual sua função e papel na organização, onde o Diretor devera manter seu foco no mercado, a princípio seus olhos estarão fora da empresa vendo qual a necessidade do mercado, inovação de produtos e tecnologias, satisfação do consumidor, melhor distribuição dos cargos e possibilidades de expansão. Os Gerentes por sua vez focarão no estabelecimento, os olhos dentro da empresa, trabalhara em conjunto com os encarregados no qual chamará de Líder de Departamento, gerando uma equipe administrativa: Diretores, Gerentes e Líderes em busca de inovações, soluções e aplicações para o desenvolvimento da empresa em sentido de urgência.

A nova Estrutura Funcional do Hortoden funcionara de acordo com o organograma que definira perfeitamente a ordem e função que cada indivíduo desempenhara, podemos definir o organograma como uma metodologia que consiste em construir uma base sólida de planejando estratégico, deixando os funcionários mais produtivos ao trabalharem em conjunto, alcançando as metas almejadas pela empresa, será necessária a implantação de novos setores administrativos tendo em vista a deficiência nos setores e má distribuição de cargos e a nomeação dos lideres para cada departamento, buscando a interação social, onde o setor ira progredir espontaneamente.

A grande deficiência da empresa esta na má administração da Diretoria e na falta de setores que o auxiliem, o setor de Compras e Financeiro e Operacional esta sendo mal executado, não há Departamento de Recursos Humanos, que dificulta a distribuição de funções de cargo.

No novo organograma setores Administrativos, Financeiros e Operacional trabalham em conjunto, respondendo , solucionando e intervindo os seus subsetores, direção comercial e administrativa trabalharam em conjunto na busca de enxugar os custos, novos fornecedores, novas condições de pagamento na busca de maiores descontos tanto na compra de maiores quantidades quanto no pagamento a vista, a possibilidade de trabalhar com compras por consignação, resolução de avarias de produtos, buscando a diminuição dos prejuízos com produtos quebrados, vencidos, avariados e ate mesmo com dificuldade de vender, produtos que não tem giro no mercado pois as despesas são os principais itens na composição do preço de venda dos produtos, nisso as despesas fixas não  alteraram com a variação de venda e as despesas variáveis iram alterar apenas com a variação do faturamento. Com Diretoria Comercial organizado e o setor de compras trabalhando perfeitamente poderemos melhorar a elaboração dos preços de venda de produtos, pois a  formação do preço de venda é fundamental para a sobrevivência da empresa,  fazendo a analise do mercado para atuarmos com um preço de venda adequado e acessível aos clientes e por fim será evitada a venda com prejuízo.

 O Departamento Pessoal ficara encarregado  do recrutamento e treinamento dos funcionários que serão admitidos, explicar qual a visão da empresa, quais suas normas e procedimentos, substituindo a antiga forma de recrutamento. O RH também irá acompanhar a execução de cargo dos demais setores, com uma atenção especial aos Líderes de setor averiguando se os Líderes cumprem com seu papel e auxiliam suas equipes na busca do conhecimento especializado no campo que trabalha a eficácia, cumprimento de metas, ou seja, o Líder vai ser o braço direito de toda equipe e toda a equipe será o braço direito do Líder. Quando houver vagas em algum setor, o Rh também ira avaliar o aproveitamento de funcionários promovendo-o a uma nova função quando houver necessidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (165.7 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com