TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL - SÓ LARANJAS

Por:   •  21/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.168 Palavras (17 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

CENTRO EDUCACIONAL ANHANGUERA – UNIDERP                                            POLO EDC JÚLIO DE CASTILHO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 2º SEMESTRE

DISCIPLINAS:

Economia, Teoria da Administração, Ciências Sociais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Teoria da Contabilidade.

Felipe de Goes da Silva - RA: 8798000659

Leonardo Cícero dos Santos da Silva - RA: 6264178632

Marcia Juliana Ferreira Mendes da Cunha - RA: 5290442573

Marluce Pereira Santana - RA: 5321572195

Taila De Souza - RA: 8798015246

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTORA EAD: DANIELE R. HURTADO

CAMPO GRANDE/ MS

NOVEMBRO 2017

Felipe de Goes da Silva - RA: 8798000659

Leonardo Cícero dos Santos da Silva - RA: 6264178632

Marcia Juliana F. M. da Cunha - RA: 5290442573

Marluce Pereira Santana - RA: 5321572195

Taila De Souza - RA: 8798015246

DESAFIO PROFISSIONAL – 2 SEMESTRE

Trabalho desenvolvido para o curso de Administração, disciplinas norteadores Ciências Sociais, Economia, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, Teoria da Contabilidade e Teoria da Administração, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 2º semestre 2017, sob orientação da tutora EAD Daniele R. Hurtado.

CAMPO GRANDE/MS

NOVEMBRO 2017

Sumário

1     INTRODUÇÃO        3

2     DESENVOLVIMENTO        4

2.1     Organograma da empresa        4

2.2     Custos de produção (Passo 1)        6

2.3     Administração da empresa (Passo 2)        9

2.4     Responsabilidade social (Passo 3)        10

2.5     Sustentabilidade (Passo 4)        12

2.6    DRE e Balanço Patrimonial (Passo 5)        13

3     CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17


1     INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como propósito pôr os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Teoria da Administração, Responsabilidade Social e Meio ambiente, Economia, Ciências Sociais e Teoria da Contabilidade em prática. Sendo assim, o Desafio Profissional traz exemplos de problemas comuns nas empresas, como dificuldades na parte financeira até questões sobre sustentabilidade, para que os estudantes entrem no papel de consultores empresariais, vivenciando os desafios de sanar os problemas que mais afligem as empresas atualmente.

Com isso, se busca desenvolver as habilidades e competências inerentes ao profissional, como iniciativa, capacidade criativa para solucionar problemas em todas as áreas que abrangem uma organização, entre outros. O desenvolvimento do trabalho será divido em cinco passos, com o foco centrado numa empresa fictícia denominada “SÓ LARANJAS”, tendo como proprietário João Coutinho. Por outro lado, entramos no papel de funcionários da “Alpha Consultoria”, que foi contratada para reunir informações acerca dos problemas e apresentar soluções para todas as adversidades da companhia de João Coutinho.

2     DESENVOLVIMENTO

Situada no interior do estado de São Paulo, a empresa “SÓ LARANJAS” foi fundada pelo proprietário e empreendedor João Coutinho. Atuando no mercado a 5 anos, tem como objetivo o fornecimento de sucos de laranja 100% natural. Desde sua fundação a organização passou por um período de crescimento considerável, no qual fidelizou um grande número de clientes em mais de 15 municípios da região.

Os sucos são comercializados em garrafas PET de 1 litro, e distribuídos em vários pontos do comércio, sendo eles, lanchonetes, bares, restaurantes, depósitos e conveniências em geral. Com rigorosos processos de fabricação a empresa já garantiu seu lugar com qualidade reconhecida pelo mercado.

2.1     Organograma da empresa

A empresa está subdividida em 3 setores e conta com 8 colaboradores. Conforme organograma, João Coutinho é o diretor e proprietário da empresa, no setor administrativo encontram-se Marcos, Márcia e Gustavo, gerente comercial, assistente financeiro e gerente de produção, respectivamente. Já na parte operacional encontram-se, Felipe e Patrícia que são vendedores e Jorge e Rubens, colaboradores de produção.anceiro[pic 2]

Fonte: Desafio Profissional (Adaptado pelo autor)

Conforme organograma, João Coutinho é o diretor e proprietário da empresa, no setor administrativo encontram-se Marcos, Márcia e Gustavo, gerente comercial, assistente financeiro e gerente de produção, respectivamente. Já na parte operacional encontram-se, Felipe e Patrícia que são vendedores e Jorge e Rubens, colaboradores de produção.

Com o aumento da concorrência, mercado mais competitivo e problemas gerenciais e financeiros, a organização vem tendo seu desenvolvimento comprometido, e por não possuir um planejamento estratégico traçado o empreendedor vislumbra um cenário positivo de crescimento da empresa, mas sem clarezas das mudanças estruturais e pontos de melhorias, sendo necessária a intervenção de subsídios externos.

Joao Coutinho contratou a empresa “Alpha Consultoria” pelo período de 2 meses, com o objetivo de elaborar um diagnóstico atual e planos de ações como forma de imprimir agilidade e promover mudanças ao negócio.

No diagnóstico organizacional, foram levantadas informações que abrangem as atividades econômicas, administrativas, sociais, ambientais e contábeis, indispensáveis ao gerenciamento do negócio. A “Alpha Consultoria” identificou uma série de problemas que estão impactando no desempenho da empresa, sendo:

  • Econômico: A assistente financeira Márcia registra as operações de contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa diário. Mas sem nenhum auxilio de sistema especializado não há um controle financeiro gerencial de ordem estratégica, com relatórios precisos de atuação. Informações primárias, incompletas e imprecisas, impossibilitam o empresário de identificar os valores reais de custo totais de produção, assim como, o custo fixo e variável médio, custo médio, custo marginal e o custo mínimo de produção.
  • Administrativo: Controle de estoque e tempo médio de produção inadequado; maquinário de produção antigo; problemas de logística entre Gustavo (Gerente de produção) e o fornecedor de laranjas, “LARANJAS DO PRODUTOR” causando atrasos no processo de produção; falta de treinamento e capacitação dos vendedores Felipe e Patrícia, gerando reclamação por parte dos clientes; a empresa paga 70% a vista para os fornecedores, em contrapartida recebe apenas 30% a vista dos clientes; colaboradores de produção dispersos, ociosos e funções no processo de produção desorganizado.
  • Sociais: Falta de projetos para a comunidade onde a empresa está implantada e para a equipe de colaboradores.
  • Ambientais: Não há descarte correto dos resíduos da matéria-prima, sendo descartados em sacos de lixo, com destino a lixões e outros espaços a céu aberto, podendo gerar ônus para empresa, como sanções, multas e até fechamento da mesma.
  • Contábeis: Devido à ausência do Balanço Patrimonial (BP) e Demonstrativo do Resultado de Exercício (DRE), João Coutinho não sabe se a empresa teve lucro nos últimos dois anos e se o patrimônio da organização aumentou.

2.2     Custos de produção (Passo 1)

Nessa etapa iremos apresentar ao Sr. João Coutinho a verdadeira importância dos cálculos para a geração de preços e consequentemente de lucro.

Entende-se por custo de produção a soma dos valores de todos os recursos e operações utilizados no processo produtivo de certa atividade. Muitas vezes o empresário acha estar sendo bem remunerado, mas na verdade quando se contabiliza as informações, vê-se que a curva de rendimento está totalmente negativa, levando ao caos de dívida com fornecedores e bancos. Para isso, é preciso uma análise de todos os fatores que envolvem a produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (492.9 Kb)   docx (120.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com