TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO ADMINISTRATIVO: SAPATARIA FONSECA E LW SAPATOS

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

DIAGNÓSTICO ADMINISTRATIVO: SAPATARIA FONSECA E LW SAPATOS

ARCOVERDE

2013

MARCELLO TENORIO DE FRANÇA GOMES

MICHELLE INACIA DA SILVA AROEIRA

MISSILENE MATIAS DA SILVA SANTANA

PAULO SERGIO DOS SANTOS DINIZ

SARAH SUELEN DE ALMEIDA FREIRE

DIAGNÓSTICO ADMINISTRATIVO: SAPATARIA FONSECA E LW SAPATOS

Trabalho de Produção Textual em Grupo apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, em cumprimento as exigências das disciplinas de Marketing, Pesquisa de Mercado, Análise Contábil, Mercado de Capitais, Negociação.

Professores.: Fabiano Galão, Henry Nonaka, Vânia Machado, Gisleine Fregoneze, Karen Manganotti, Lissandro Falkowiski

ARCOVERDE

2013

DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1: ENTREVISTA

Diante a aplicação da pesquisa verificou-se em primeiro momento o responsável direto pelas as referidas em empresas para responder sobre o seguinte roteiro de perguntas?

EMPRESA 01: SAPATARIA FONSECA

SETOR: COMERCIAL

PORTE: MÉDIO

CIDADE: ARCOVERDE-PE.

a) A empresa possui um banco de dados de clientes?

Trabalhamos com uma carteira de cliente de crediário próprio da empresa seguindo as normais do comercio local, os quais, esses bancos de dados são renovados desde a abertura do cadastro (ficha) e frequentemente de acordo com as compras realizadas, mantendo-os sempre atualizadas.

b) Como a empresa determina os preços dos produtos?

Os preços dos produtos são determinados com percentuais que supram as despesas com impostos e gastos profissionais e administrativos.

c) Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

Ter sempre um engajamento cordial e comunicativo dentro e fora da empresa, proporcionando um clima de organização e total engajamento nas tarefas empresariais e no atendimento.

d) A empresa monitora seus concorrentes?

É feita sempre que possível uma monitoração diante aos concorrentes locais, observando as demandas e as deficiências, procurando sempre um melhor atendimento e serviço aos nossos clientes.

e) A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?

Uma vez no ano é realizada uma pesquisa de satisfação através de telefone e contato próprios com uma parcela aleatória de clientes, verificando alguns pontos que estão resolvidos e o que precisa ser melhorado.

f) Como são realizados os controles bancários da organização?

Tudo passa pela mão do proprietário das empresas, que ter em seu poder toda movimentação bancárias, controles de duplicatas e movimentação de entrada e saída de dinheiro.

g) Existe uma financeira que realiza os empréstimos para organização: Ela trabalha com cartão de crédito? Quais benefícios elas conseguiu com abertura de conta e escolha do banco?

Não, não utilizamos financeira em nosso estabelecimento, pois o comércio local trabalha 90% com crediário próprio (política antiga) e fora esta opção de crédito, só trabalhamos com cartão de créditos.

h) O gestor conhece as políticas fiscais, monetárias e cambias que interferem no seu ramo? E como faz a gestão com base nesses conceitos?

Tem um conhecimento razoável em teóricos, mais na prática se mantém bastante informado e concretamente realiza a gestão de forma natural com conhecimentos básicos juntamente com o contador da empresa, mantendo a movimentação da empresa sempre crescente.

i) Na empresa em que será realizado o diagnóstico, identifique uma situação de problema vivida atualmente e aponte as quatro questões estratégicas básicas necessárias param se formar um processo de análise de planejamento das decisões necessárias para a resolução deste problema.

Com a queda das vendas nos últimos meses, por conta da seca em nosso município, tivemos diversos problemas com gastos e despesas com o setor pessoal, portanto, para poder ultrapassar esta eventual situação vivenciada, foi realizado um processo de análise das questões mais preocupantes e futuramente com o auxílio da equipe de vendedores e gestores, foram traçadas diversas estratégias, buscando o resgate e o aumento nas vendas, as quais, foram política de fidelidade, queima de estoque de produtos com mais de 6 meses de compra, resgate com promoções de dívidas para os situados na zona rural (que a meses não vinham pagando as parcelas por problemas financeiros), refinanciamento de dívidas e etc.

j) Durante esta negociação, normalmente surgem conflitos, esperados ou não, que precisam ser administrados. Das diferentes maneiras existentes para se administrar um conflito, qual seria a mais indicada nesta situação? Por que?

Entender da melhor maneira possível à situação dos clientes, porque, no caso vivenciado em nossa região a seca prejudicou e muito a movimentação da empresa, levando os comerciantes a se adequar da melhor maneira possível com realidade, e o diálogo direto e a promoção de qualquer tipo de acordo foi o meio mais viável para que tudo fosse bom para ambas as partes.

k) O gestor utiliza das informações contábeis para análise do seu patrimônio e evolução dos recursos? De que forma o gestor utiliza essas informações?

Com certeza o gestor utiliza todas as informações contábeis necessárias para se ter uma real situação da empresa, a qual, é sempre discutida com o contador que demonstrar como está a situação patrimonial.

EMPRESA 02: LW SAPATOS

SETOR: COMERCIAL

PORTE: MÉDIO

CIDADE: ARCOVERDE-PE.

a) A empresa possui um banco de dados de clientes?

Sim, tem um banco de dados dos cadastros em nosso sistema.

b) Como a empresa determina os preços dos produtos?

Com base na pesquisa de mercado.

c) Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

Reuniões frequentes, feedback com funcionários de todos os setores, verificando eventuais insuficiências ou melhoramentos. E em relação ao cliente por telefones, e-mail, ou cartas.

d) A empresa monitora seus concorrentes?

Sim, essa é um tarefa essencial na vida empresarial, sabe o que se passa la fora.

e) A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com