TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGRAMA DE ISHIKAWA (ANÁLISE DA CAUSA E EFEITO)

Por:   •  4/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.155 Palavras (9 Páginas)  •  1.606 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        4

2. OBJETIVOS        5

2.1-Objetivo geral:        5

2.2-Objetivo especifico:        5

3. METODOLOGIA        6

4. DIAGRAMA DE ISHIKAWA (ANÁLISE DA CAUSA E EFEITO)        7

5.COMO FAZER O DIAGRAMA DE ISHIKAWA        8

5.1 CONCLUSÃO - DIAGRAMA DE ISHIKAWA E A ANÁLISE DE CAUSA E EFEITO        9

5.2 FLUXOGRAMA        10

6. FLUXOGRAMA DA EMPRESA COMERCIAL MARANATA: RECEBIMENTO DE MERCADORIA        12

7.DIAGRAMA DE ISHIKAWA DA EMPRESA COMERCIAL MARANATA        13

8.CONCLUSÃO        14

9.REFERÊNCIAS        15


1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho é um estudo sobre o diagrama de Ishikawa e Fluxograma da empresa Comercial Maranata. O Diagrama de Ishikawa é um método muito utilizado pelas empresas desde pelos a década de 60 do século anterior para encontrar problemas e verificar oportunidades. É um diagrama com uma infinidade de possibilidades e o próprio Ishikawa acreditava que pelo menos 95% dos problemas que poderiam ser organizacionais podem ser resolvidos utilizando o método. Este método pode ser conhecido como o 6m.  São classificados com 6 tipos de causa: método que é executado no trabalho, máquina (pode ser manutenção ou operação errada), a medida (decisões sobre processo), meio ambiente (qualidade ou não do ambiente empresarial), mão de obra (relacionado com o nível de qualificação de quem executa o processo e o material (se é de baixa qualidade e a matéria prima utilizada). O fluxograma é uma representação gráfica de vários processos da empresa. Esta ferramenta é importante para identificar quem faz determinado trabalho e a responsabilidade de cada um nos processos da empresa.         Este fluxo ajuda a entender todos os procedimentos executados de na empresa de forma clara e objetiva.

2. OBJETIVOS

2.1-Objetivo geral:

O trabalho tem com finalidade geral ser um estudo conciso sobre o diagrama de Ishikawa e Fluxograma da empresa Comercial Maranata.

 2.2-Objetivo especifico:

  • Aplicar os métodos de Diagrama de Ishikawa (causa e efeito) e Fluxograma para entender os processos, estrutura da empresa;
  •  Identificar problemas e soluções da organização Maranata;
  • Verificar junto aos gestores, quais fatores são determinantes na utilização desses métodos, para aplica-los na organização.

3. METODOLOGIA

Este trabalho tem como base a pesquisa em materiais didáticos e bibliográficos (segue na bibliografia), uma vez que solicitado pelo professor o uso de suportes para tal desenvolvimento. Durante toda produção deste trabalho houve discursões argumentativas e reuniões de equipe para chegar na conclusão do que o tema quer abordar.

4. DIAGRAMA DE ISHIKAWA (ANÁLISE DA CAUSA E EFEITO)

Percebemos que a  composição do diagrama de ishikawa considera que os problemas  podem ser classificados em seis tipos deferentes de causas, que são as seguintes : o método ( utilizado para executar o trabalho),a máquina(que pode ser a falta de manutenção ou operação errada da mesma),a medida( as  decisões sobre o processo),o meio ambiente (qualidade ou não do ambiente corporativo),a mão-de-obra (refere-se ao nível de qualificação do executor do processo) e o material(baixo nível da qualidade  da matéria  prima usada no processo).


            Devido à classificação dessas seis principais causas, que o 
diagrama de ishikawa também é chamado de diagrama 6M. Entretanto, ainda podemos considerar a existência de um sétimo M, que tem sua origem na palavra em inglês Management, a qual encontra-se relacionada à palavra gestão.

É importante lembrar também, que nem todos os M's são aplicáveis na execução do diagrama de ishikawa, uma vez que eles nem sempre serão compatíveis com o estudo de causa e efeito abordado. O sistema proposto pelo diagrama de causa e efeito permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema, como também uma oportunidade de melhoria e seus efeitos sobre a qualidade de um produto

Considera-se  que o 
diagrama de ishikawa pode evoluir de uma estrutura hierárquica para um diagrama de relações, desta forma o mesmo  apresenta uma estrutura mais complexa do que a tradicional. Segundo Kaoru Ishikawa, apesar de nem todos os problemas poderem ser resolvidos pelo diagrama, ao menos 95% deles poderiam ser, e que qualquer pessoa com um conhecimento mínimo sobre processos seria capaz de utilizá-la de forma satisfatória (apesar de suas variações). No geral, podemos dizer que não existem limites para a utilização do diagrama de ishikawa, pois a ferramenta proporciona ao seu usuário uma lista de itens a serem conferidos, resultando numa rápida coleta de dados e consequentemente na localização das causas dos problemas existentes.

5.COMO FAZER O DIAGRAMA DE ISHIKAWA

Percebemos que a figura abaixo mostra de forma clara como podemos identificar o problema por meio desta ferramenta tão eficiente vamos analisar:

[pic 1]


1 - Definição do Problema: em primeiro lugar, deve-se determinar o problema que será analisado no diagrama de ishikawa, assim como o objetivo que se espera alcançar através dele. O mais importante é evitar ser superficial, focando no problema de forma objetiva e em termos de qualidade que possa ser mensurável de alguma forma.


2 - Estruturação do Diagrama: Após a primeira etapa vem a segunda onde o executor do diagrama de ishikawa deve juntar todas as informações necessárias a respeito do problema em questão. Ele pode também, por exemplo, descrever o problema à ser analisado na “cabeça do peixe, a fim de facilitar sua visualização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (238.1 Kb)   docx (63.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com