TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desindustrialização: conceituação, causas, efeitos e o caso brasileiro.

Por:   •  20/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do artigo: Desindustrialização : conceituação, causas, efeitos e o caso brasileiro.

Autores: José Luís da Costa Oreiro e Carmem Aparecida Feijó.

Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5818.

O artigo tem como tema o fenômeno da Desindustrialização e suas consequências na economia brasileira.

De acordo com o texto, a desindustrialização é estabelecida como a diminuição de empregabilidade do setor industrial, em comparação com os demais setores geradores de emprego e do PIB.

No caso brasileiro, este fenômeno se apresenta da decorrência da inflação, que provoca uma elevação dos preços, o que afeta diretamente o poder de compara dos brasileiros, além do nivél de endividamento das famílias, que passaram a pagar mais caro pelo crédito em decorrência do aumento dos juros. Com a redução do consumo, os estoques de produtos acumulam, e as empresas passaram a reduzir os pedidos às industrias, que por consequência, cortam a produção e mão de obra.

Resenha do artigo: Vulnerabilidade Externa e Restrição ao Crescimento da Economia Brasileira: do Real ao Governo Lula.

Autor: Teodulo Augusto Campelo de Vasconcelos.

O artigo apresenta uma análise, feita a partir de tabelas que mostram valores e anos de ocorrência, das diversas alterações sofridas da economia brasileira, desde a implantação do Plano Real até o Governo Lula.

O artigo apresenta um desdobramento do processo de vulnerabilidade da economia, que é divido períodos: até 1994, de 1995 até final da década e o terceiro no governo Lula. A mudança ocorrida em 1999, após a implantação do cambio flexível, além da abertura financeira não evitaram a vulnerabilidade da economia brasileira.

A diferença entre o primeiro e do segundo período tem-se a renegociação da dívida externa e a entrada de capitais estrangeiros. Estes processos de abertura comercial e sobre valorização cambial, ocasionaram grande desequilíbrio nas contas externas, e o financiamento deste desequilíbrio induz ao aumento das taxas de juros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com