TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITOS AUTORAIS

Por:   •  4/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

   

JULIANA DOS SANTOS FRANCO

LARISSA CASTILHOS

FELIPE VAZ

QUESTÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS

Canoas

2014

  1. Verificar se é uma informação atual, se o autor conhece bem o assunto/tema e se este tem base teórica sobre se o site ou autor tem alguma certificação de qualidade tipo Periódico ou Qualis , ISSN ou registro na plataforma Lattes, se a informação provém de uma instituição de ensino ou  é de um site governamental.
  1. Inibe em parte, porém mesmo com restrições e regras ainda haverá produção intelectual e cultural.
  1. O atrasa, porém ele dará outros modos de expressar sua opinião ou arte.
  1. É difícil continuar produzindo conteúdo se você não recebe devidamente os créditos dessa produção. O desrespeito ao direito autoral faz com que haja desinteresse em produções que não se tem retorno, tanto autoral, quanto financeira.
  1. Sim, pois o que se consegue proteger, quando se trata de direito autoral, é a forma como é expressa (a ideia ou originalidade) e não ela em si.
  1. O autor é toda pessoa física ou jurídica responsável pela criação de uma obra literária, artística ou científica. O Direito moral garante ao ator a integridade de sua obra, bem como, a veiculação de seu nome na mesma. O autor pode, a qualquer momento, reivindicar a autoria da obra; ter seu nome indicando sua autoria, na utilização da obra. Modificar a obra, antes ou depois de utilizada, podendo também retirá-la de circulação ou suspender qualquer forma de utilização já autorizada, caso a circulação ou utilização afrontem sua reputação. O direito patrimonial regula o aspecto comercial da obra; O autor pode especificar quais as formas de utilização comercial serão realizadas com sua obra, através do uso de contratos de concessão de direitos ou mesmo de transferência dos mesmos. Caso nenhum contrato tenha sido realizado, cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar e dispor da obra e nenhuma reprodução pode ser feita, nem integral nem parcial, sem a autorização prévia e expressa do autor.
  1. Acho muito errado, imagina  o artista que criou o trabalho e viu sua obra ser pirateada, deve ter sido desestimulante, os produtores tiveram todo um trabalho mecânico e financeiro para produzir e grande parte assistiu sem dar o retorno financeiro esperado.
  1. Sim, desde que o autor do artigo tenha conhecimento desta prática e que ele autorize legalmente sua distribuição.
  1. Acredito que os dois devem ser punidos para servir de exemplo, mas acredito que a punição para quem disponibiliza o conteúdo deve ser maior.
  1. Não acredito que essa seja a melhor forma, acho que a punição é o melhor caminho para proteger o artista.
  1. Mediante autorização do autor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com