TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos autorais

Tese: Direitos autorais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

nto estudantes sempre nos deparamos com aqueles trabalhos que nos são solicitados pelos nossos professores, pessoalmente ou através de um ambiente virtual como este. A finalidade é fazer com que possamos aprender cada vez mais, mas nem sempre temos conhecimentos suficientes para executar essas atividades no que diz respeito às consultas que devemos fazer a outros textos em livros ou internet e à autoria dos mesmos.

Você sabia que ao copiar e colar um texto da internet ou copiar sequer um trecho de um livro que não seja de sua autoria, sem citar a fonte, está cometendo um crime? Já ouviu falar em Plágio?

Isso acontece por conta do Direito Autoral, pois aquele que cria e exterioriza sua criação, por exemplo, através de uma obra literária, tem o direito sobre a exploração econômica da mesma.

Segundo o autor do nosso livro texto, o Direito Autoral é um Ramo do Direito Privado que trata das relações jurídicas decorrentes da criação da inteligência humana, bem como da exploração econômica dessas obras.

A própria Constituição Federal, nossa norma superior, em seu artigo 5, incisos de XXVII a XXIX, trata do direito autoral e da reparação por perdas e danos provenientes da violação desse direito.

Para que se tenha direito autoral, a obra precisa ser original, ou seja, não pode ser confundida com outra e deve ter seus próprios atributos intelectuais. Pequenos trechos copiados, desde que devidamente citados, obedecendo-se as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) não são consideradas violações do direito autoral.

Para ser protegida, a obra precisa ser exteriorizada, ou seja, demonstrada fisicamente, podendo ser um livro, uma música, uma imagem, um quadro e etc.

É claro que ao autor cabem direitos patrimoniais e morais sobre a obra, mas os mesmos sofrem limitações para que exista a possibilidade de reprodução nos casos previstos em lei.

De acordo com a lei, os direitos patrimoniais perduram durante a vida do autor e por setenta anos, contados a partir de primeiro de janeiro do ano subseqüente de sua morte, obedecendo-se a lei de sucessão. Após esse prazo ou se não houver herdeiros, a obra passará para o domínio público.

Ao autor, não cabe apenas direitos de lucro sobre sua obra, mas também direitos conexos como: impedimento de reprodução, gravação, interpretação, transmissão, retransmissão ou execução, por quaisquer meios ou forma de comunicação, seja a título oneroso, gratuito ou beneficente.

Retransmitir música, com intuito de lucro, mesmo que em um ambiente interno de um restaurante, pode ser considerada uma violação ao direito autoral. Isso também acontece com a fotografia, que só pode ser reproduzida ou publicada com autorização do fotografado, desde que a publicação também tenha finalidade lucrativa.

A lei estabelece que fique sujeito às penas civis quem imprimir, reproduzir, divulgar, vender, expor à venda, transmitir ou reproduzir publicamente obra de autor, sem autorização deste.

Outro foco do Direito autoral é o programa de computador, que está protegido desde a sua criação e por isso não podemos confundir Hardware com Software, pois o primeiro é um disco rígido, um invento mecânico, de propriedade industrial e o segundo é criação intelectual.

A proteção à propriedade intelectual será a mesma já abordada neste resumo, independente de registro em órgão público ou designado pelo Governo e terá o prazo de cinqüenta anos.

Enquanto durar um Contrato de Trabalho, desde que não haja cláusula em contrário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com