TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DRE E FLUXOS DE CAIXA

Projeto de pesquisa: DRE E FLUXOS DE CAIXA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.530 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho irá apresentar os orçamentos financeiros da empresa “GM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETRÔNICOS S/A”, onde os sócios decidiram iniciar suas atividades com a fabricação de um novo produto e dispõem de R$ 250.000,00 para investir nesse projeto.

Encontraremos o DRE, o Fluxo de Caixa, orçamento de vendas e orçamento de produção da empresa.

Bem como a definição de Fluxo de Caixa, Custo de oportunidade, orçamentos empresaria Playback Descontado, a diferença entre impostos, contribuições e taxas.

E também uma análise do sistema financeiro nacional.

Esse trabalho foi desenvolvido com base nas disciplinas que estudamos nesse semestre, Administração Financeira e Orçamentária, Direito Tributário e Mercado de Capitais.

2 DRE E FLUXO DE CAIXA

Fluxo de caixa, referente ao dinheiro no caixa da empresa, ferramenta que controla entrada e saída de dinheiro.

DRE E a Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.

DRE

5 DESENVOLVIMENTO

Iniciaremos uma discussão com o intuito de analisar as finanças de nossa empresa, começaremos falando sobre a importância do fluxo de caixa e assim por diante colocaremos em pauta os assuntos que nos coloquem em duvida. A importância do fluxo de caixa é o controle da entrada e saída do dinheiro do caixa físico da empresa durante um exercício definido, o fluxo de caixa também facilita a gestão de uma empresa no sentido de saber exatamente qual o valor a ser pago com as obrigações assumidas, qual o valor a receber e qual o saldo disponível no caixa da empresa em qualquer momento.

Também temos o custo oportunidade que representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida, ou a maior renda gerada em alguma aplicação alternativa.

Toda empresa deve possuir um Fluxo de Caixa, pois a função dessa ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e aos saldos, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada.

A composição do Fluxo de Caixa pode variar muito, porém as informações devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada, informando os pagamentos, recebimentos e o saldo, ao longo do tempo.

O resultado acumulado do Fluxo de Caixa, quando negativo, pode significar o óbvio: a empresa está gastando mais que a sua receita permite. As causas podem ser:

Os prazos para pagamentos, oferecidos aos consumidores são maiores que o prazo que os fornecedores oferecem a sua empresa;

O valor das parcelas das empresas realizadas em datas sazonais, como por exemplo, Natal e Dia das Mães são mais altos que o saldo de caixa;

As compras para a composição de estoque estão muito elevadas, em relação ao giro de estoque efetivo da empresa;

As retiradas de pró-labore estão além das possibilidades da empresa. Mas existe a situação ideal, que é quando o saldo do Fluxo de Caixa está positivo, portanto, a empresa está conseguindo cumprir as suas obrigações, realizando o oposto dos itens citados acima.

Existe o Custo de Oportunidade que é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada, ou ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.

O custo de oportunidade foi definido como uma expressão da relação básica entre escassez e escolha. São custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso monetário.

Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo (por isso também chamado de custos alternativo ou custos implícitos). Os custos econômicos incluem, para além do custo monetário explicito, os custos de oportunidade que ocorre pelo fato dos recursos poderem ser usados de formas alternativas.

Em outras palavras o custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades. A alternativa escolhida associa-se como “custo de oportunidade” o maior benefício não obtido das possibilidades não escolhidas.

Alguns tipos de custo de oportunidade são:

• Custo de oportunidade contábil é o planejamento do custo aberto ou camuflado na forma contábil;

• Custo de oportunidade ambiental é o máximo valor que poderia ter sido obtido pelo usufruto de um recurso natural. Por exemplo, o custo de oportunidade de não desmatar uma reserva de preservação ambiental para a agricultura, seria o que se deixa de ganhar com a atividade renunciada.

• Custo de oportunidade escondido é o verdadeiro e camuflado custo de operação. A consciência do conceito de custo de oportunidade leva à percepção do custo camuflado em cada decisão econômica;

• Custo de oportunidade aberto, tal como o escondido, não leva em consideração o conceito de camuflagem ou o embutimento de custos sob diversas máscaras contábeis;

As maiorias das empresas possuem orçamento empresarial, que tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa através da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.

O orçamento empresarial é um instrumental de motivação, de comunicação e de avaliação da empresa.

A maioria das empresas de grande porte e multinacionais têm entre suas responsabilidades desenvolver orçamentos para seus períodos de operação. Um orçamento empresarial deve detalhar quais são as receitas e despesas da companhia dentro de períodos futuros. A elaboração de um orçamento deve sempre ser feita com base nas previsões, nunca limitando a sua elaboração ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com