TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da Natureza privada e porte médio

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 7

Descrevam as características gerais da empresa que foi dirigida pela equipe, incluindo informações relevantes sobre a origem, natureza, ramo de atividade e porte.

De natureza privada e porte médio, a Michelly´s Club é uma empresa de atividade industrial, ligada ao ramo metalúrgico.

Teve como origem a necessidade exclusiva de atendimento da demanda de clientes internacionais pela aquisição de metal mecânico. Ela é constituída por empreendedores distribuídos numa sociedade por cotas imitadas.

2. Descrevam o processo produtivo da empresa, detalhando: Nome do produto e principais características, características da tecnologia utilizada na produção e capacidade de produção, padrão de operação da planta, matérias e embalagens utilizadas e a composição e qualificação da força de trabalho (operários e supervisores).

A empresa produz o SIGLITAX, que é um produto fictício. Os insumos necessários para produção são: Kit 1 e embalagem.

Para produzir uma unidade de SIGLITAX são utilizadas 3 unidades do Kit 1 e uma unidade de embalagem. Eles são produzidos através do processo industrial com máquinas, manuseadas por operários treinados, além de serem supervisionados por profissionais técnicos e qualificados.

A operação da planta é a capacidade de produção são definidas mediante a necessidade de produção, que foi determinada em contrato, além de levar em consideração a quantidade de embarque provisionada no período. Essas quantidades também determinam a força de trabalho necessária em cada período, já que para produção de uma unidade de SIGLITAX são necessárias 0,5 H/M e 0,3 H/MO.

3. Descrevam o objeto do contrato, as condições de prazo, como funcionam as solicitações de embarque para o cliente em termos de prazos, previsão e variabilidade do volume trimestral.

Objeto do contrato é atender, no Brasil, as solicitações de embarque trimestrais do SIGLITAX, pelo período de 5 anos.

As previsões de quantidade de embarque foram definidas em contrato e devem ocorrer no último dia do trimestre, de cada período. A quantidade real solicitada para embarque depende da disponibilidade de produtos constantes no depósito e as solicitações de embarque são feitas na virada de cada ciclo (trimestral).

A variabilidade das solicitações de embarque dependem de alguns cenários que devem ser analisados, como câmbio, clima, pesquisas de mercado, dentre outros. Esses cenários podem provocar oscilações nas solicitações entre -10% e +10 %, em relação à previsão de embarque.  

4. Qual o preço unitário previsto em contrato e condições de penalização em caso de não atendimento das solicitações? E qual o controle que a empresa tem sobre o preço praticado. Por quê?

O preço de venda unitário do SLIGLITAX é de R$ 29,00. Caso a empresa não consiga atender as solicitações do cliente, a penalidade é o pagamento de multa de 5% do preço de venda contratado, por cada unidade não embarcada (diferença entre o embarque solicitado e o embarque efetivo). O preço é pré-definido e o maior controle está associado ao cumprimento do contrato, a fim de que não haja penalidades, minimizando assim os possíveis prejuízos em decorrência do pagamento de multa, visando um maior faturamento para a empresa.

5. Qual a relevância das revisões da previsão de solicitações de embarque para o desdobramento do planejamento agregado de produção (descrever a relação das revisões com as mudanças ocorridas no ambiente externo, noticiadas no jornal)? Como foram as revisões realizadas pela empresa?

Através da análise da equipe e com o auxílio das notícias do jornal, foi possível constituir as oscilações de embarques (-10% a +10). Com base nessas oscilações, foram adotas as seguintes provisões:

Primeiro período: Foi diminuído 8% da quantidade inicial prevista no contrato. Essa decisão foi motivada pelas notícias contidas no jornal, sendo a principal delas que informava que a baixa expectativa de vendas. Sendo assim foi acordado não solicitar 100% da previsão.

Segundo período: Devido os problemas políticos no país, houve uma preocupação importante na instabilidade no câmbio do dólar e a expectativa de desvalorização do Real. Com isso foi mantido a decisão de não solicitar 100% da produção, diminuindo 5% da quantidade prevista no contrato.

Terceiro período: Com base nas boas perspectivas noticiadas no jornal (condições climáticas favoráveis, aquecimento da demanda e análises positivas em relação à vendas), a previsão de embarque foi mantida, visando um alcance maior de venda e, consequentemente, maior lucro.

Quarto período: Devido ao crescimento surpreendente da demanda e a ampliação do consumo do SIGLITAX, foi acrescido 10% a quantidade contratual, com o fim de um incremento nas vendas, além de manter estoque para o próximo período.

6. Descrevam a estratégia de produção utilizada pela empresa e como a estratégia escolhida relacionou-se com as decisões relativas a capacidade de produção (investimentos iniciais e expansões) e com o padrão de produção adotado (turno normal, 2 turnos e horas extras). Destaque as principais dificuldades ocorridas.

A estratégia de produção era de não manter em estoque quantidades elevadas do produto acabado. A capacidade de produção da fábrica, associada ao padrão de operação planejado e a política de estoques, não atendeu, em alguns períodos, as programações de embarque informadas.

Nos dois primeiros períodos foi utilizado o turno de trabalho normal, já que de acordo com os cálculos, essa era a opção compatível com a necessidade de produção programada. Nos dois últimos períodos, devido ao aumento de produção, foi necessário a utilização de horas extras de parte dos operários e supervisores, para que fosse possível produzir a quantidade prevista de embarque.

De uma forma geral, houve dificuldade de compreensão na adequação de H/M e H/MOD na produção, visto que a expansão desses itens não modificava a quantidade e capacidade de produção da empresa. Com isso, houve desperdício de mão de obra em alguns períodos e em outros houve o pagamento de multa por falta de produto. Com isso, o resultado operacional foi comprometido. Vale ressaltar que, na compreensão do grupo, os dados não foram suficientes ou explícitos, exigindo maior tempo de análise e tomadas de decisões inseguras.

7. Qual foi a política de compra e estocagem adotada pela empresa (estoques de segurança/Just-in-time)? A equipe entende que a política adotada afetou os resultados. Como?

As expectativas inicias eram de incertezas quanto a venda e aceitação do produto no mercado e por conta disso, nos dois primeiros períodos a política adotada foi de Just-in-time: zero estoque, sem desperdício de produção e a maior economia possível, seja de tempo ou monetária.

No terceiro e quarto período houve melhora nas perspectivas e diante desse cenário a decisão foi de criação de estoque de segurança, visando garantir o atendimento do aumento da demanda e para que não houvesse risco de pagamento de multa por falta de produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com