TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de empreendedorismo

Projeto de pesquisa: Definição de empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS - Empreendedorismo

LIMEIRA / SP

2013

Professor tutor presencial: Maurício A. Romero

Professor tutor a distância: Andréa Lydia Ahlert

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Empreendedorismo para a obtenção de nota, sob orientação da Profa. Tutora EAD Andréa Lydia Ahlert.

LIMEIRA /SP

2013

SUMÁRIO

Introdução 4

Definição de Empreendedorismo 5

Etapas essenciais para se criar um novo negócio 6-7-8

Conceito de Plano de Negócios

Execução do Plano de Negócio

Considerações Finais

Referências Bibliográficas 14

INTRODUÇÃO

A introdução ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, não devendo antecipar as conclusões e recomendações decorrentes do estudo. Apesar de figurar no início do trabalho, é a última parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma síntese de caráter didático das idéias e da matéria tratada.

DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO

O empreendedor é alguém capaz de identificar, agarrar e aproveitar as oportunidades, empreendedorismo é um processo que busca e gerencia recursos para transformar a oportunidade em um negócio de sucesso.

Robert Menezes - professor de Empreendedorismo da UFCG - comenta: "Empreendedorismo é aprendizado pessoal, que impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, busca a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida ideal." (MTC - Metodologia para Gestão do Processo de Formação Empreendedora em Universidades - Lócus Científico, Vol. I, IV, 2007. pp.72-78))

Ser empreendedor não consiste em ter apenas iniciativa, dinheiro ou sorte, é necessário um estudo amplo do que se busca realmente, é necessário informação e capacitação do empreendedor. Podemos ver que o bom empreendedor é aquele que assume uma postura de verdadeiro líder, é fundamental ter planejamento constante, verificando sua vocação no ramo, o mercado e os recursos destinado à realização do negócio.

Para quem está começando, é indispensável buscar informações junto a faculdades e instituições como endeavor, bem como pessoas bem sucedidas dispostas a auxiliar os novos empreendedores através de suas experiências adquiridas ao longo dos anos.

O Brasil tem mudado muito nos últimos anos, pesquisas realizadas pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostra que o Brasil perde apenas para os Estados Unidos e a China em número de empreendedores, cerca de 27 milhões, desse número 15%, ou seja cerca de 4 milhões estão no estágio inicial do empreendimento, levantando informações sobre o mercado, por exemplo.

Porém no tangível à inovação tecnológica deixamos a desejar e muito, apenas 3,4% dos empreendedores lançam novos produtos com diferencial tecnológico nacional.

Os novos jovens empreendedores brasileiros necessitam de ferramentas, treinamentos e cursos de extensão. Além de formação acadêmica especializando novos executivos para trabalhar em empresas, é de suma importância que se formem líderes capazes de iniciarem seus próprios negócios empresariais.

Todo esse processo de capacitação tende a ajudar os jovens empreendedores a não temerem a abertura de novas empresas diferenciadas com produtos tecnologicamente inovadores, mesmo num mundo de obrigações fiscais, juros altos, impostos elevados e taxas que muitas vezes dificultam acesso ao crédito, o novo empreendedor se motiva e vai em busca do pioneirismo, acreditando ter uma chance de sucesso no mercado.

ETAPAS ESSENCIAIS PARA SE CRIAR UM NOVO NEGÓCIO

Quando criança, brincamos de descobrir o mundo a nossa volta, pequenas coisas e atitudes são capazes de nos encantar, pipoca, algodão doce no circo e no cinema e porque não, sorvetes deliciosos e coloridos. Hoje, adultos e sonhadores, jovens empreendedores almejando o próprio negócio.

No entanto sabemos que não é tão simples assim, o caminho é árduo e os desafios são muitos, mas com noções e conceitos técnicos que estamos desenvolvendo, o sonho é possível.

Ser virtuoso, não é ser um gênio, ou ter sempre as melhores idéias, e sim um simples ser humano capaz de realizar uma de várias idéias que tem na vida, transformando-a em algo útil e produtivo. Como tornar reais as muitas oportunidades que a vida nos oferece, como identificar oportunidades e como se identificar nelas?

Um bom empreendedor está em constante auto avaliação, avaliando também os possíveis riscos do empreendimento falhar, estar aberto às novidades é uma condição empreendedora, tentar entender, comparar com as coisas que você conhece e ampliar seus horizontes lhe dá uma vantagem permanente na análise das novas oportunidades.

No entanto, se faz necessário uma análise profunda das etapas para criação de um novo negócio, etapas que estudaremos logo a seguir.

Nem sempre o empreendimento que você identificou pode ser viabilizado sozinho. Se sentir que o negócio é maior, busque aliança ou sociedade e possibilite o negócio.

Surge então a Summer Sorveteria Ltda., cinco sócios se juntam com o intuito de formar uma empresa no ramo alimentício onde qualidade e satisfação do cliente tende a ser um de seus pilares.

Juntos em reunião para o novo empreendimento, levantamos algumas questões de suma importância, tais como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com