TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Movimentos Sociais, Participação Popular e Democracia: O Papel da Universidade Pública

Por:   •  11/9/2018  •  Tese  •  1.166 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

Movimentos sociais, participação popular e democracia: o papel da universidade pública

Como instituição que se dedica à produção e transmissão de conhecimento, a universidade não tem como deixar de ser afetada pelo modo como as épocas históricas e as sociedades entendem o conhecimento. Por estar sempre socialmente referenciada, a ideia de conhecimento oscila conforme os movimentos da história, a correlação de forças, as disputas de hegemonia e dominação.  

A universidade existe para produzir conhecimento, gerar pensamento crítico, organizar e articular os saberes, formar cidadãos, profissionais e lideranças intelectuais. Nos últimos anos, a universidade brasileira tem se debatido intensamente numa crise que não parece ter data para terminar e que, dentre outras coisas, pode ser responsabilizada pelo estado de exasperação, insatisfação, “desconstrução” e experimentalismo eu se instalou nos circuitos acadêmicos. Isso repercute nos procedimentos que têm sido adotados pelo governo no campo da reforma do Estado, que seguem um sentido perigosamente hostil à comunidade política e à vida pública, ao mesmo tempo em que cortejam o mercado. Seus movimentos como instituição seguem as demandas e expectativas da sociedade, sustentados pelos princípios da autonomia do saber, da liberdade de expressão e da reflexão desinteressada, que só obedece a si própria, ela é como um sujeito simultaneamente ativo e reativo. Absorve demandas e expectativas sociais variadas, às quais precisa responder, mas ao mesmo tempo age para propor pautas e agendas, contribuir para a construção da autoconsciência social, alargar fronteiras culturais e submeter à crítica a realidade, as estruturas sociais e as relações de dominação. Exatamente por isso, funciona tanto melhor quanto mais republicana e democrática for, e quanto mais republicano e democrático for o Estado com o qual se relaciona.

Um bom exemplo do importante papel da universidade pública é o Programa Ações Afirmativas da UFMG que tem atuado na inserção de jovens negros na universidade e pela superação do racismo, inclusive em sua modalidade institucional, conceito este definido como “Fracasso coletivo de uma organização para prover um serviço apropriado e profissional para as pessoas por causa de sua cor, cultura ou origem étnica. Ele pode ser visto ou detectado em processos, atitudes e comportamentos que totalizam em discriminação por preconceito involuntário, ignorância, negligência e estereotipação racista, que causa desvantagens a pessoas de minoria étnica”. (Kalckmann, Racismo Institucional: um desafio para a eqüidade no SUS?). O projeto tem expressado sua indignação diante de várias atitudes governamentais. Esse programa alinha às lutas contra todas as formas de preconceito, discriminação e autoritarismos e os colocam na defesa dos princípios democráticos em todas as instâncias do país. Tal atitude entra em consonância com artigo 227 da Constituição Federal, que cita o direito do jovem, indiscriminadamente, ter acesso à educação: “Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à prossionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”

Além disso, os cortes de recursos para ciência e pesquisa no Brasil, a importância das universidades como espaços de resistência em tempos de ataques à democracia e o papel destas instituições de ensino e pesquisa para a formação política, principalmente em uma conjuntura de crise, nota-se que o que realmente está em jogo é o processo de privatização da universidade pública.

Ir contra a universidade pública do século XXI, que nos últimos anos instituiu ações afirmativas na modalidade cotas, cujo princípio foi considerado constitucional por unanimidade pelo plenário do STF, em 2012, significa boicotar a abertura do direito ao ensino superior aos negros, indígenas, pessoas do campo, quilombolas, pobres, estudantes de escolas públicas. Aqueles que as elites e a classe média iludida com o poder odeiam e com quem não querem dividir os bancos escolares, os aeroportos, os supermercados, a vizinhança. Aqueles que ocupam por direito cada vez mais espaços na sociedade e revelam a todos que, durante tantos séculos os lugares de poder e decisão em nosso país foram tomados e apossados por homens brancos, ricos, com uma orientação heteronormativa e herdeiros do poder colonial.  Nos últimos anos, têm sido mostrado que essa situação não se reduz ao mérito individual e nem é fruto de inspiração divina, mas, sim, resultado de profundas relações de poder, disputas e privilégios.

De acordo com esse pensamento e a fala de Pedro Pulzatto Peruzzo em “Direitos humanos para quem e por quê?” para o site Justificando: “os oprimidos é que são responsáveis pelo fim da opressão, sendo responsáveis inclusive pela libertação dos opressores (que, por serem opressores hoje, também dependerão da liberdade amanhã, já que a própria posição de opressor é, em si mesma, opressora).” A própria universidade e os afetados pelas políticas feitas em prol de manter a pirâmide social vigente, em que homens brancos e ricos recebem inúmeros benefícios e aqueles que realmente precisam não, devem lutar para o término desse modelo. Sendo de extrema importância o papel da primeira, já que atua como formadora de pensamentos em ampla escala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com